Confira quais os principais KPIs financeiros da Bolsa de Valores

Quando se trata de acompanhar ações especialmente, de escolher empresas, existem diversas formas de conseguir analisá-las com precisão. Desde acompanhar as notícias relacionadas até observar a reação do mercado. No entanto, para quem objetiva ter uma percepção completa sobre as organizações, a melhor forma é avaliar os KPIs financeiros.

Trata-se de medidas que representam o status da empresa de acordo com diferentes fatores. Dessa forma, os KPIs são fundamentais, não só para investidores, mas também para a própria gestão do negócio. Quer entender mais sobre eles? Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que são KPIs financeiros?

De maneira geral, KPIs (Key Performance Indicator) representam os indicadores para mensurar o alcance de objetivos. Eles são usados em diversos setores, como o marketing, administração, entre outros. Especificamente para as finanças, eles funcionam como uma maneira de mensurar os processos do negócio que envolvem as decisões relacionadas a esse aspecto.

Qual é a sua finalidade?

Aqui, precisamos separar o seu objetivo entre duas situações. A primeira, é a do investidor, cujos indicadores são uma forma de avaliar o desempenho do negócio. É uma forma de entender se a empresa está com um bom direcionamento e tem possibilidades de obter lucros e se manter no mercado.

A segunda, é para a gestão de uma empresa. Nesse caso, eles são a base para as decisões dos líderes. São eles que ajudam o setor de finanças a analisar se haverá caixa suficiente, se os lucros cobrem os custos e se o retorno do investimento é adequado.

Como são incorporados à análise?

Geralmente, assim que o investidor encontra uma empresa de seu interesse, ele deve começar o processo de pesquisa. Conhecer os produtos e serviços prestados, além de avaliar se os valores e objetivos da empresa estão de acordo e então, começar a analisá-la pelos olhares do mercado.

Além da verificação de notícias relacionadas, nesse ponto também são considerados os indicadores de desempenho do negócio. Nesse sentido, é importante evitar erros comuns de investidores iniciantes, como focar apenas nos números da Bolsa. É fundamental avaliar os resultados e perspectivas.

A ideia é sempre formar uma percepção a longo prazo, principalmente, se estiver realizando a análise fundamentalista. Nela, as informações como lucro, fluxo de caixa, demonstração de resultados, entre outros são muito importantes.

Quais são os principais KPIs financeiros da Bolsa de Valores?

Existem diversos KPIs financeiros quando se trata de aumentar a carteira de ações. Alguns possuem ligação direta com o objetivo do investidor em relação à empresa, outros são mais gerais, mas ajudam a entender se a gestão está fazendo um bom trabalho. A seguir, vamos apresentar alguns dos principais. Confira!

Faturamento

O faturamento é a soma de tudo o que a empresa arrecadou com a venda de seus produtos ou serviços em um mês, anos ou outro período. Portanto, seja um recebimento à vista ou parcelado, ele contará como faturamento. É muito importante, pois indica se as vendas do negócio são suficientes para arcar com os custos e também gerar lucros. Digamos que ele seria um KPI que auxiliaria a entender se todas as estratégias, investimentos, publicidade e qualidade do produto conseguem gerar consumidores.

Nesse ponto, existem 2 tipos de faturamento avaliado: o bruto e o líquido. O primeiro é tudo o que a empresa ganha sem os devidos descontos. Já o segundo, é o valor final, com as deduções, como impostos, produtos devolvidos ou cancelados, etc.

Lucro bruto e líquido

Mais do que conseguir vender os seus produtos e serviços, toda a empresa objetiva gerar recursos financeiros para arcar com as suas despesas e ainda sobrar uma porcentagem. Essa sobra é o que chamamos lucro. Assim como o faturamento, ele pode ser mensurado como líquido ou bruto, tendo os mesmos fundamentos. Enquanto o primeiro é o resultado da receita total menos os custos, o segundo é o que a empresa conseguiu sem as deduções.

Aqui, é importante esclarecer que apesar da semelhança, lucro não é a mesma coisa que faturamento. No lucro não são somadas apenas as vendas, mas sim, tudo o que gera rendimentos para a empresa, por exemplo, os investimentos. Eles são fundamentais para mostrar o quanto de dinheiro a empresa consegue gerar a mais e que também deverá distribuído entre os sócios e acionistas.

Ponto de equilíbrio

Esse é um KPI muito bom para entender os limites financeiros da empresa, principalmente, se ela não está ultrapassando-os. Isto porque ele representa o momento em que a receita líquida é igual aos custos e despesas, sem nenhum lucro líquido. Funciona como uma boa maneira de analisar o quanto a empresa precisa vender para não entrar no prejuízo. A ideia é ultrapassá-lo de maneira positiva para que os lucros sejam sempre maiores.

Margem de lucro

Como o nome indica, é um KPI relacionado ao lucro. Ele representa a porcentagem que a empresa objetiva ganhar a mais em relação aos custos totais de um produto ou serviço. Sua importância é grande para definir os preços, já que garante que o valor cubra todos os gastos relacionados. É uma forma de entender como a empresa está gerando lucro e se essa porcentagem é satisfatória para ser convertida para os acionistas e sócios.

Margem de contribuição

Após cobrir os custos de produção e os impostos, o ideal é que sobre alguma porcentagem. Esse dinheiro é conhecido como margem de contribuição. Ele é utilizado para arcar com os gastos fixos da empresa, como folha de pagamento, manutenção, entre outros, além de constituir um pouco do lucro.  Assim, ele funciona junto a outros indicadores como uma forma de analisar se a empresa tem rendimentos suficientes.

Como escolher os melhores?

Os indicadores são ótimas ferramentas para analisar o negócio. Porém, é preciso ter um conhecimento mais aprofundado para entender como eles podem ajudar. É necessário aprender a utilizá-los de acordo com a sua estratégia de investimento. Isso pode ser feito sozinho, mas o ideal é obter ajuda de uma instituição especializada, que poderá auxiliá-lo fornecendo as análises e comparativos necessários para realmente conhecer o investimento que está fazendo.

Nesse sentido, a CM Capital possui especialistas que analisam o seu perfil de investidor para entender qual é a sua estratégia e quais são os melhores KPIs financeiros. A partir disso, fornecem dados e esclarecem dúvidas para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Ficou interessando? Então, entre em contato e conheça os nossos serviços!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis