Investimento com liquidez diária: entenda o que isso significa

Para investir de forma eficiente não tem segredo: é preciso conhecer as aplicações que você está fazendo. O conhecimento é o melhor recurso para otimizar a administração do seu dinheiro. Por isso, hoje vamos ajudar você a entender melhor o que é um investimento com liquidez diária e como ele funciona.

Esse é um conceito econômico importante e decisivo no momento da escolha entre os papéis disponíveis no mercado. Então, se você se interessa pelo assunto e quer dominá-lo para as suas próximas aplicações, continue a leitura!

O que é liquidez diária?

A liquidez é a capacidade que um ativo tem de ser convertido em caixa, dinheiro. Em alguns casos, é preciso esperar até 30 dias para conseguir sacar um valor, mesmo depois de vender seus papéis, por exemplo.

Em outros, seus recursos ficam disponíveis muito mais rápido. No caso da liquidez diária, a velocidade de negociação do ativo é enorme, ou seja, se você efetuar a venda do ativo em um dia, no outro o dinheiro estará disponível.

Como funciona um investimento com liquidez diária?

Em geral, a liquidez diária tem o objetivo de facilitar o resgate do dinheiro que você aplicou. Por isso, quanto mais alta, mais rapidamente você conseguirá sacar o seu valor. Dessa forma, você pode solicitar a retirada dos recursos investidos a qualquer dia.

O que determina uma boa liquidez é o interesse das pessoas em comprar um ativo específico. Assim, sempre que você quiser vender um título adquirido, será necessário que tenha alguém disposto a pagar por ele. Já se ninguém estiver interessado em comprar esse ativo pelo preço ofertado, você precisará esperar para conseguir convertê-lo em dinheiro. Isso é um indicativo de baixa liquidez.

Ao aplicar os seus recursos com baixa liquidez, por exemplo, e precisar resgatá-los rapidamente, você tem duas opções:

  1. vender seus papéis por um valor bem abaixo do mercado, levando prejuízo;
  2. ficar com os papéis até que alguém tenha interesse em comprá-los.

Por isso, é importante ficar de olho nessa informação antes mesmo de montar sua carteira de investimentos.

Quais são os principais investimentos com liquidez diária?

A poupança é uns dos investimentos com a liquidez mais alta no mercado. No entanto, esse benefício tem um contraponto: sua rentabilidade é extremamente baixa. Se você não quer ficar preso aos ganhos da poupança, mas ainda contar com o benefício de um investimento com liquidez diária, fique de olho nas aplicações listadas a seguir.

Tesouro SELIC

Os títulos públicos são exemplos de opções de aplicações que apresentam uma boa liquidez. Mas esse não é o único atrativo. Para quem quer dar os primeiros passos para além da poupança ou mesmo para quem pretenda diversificar sua carteira, o Tesouro Direto também é uma alternativa segura.

O Tesouro assume a responsabilidade de comprar de volta todos os seus títulos caso você queira se desfazer deles, o que garante o resgate do seu dinheiro a qualquer momento. Mas, atenção: para não correr o risco de perder rentabilidade com a variação de mercado, procure dar preferência para o Tesouro SELIC.

CDB com liquidez diária

Os CDBs, ou certificados de depósito bancários, são investimentos de renda fixa, com bons rendimentos e uma liquidez igualmente atrativa. No entanto, é importante sempre ficar atento no momento da aquisição, afinal, nem todo CDB conta com o resgate diário. Alguns permitem a retirada apenas na data de vencimento da aplicação, variando de alguns meses a anos.

Fundos de renda fixa

Renda fixa são todos aqueles investimentos que possuem uma rentabilidade previsível. Isso significa mais segurança, o que é ideal para quem quer construir patrimônio. Os fundos de renda fixa reúnem diferentes tipos de aplicações (como debêntures, títulos públicos, CDBs, etc.), “emprestando” o seu dinheiro para outros e rentabilizando você por isso, sendo que muitos deles têm liquidez diária.

Assim como a rentabilidade, a liquidez também é um aspecto muito importante para os seus investimentos. Procure sempre iniciar com aquelas opções mais seguras e que darão certa estabilidade para as suas finanças, priorizando alternativas com garantia FGC.

Agora que você já entende tudo sobre liquidez diária, que tal dar o próximo passo em direção à sua independência financeira? Confira as nossas 7 dicas de planejamento financeiro pessoal para tempos de crise!

investimento com liquidez diária

Abra sua conta Online grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki