Investimentos que rendem mais que a poupança e com a mesma segurança

Muitas pessoas, para proteger seu patrimônio e alcançar uma vida tranquila economicamente, escolhem a poupança para alocar seus recursos. Contudo, é possível encontrar investimentos que rendem mais que a poupança e oferecem a mesma segurança que ela. Você tem interesse em saber quais são eles?

Neste artigo, apresentaremos diversas opções. Elas oferecem a mesma segurança, mas trazem o adicional de garantir melhores rentabilidades. Contudo, para entender os motivos que fazem essas alternativas serem inteligentes, é preciso compreender as condições por trás da caderneta. Se você deseja entender e otimizar suas aplicações, continue a leitura!

Como funciona o investimento na poupança e por que não investir nela?

O primeiro passo para encontrar uma opção de investimento que rende mais que a poupança é entender de que forma ela funciona. Considere que a maior parte dos especialistas nem mesmo consideram a caderneta como um investimento, já que ela é uma das escolhas menos rentáveis para oferecer ao seu patrimônio, muitas vezes fazendo você perder dinheiro.

O rendimento da poupança se dá de acordo com a Taxa Selic e o comportamento da TR, a Taxa Referencial. Seu cálculo considera 70% do valor da Selic + TR. Em função da Selic estar muito baixa, isso já significa que não é possível esperar grandes lucros. Contudo, existem outros motivos para não investir na poupança que são bastante relevantes.

Um deles é que esse rendimento conta com uma espécie de “aniversário”. Ele só é contabilizado uma vez ao mês — não apresentando liquidez diária. Isso significa que se você precisar retirar o montante antes de 30 dias do último depósito, o valor retirado não contará com o rendimento. Além disso, a poupança limita a quantidade de transações.

Se ela é tão desvantajosa, por que tantas pessoas optam por esse investimento? De forma geral, o que mantém muitas pessoas atreladas a essa opção é a segurança. É verdade que a poupança é segura. Contudo, existem outras opções tão seguras quanto ela, mas que apresentam rentabilidade e liquidez muito melhores.

Confira, a seguir, algumas alternativas inteligentes para a multiplicação de seu dinheiro de maneira segura. Por meio dessas opções será possível que você dê um PLUS em seus investimentos.

Quais são os investimentos que rendem mais que a poupança?

Seja na hora de construir sua reserva de emergência, seja no cuidado com seu patrimônio, existe mais de uma aplicação que oferece a mesma segurança e melhores rentabilidades que a poupança. Confira quais são elas a seguir e comece a lidar melhor com suas economias!

1. Opções do Tesouro Direto

Alternativas como o Tesouro Selic, que tem sua rentabilidade atrelada à própria Taxa Selic, por exemplo, já trazem benefícios. Essa é uma opção que rende mais que a poupança, pois paga 100% do valor da taxa, enquanto a caderneta considera apenas 70% dela. Além disso, sua liquidez é diária.

Além dessa alternativa, o Tesouro Direto também oferece o Tesouro Prefixado ou o Pós-fixado (com ou sem juros semestrais) e o IPCA. Essas opções contemplam perfis que buscam por segurança e previsibilidade. Sendo assim, você saberá quanto resgatará, quando o fará e demais informações que amparam a tomada de decisão.

Além disso, é possível contar com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, que garante que você recuperará o investimento caso algum imprevisto tome forma. Dessa forma, o Tesouro se mostra como uma excelente forma de acumular patrimônio, principalmente se você respeitar o prazo final do título.

2. CDB

Os Certificados de Depósito Bancário também são uma excelente alternativa à poupança. Afinal, ao “emprestar” dinheiro ao banco, ele pagará o montante em questão somado a juros.

Essa é uma excelente maneira de ampliar o patrimônio por meio de uma parceria com instituições financeiras. Assim como na opção anterior, é possível contar com previsibilidade e segurança. Isso é dito, em especial, pela proteção do FGC.

3. LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são aplicações que têm como objetivo angariar recursos para o investimento nesses setores. É uma forma de investir que, além de ser segura, tem um rendimento maior do que a poupança, pois contempla dois setores que estão em constante expansão, aumentando as chances de bons lucros.

Uma das boas vantagens é que ambas são isentas de imposto de renda para pessoas físicas, o IRPF.

4. Fundos de renda fixa

As carteiras de renda fixa funcionam como uma espécie de “condomínio” que reúne recursos de diversos investidores para aplicar em conjunto no mercado.

Geralmente, esse tipo de fundo aplica o dinheiro investido em carteiras com 80% dos ativos vinculados à taxa de juros e ao índice de preços. Uma vez que o fundo é gerido por um especialista, essa é uma excelente forma de acumular patrimônio de forma segura.

5. Fundos multimercados

Optar por um fundo multimercado também é uma boa opção entre os investimentos que rendem mais que a poupança. Assim como o fundo de renda fixa, ele será gerido por um especialista que alocará as cotas dos participantes.

Contudo, no caso do multimercado, as aplicações serão feitas tanto em renda fixa quanto em renda variável. Embora apresente um maior risco, as chances de rentabilidade também são maiores.

6. Letra de câmbio

A letra de câmbio é um investimento tão seguro quanto a poupança, mas que apresenta uma maior rentabilidade. Assim como outros já mencionados (CDB, LCI e LCA), as letras de câmbio são parte da família da renda fixa.

Emitida por financeiras, as taxas de rendimento podem se atrelar ao CDI, ou serem combinadas a um valor fixo mais o IPCA. Uma boa vantagem desse investimento é que ele conta com o FGC, protegendo seu patrimônio até 250 mil reais.

Conforme visto, escolher investimentos que rendem mais que a poupança é fundamental para quem deseja lidar de forma inteligente com as próprias finanças. Afinal, dependendo do cenário econômico, é possível que a caderneta não consiga nem mesmo superar a inflação. Com outras alternativas em mente, citadas aqui, você pode fazer escolhas financeiras mais conscientes e alinhadas aos seus objetivos!

Quer entender melhor como proteger seu patrimônio e ao mesmo tempo fazer com que ele cresça? Então entre em contato conosco e conheça as soluções que a CM Capital tem para você!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis