Educacional
Tesouro Direto Selic: entenda aqui como funciona
O Tesouro Selic é um dos mais populares tipos de investimento, especialmente para os iniciantes e o perfil conservador. É…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
vender ações
CM CAPITAL •
24 jun 2021 •
6 min de leitura
Quem começa a investir sabe que, assim como comprar ações, em algum momento, pode ser necessário se desfazer delas. O problema é conseguir identificar qual é o momento certo para vender ações, garantindo uma boa negociação.
Por isso, neste post vamos ajudar você a entender a importância de montar uma carteira diversificada, como perceber o momento certo de vender as suas ações e, finalmente, por que você deve começar a considerar a contratação de uma ajuda especializada.
Ficou curioso? Então, chegou a hora de conferir todas essas informações. Vem com a gente!
Você já deve estar cansado de receber o conselho de não guardar todos os ovos na mesma cesta, não é verdade? Mas, o que isso significa, afinal, e por que é tão importante? Basicamente, diversificar os seus investimentos é o que dará a você a garantia de que mesmo que uma das suas aplicações tenha um desempenho ruim, no geral, você seguirá tendo bons rendimentos.
Por outro lado, se você aplica todo o seu dinheiro em um único ativo e ele desvaloriza consideravelmente ou ainda se a empresa quebra, você perde todo o seu recurso. Isso geraria um prejuízo significativo e, provavelmente, você terminaria essa experiência acreditando que o mercado de investimentos não é para você.
Pense nos resultados obtidos pela sua carteira como uma média do desempenho entre todas as suas aplicações. Se uma puxa essa “média” para baixo, é importante ter outra que a empurre para cima. Dessa maneira, você consegue pelo menos equilibrar perdas e ganhos.
Em alguns casos, ter uma carteira diversificada não é motivo suficiente para mantê-la. Existem algumas oportunidades bastante específicas que determinam que está na hora de se desfazer dos seus ativos. Quer saber quais são elas? Fique atento!
A primeira dica que nós temos para você é acompanhar o setor no qual você está investindo. Mantenha-se bem informado sobre tudo o que acontece, entendendo as consequências de cada mudança para os seus investimentos. Cada compra e venda de uma companhia pode causar impactos na valorização das suas ações.
Isso pode ser feito tanto pelo site da B3 quanto por meio de diversos aplicativos e sites disponíveis na internet, que reúnem informações confiáveis para investidores. Se for o caso, conte com a sua corretora para que ela facilite o seu conhecimento. No entanto, use essas informações para fortalecer a sua estratégia, não para entrar em pânico.
Nossa próxima dica é: fique de olho nas informações e balanços divulgados pelas empresas nas quais você investe. Saber se uma aplicação é e continuará sendo um bom negócio com o passar do tempo depende, sobretudo, da capacidade da companhia em se manter estável e competitiva no seu segmento.
Para entender essa situação, é preciso fazer uma leitura completa do cenário, avaliar tendências e até tentar projetar as ações futuras, em uma tentativa de prever os acontecimentos na bolsa. Apesar de parecer algo complicado, hoje existem diversas ferramentas que facilitam essa etapa, permitindo inclusive que você acompanhe informações atualizadas.
Os múltiplos e os indicadores são ferramentas de apoio à tomada de decisão dos investidores. Na realidade, o que eles fazem é transformar todas aquelas informações sobre investimentos em dados gerenciais, ou seja, em uma linguagem que faz entender com clareza se um ativo ainda vale a pena ou não.
Em geral, as informações geradas são sobre a análise da concorrência, das forças e fraquezas de uma companhia, suas oportunidades e assim sucessivamente. Os principais múltiplos são os:
Obviamente você pode investir sozinho — com muito mais risco e menos embasamento. No entanto, esse é um perigo que você não precisa correr. Para alcançar a tranquilidade e a expertise para atuar confortavelmente no mercado é algo que levará alguns anos. Em vez disso, você pode contar com a ajuda de pessoas que já trilharam esse caminho antes de você.
Se você quer contar com a assessoria de um investidor experiente, o recomendado é que você busque uma equipe especializada, especialmente junto à sua corretora. Esses profissionais têm uma ampla visão de mercado, com experiências diversificadas e muito mais domínio sobre as ferramentas e recursos disponíveis para analisar os ativos.
Além disso, essa equipe também pensará em soluções personalizadas para você, garantindo que a escolha da sua carteira de investimentos esteja alinhada com o seu perfil de investidor e, principalmente, com os seus objetivos. Isso é o que você precisa para manter a sua estratégia ao longo do tempo.
Uma outra vantagem que merece ser mencionada é que você fica protegido contra riscos desnecessários e erros bobos de investidores iniciantes. É o caminho mais curto para evitar prejuízos e garantir uma rentabilidade realmente atrativa, ainda que você esteja começando agora.
O mercado é dinâmico, muda rápido e constantemente. Por isso, se você não tiver um olhar apurado para essas guinadas, pode perder o tempo certo de negociar os seus ativos, tendo prejuízo ou simplesmente perdendo boas oportunidades de venda.
A menos que você tenha um conhecimento aprofundado sobre o mercado, a nossa recomendação é que você sempre busque uma opinião criteriosa de quem assessora seus investimentos para entender se é a hora de fazer a venda. Dessa maneira, você terá a certeza de que não afetará negativamente seus rendimentos de longo prazo.
Você também pode usar as dicas que recebeu ao longo deste material, afinal, elas ajudarão a entender melhor o mercado no qual você está investindo. Por mais que você tenha algumas aplicações que eram consideradas para o longo prazo, com a oscilação do mercado, pode ser bastante propício negociá-las antes da data estabelecida.
Se este conteúdo foi útil e ajudou você a abrir o seu campo de visão sobre vender ações, ajude outras pessoas compartilhando o post nas suas redes sociais!
Educacional
O Tesouro Selic é um dos mais populares tipos de investimento, especialmente para os iniciantes e o perfil conservador. É…
Educacional
Ao fazer investimentos, é importante entender quais são os indexadores utilizados e como eles afetam as suas aplicações. Um dos…
Análises
Cenário Internacional As primeiras ações de Donald Trump como presidente concentraram as atenções do mercado no primeiro mês do ano.…
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.