Como escolher uma opção entre os títulos do Tesouro Direto?

Há alguns anos, o Tesouro Direto vem atraindo milhares de brasileiros e se tornou uma das principais portas de entrada para novos investidores, especialmente para aqueles que querem dar os seus primeiros passos fora da caderneta de poupança e aumentar a lucratividade de seus investimentos.

Na verdade, não só os iniciantes ou conservadores apostam nesse tipo de ativo: quem trabalha em cima da diversificação pode obter boa lucratividade com os títulos do Tesouro Direto. Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa possibilidade, os principais tipos oferecidos, como escolher a melhor opção e também por que vale a pena fazer tal investimento. Confira!

Quais os tipos de Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um título público da renda fixa, emitido pelo Tesouro Nacional, órgão federal atrelado à Secretaria do Tesouro Nacional. A principal finalidade dele é a captação de recursos que serão utilizados no financiamento da dívida pública, bem como atividades ligadas ao governo federal nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

Um dos seus principais diferenciais é a possibilidade de o investidor montar sua carteira levando em consideração seus objetivos, arranjando os prazos de vencimento e indexadores conforme as necessidades pessoais.

Inclusive, essa é a principal diferença para outros tipos de aplicações, como a caderneta de poupança e os fundos de investimento oferecidos pelos bancos. Neste entremeio, há uma divisão, a qual explicaremos melhor a seguir.

Prefixados

Os títulos prefixados são aqueles cuja taxa de juros não varia. Isso significa que você já sabe o quanto receberá quando realiza o investimento. Sendo assim, é o tipo ideal para aqueles que querem mais segurança quanto aos retornos que a aplicação lhe dará.

Seus benefícios incluem a rentabilidade fixa e o maior alinhamento quando o investidor tem metas de médio e longo prazo para o investimento.

Pós-fixados indexados ao IPCA

Para este título, o investidor só fica sabendo do seu valor de resgate na data de vencimento. Consequentemente, as aplicações vão se adaptando às condições mercadológicas. Vale, ainda, lembrar que temos o fato de a rentabilidade estar atrelada à inflação, sendo medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entre as vantagens de se investir neste tipo de pós-fixados, temos a rentabilidade acima da inflação, proteção contra as oscilações inflacionárias, bem como a boa rentabilidade no longo prazo, o que é bastante interessante para aqueles que sonham em se aposentar tranquilamente.

Pós-fixados indexados à taxa Selic

Tal opção se parece muito com os títulos pós-fixados indexados ao IPCA, mas a rentabilidade é baseada na Selic, taxa básica de juros da economia. Essa opção é considerada a ideal para aqueles que desejam começar a investir na opção de Tesouro Direto.

Assim como os outros tipos, o título está alinhado às expectativas daqueles que têm planos de longo prazo para o dinheiro.

Como escolher o melhor para você?

Levando em consideração as opções de títulos do Tesouro Direto disponibilizadas no mercado de ações, você deve se perguntar: como escolher a melhor opção, considerando que têm vantagens parecidas? A seguir, mostraremos alguns caminhos!

Considere seus objetivos

A primeira coisa a levar em consideração são os seus objetivos para o investimento. Apesar das vantagens em todas as opções, é preciso verificar a questão dos prazos para a recuperação do investimento, sem contar o fato de que é interessante verificar as oscilações diárias, bem como as suas pretensões para o dinheiro.

A definição das prioridades é essencial ao processo. Ela ajuda a verificar o valor mínimo de investimento considerando a liquidez, prazo de vencimento e indexadores.

Avalie seu perfil de investidor

Três fatores têm grande peso na hora de definir seu perfil como investidor: riscos que está disposto a tomar, liquidez do investimento, que variará conforme os seus objetivos, e o retorno desejado. É interessante considerar todas essas variáveis para, assim, definir qual o seu perfil, seja ele conservador, moderado ou arrojado. Será esse conhecimento que o ajudará a definir qual o tipo de investimento mais compatível com as suas características.

Pesquise a fundo sobre cada opção

Como já mostrado, cada opção tem as suas especificidades, e é interessante levá-las em consideração. Para isso, faça uma pesquisa apurada sobre elas — mas o que isso significa? Acompanhar diariamente as notícias sobre mercado deve estar entre as suas tarefas. Além disso, após cada vencimento, procure reinvestir os valores.

Nesse caso, vale a pena também considerar a rentabilidade do ativo. Caso observe que uma aplicação está se desvalorizando devido à taxa que incide sobre ela, vale a pena realocar o recurso para voltar a ter a rentabilidade compatível com as suas metas.

Vale a pena investir no Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é considerado uma ótima opção de investimento justamente pela segurança que oferece ao investidor. A possibilidade de sofrer perdas financeiras em um investimento da renda fixa é mínima.

Há, ainda, outros benefícios, como o fato de o aporte mínimo inicial ser baixo, sendo possível começar a investir a partir de R$ 30 — sem contar a possibilidade de programação das aplicações, mensalmente.

Outra vantagem é que a rentabilidade do Tesouro Direto pode ser mais que o dobro do que é oferecido pela poupança. Outro aspecto importante é o fato de o dinheiro ser protegido da inflação, quando se aplica no Tesouro IPCA, que ainda permite o recebimento de juros mês após mês. O resgate pode ser feito a qualquer momento, afinal, é possível revender os títulos para o governo.

Em suma, vale a pena investir nesse tipo de título, ainda mais considerando quem está começando ou mesmo deseja ter mais segurança em suas aplicações, tendo planos de longo prazo para elas.

Contar com uma corretora é uma boa opção para aqueles que desejam investir com qualidade e obter rentabilidade ao longo do tempo. Ela será capaz de oferecer assessoria especializada para você atingir seus objetivos pouco a pouco.

Se você tem interesse em saber como isso funciona, o que acha de entrar em contato conosco agora mesmo para conhecer os nossos serviços? Teremos prazer em ajudá-lo a conquistar os seus objetivos!

tesouro-direto

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki