O que é marcação a mercado e quais seus impactos? Saiba!

Apesar das vantagens, existem riscos no mercado financeiro, e você pode perder dinheiro mesmo em investimentos do grupo renda fixa. Uma das explicações é a chamada marcação a mercado (MaM), que atualiza diariamente os preços dos investimentos, se resgatados antes do vencimento.

É por esse motivo que a marcação a mercado deve ser constantemente acompanhada. Assim, você analisa de perto a movimentação dos seus investimentos e consegue entender o valor diário do resgate, caso ele seja efetuado no dia. Dessa forma, existe mais transparência no mercado financeiro e a possibilidade de tomar decisões mais estratégicas.

Então, quer saber mais sobre como funciona a marcação a mercado e os impactos dela nos seus investimentos? Continue a leitura!

O que é a marcação a mercado?

Conforme mencionado, a marcação a mercado é uma atualização diária nos valores de investimentos, o que afeta aplicações de renda fixa e renda variável. É possível que você tenha se surpreendido ao saber que até o grupo de renda fixa passa por atualizações diárias no preço.

Afinal, a rentabilidade dela é previsível. No entanto, a renda fixa se relaciona com um indexador variável. Logo, se o resgate for efetuado antes do vencimento, o preço do título tende a ser outro, conforme a marcação a mercado.

Por exemplo, imagine que você invista em títulos públicos, pertencentes ao grupo renda fixa, com taxa prefixada de 8% ao ano. Isso não significa que diariamente os ganhos serão de 8% a.a, já que a precificação varia conforme a marcação a mercado. Contudo, é preciso considerar que a variação nos preços dos títulos pode torná-los menos ou mais elevados.

Como funciona a marcação a mercado?

No tópico anterior, você já entendeu que a precificação dos investimentos pode variar diariamente, devido à atualização da marcação a mercado. Agora, saiba que essa medida se atualiza conforme o contexto econômico, como mercado externo e acontecimentos na política.

Por exemplo, a guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada em fevereiro de 2022, pode influenciar a taxa. Você sabia? Junto com isso, a marcação a mercado varia conforme a demanda dos investidores por novas aplicações e o valor dos títulos emitidos no mercado atualmente.

Da mesma maneira, a variação da taxa Selic — a taxa básica de juros — e a inflação, que leva ao aumento geral dos preços, também exercem influência. Por exemplo, imagine que você investiu R$ 2.000 em um título público prefixado com taxa de 4% ao ano.

Se a Selic subir, o seu investimento fica menos atraente, caso seja resgatado antes do prazo. Da mesma maneira, também é possível que ocorra o oposto, e a taxa da Selic reduza. Então, o seu investimento se valoriza, o que pode elevar a rentabilidade, caso o resgate ocorra antecipadamente.

Qual é a importância de analisar a marcação a mercado?

Como visto no último tópico, a marcação a mercado pode fazer com que um investimento se valorize ou fique menos atraente. Diante disso, analisá-la é importante para trazer mais transparência ao mercado financeiro.

Isto é, com essas informações em mãos, quem tem interesse em realizar o resgate antecipado, avalia com embasamento se essa é a melhor decisão. Afinal, é possível ter um maior ou menor rendimento ao fazer isso. Além disso, a análise da marcação a mercado também é útil para evitar frustrações e estimular o planejamento financeiro.

Em outras palavras, caso você perceba que um rendimento não terá o retorno esperado, pode ter uma maior organização financeira. É o caso de montar uma reserva de emergência, essencial para lidar com imprevistos.

Quais investimentos são impactados com a marcação a mercado?

Após entender a importância de analisar a marcação a mercado, o passo seguinte é descobrir quais investimentos são afetados por ela. Ao longo do texto, citamos que ela impacta o grupo de renda fixa e renda variável. Mas como será que isso ocorre? Descubra a seguir!

Renda fixa

Os títulos de renda fixa tem a taxa de rentabilidade previsível quando resgatados em um período previamente combinado. No entanto, até que esse momento chegue, os preços diários flutuam, conforme a marcação a mercado. Os investimentos mais afetados por ela são os híbridos e os prefixados.

Renda variável

Assim como na renda fixa, a renda variável é impactada pela marcação a mercado. Nesse caso, a flutuação nos preços se baseia na oferta e na demanda do mercado financeiro. É importante ter ainda mais atenção nesse caso. Afinal, não existe regra de remuneração nem prazo para p resgate do investimento.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento podem mesclar grupos da classe de renda fixa e renda variável. Isto é, os investidores compram a parcela de um patrimônio investido e o preço varia conforme a marcação a mercado.

Então, caso alguém solicite o resgate, essa atualização possibilita a análise do valor de cada parcela adquirida. Além disso, ela é útil para uma melhor distribuição de ganhos ou perdas para os participantes do fundo de investimentos.

Quais fatores interferem na marcação a mercado?

Você já conheceu os investimentos afetados pela marcação a mercado. Agora, descubra quais fatores interferem nessa atualização!

Liquidez

A liquidez corresponde ao tempo em que é possível transformar um investimento em dinheiro na hora do resgate. Assim, ativos com maior liquidez podem ter marcação a mercado mais rápida, que costuma atualizar os preços no fim do dia.

Tipo de rentabilidade

O ajuste nos preços também depende do tipo de rentabilidade. Por exemplo, títulos pós-fixados têm o preço ajustado diariamente, conforme a variação da Selic ou CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Enquanto isso, os prefixados ou atrelados à inflação oscilam mais, segundo as expectativas do mercado para a taxa Selic.

Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre o que é e como a marcação a mercado influencia nos seus investimentos? Conforme mencionado, ter essas informações é fundamental para uma melhor tomada de decisões no mundo dos investimentos. Além disso, analisar essa atualização ajuda a ter mais transparência nas operações.

Compartilhe o conteúdo sobre marcação a mercado nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem a influência dela nos investimentos!

Abra sua conta gratuita na CM Capital. É rápido!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis