Blog

6 dúvidas sobre operação Day Trade

Você sonhar em viver de day trade? A popularização desse tipo de investimento e a promessa de multiplicação de lucros atrai pessoas que querem apostar na Bolsa de Valores e multiplicar seus lucros. No entanto, há uma série de dúvidas em torno da operação Day Trade que precisam ser esclarecidas, a fim de que o investidor não tenha prejuízos e saiba de fato atuar nesse mercado.

Pensando no assunto, separamos 6 dúvidas frequentes que os traders têm quando entram na CM Capital para ajudá-lo a compreender como funciona o processo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. A operação Day Trade é uma boa opção para iniciantes?

Não que a operação de Day Trade não seja uma boa opção para iniciantes, o recomendado é que o investidor tenha maior conhecimento de mercado, o que é mais complexo no início. A estratégia se beneficia da volatilidade do mercado, com grande potencial para retorno, e como as operações costumam acontecer em questões de minutos, é preciso estar acostumado.

Para aqueles que têm pouca experiência, é difícil conseguir fazer uma análise rápida de minutos e identificar as oportunidades certas. Portanto, o Day Trade é ideal para aqueles investidores mais familiarizados com a bolsa de valores, principalmente, para aqueles que têm a capacidade de perceber movimentos mercadológicos nas compras ou vendas de algum ativo de maneira ágil.

2. Qual a influência de um bom home broker na operação?

O home broker é uma ferramenta que permite aos investidores operarem os seus ativos, tanto na venda quanto na compra, por conta própria de qualquer lugar, para isso é necessário apenas ter acesso a internet. A ideia é que essa seja a principal porta de acesso à Bolsa de Valores.

Comodidade, praticidade e diversificação são alguns dos benefícios de ter um bom home broker. Afinal, o sistema é configurado para enviar notificações sobre as ordens que foram executadas, além de manter um histórico de carteira de ações, bem como notícias relativas ao mercado financeiro em tempo real.

O home broker também influencia na diversificação de investimentos, como ações, contratos futuros, opções e fundos. Além disso, a ferramenta permite a programação de ordens de compra e venda, sem que seja necessário o acompanhamento, visto que a confirmação de ordens executadas aparecerão nas notificações do sistema.

3. Qual o perfil do investidor de Day Trade?

O day trading é uma operação de curtíssimo prazo em que a compra e a venda de ativos é feita no mesmo pregão. O objetivo principal é obter ganhos com a variação do preço de maneira rápida com as oscilações decorrentes do mercado financeiro.

Logo, o perfil do trader é de uma pessoa já experiente. Por lidar com operações complexas, o investidor em questão deve ter habilidades psicológicas que o ajudem a lidar com as pressões, prejuízos e ganhos que acontecem em um ritmo muito rápido, dado que tais emoções são comuns devido às variadas operações acontecendo ao longo do dia.

Outra característica importante é a capacidade de realizar análises fundamentalistas e técnicas, ambas imprescindíveis para o sucesso de investimentos na modalidade trading. O dinamismo e disciplina de estar sempre atento ao mercado de ações também são aspectos que devem estar ligados ao perfil da pessoa que opera nessa modalidade.

4. Quais são as principais vantagens e riscos desse investimento?

O day trade é uma operação que foca em oscilações do ativo de maneira quase que instantânea, como já dissemos. Portanto, existem riscos que precisam ser conhecidos pelos investidores. Um dos principais é a exposição à variação dos ativos, que pode gerar prejuízos. Além disso, existem questões ligadas a aspectos como a alavancagem, usada para aumentar a lucratividade, caso haja uma queda nos valores, o prejuízo é descontado da sua margem de garantia.

Em contrapartida, as vantagens também são grandes. A principal delas são os ganhos incomparáveis em um curto espaço de tempo, nenhum outro tipo de operação oferece tal possibilidade. Além disso, é possível controlar as perdas por meio de ações, como o stop loss.

5. Como minimizar prejuízos no Day Trade?

Ter agilidade das operações de day trade exige conhecimento apurado por parte do investidor. A ideia é minimizar prejuízos que possam surgir na utilização desse tipo de operação. Entre as ações mais eficazes, podemos destacar:

  • realizar uma análise de riscos: é preciso saber quais os riscos atrelados ao investimento em ações, o que inclui desde a análise da empresa até a busca por profissionais especializados e corretoras;
  • utilize o método Martingale como referência: tal metodologia baseia-se na impossibilidade de uma série infinita de eventos negativos, considerando para isso as perdas consecutivas — ou seja, quanto maior for a quantidade de perdas, maior a probabilidade de ganhos nas próximas apostas;
  • analise as despesas de day trade: é muito importante saber também como estão os custos ligados à bolsa, Imposto de Renda e também valor de corretagem, a fim de checar a confiabilidade das ações, entre outros.

6. Existe um momento adequado para fazer esse tipo de operação?

Na verdade, não existe o momento adequado, mas, como dissemos, o ideal é ter certa experiência na área de investimentos, por se tratar de uma operação que dura poucos minutos e exige atenção apurada por parte do investidor. Não existe uma fórmula mágica para operar, isso depende muito da estratégia.

Atualmente, as corretoras já oferecem opções para estratégias automáticas de operação, o que dispensa a necessidade de passar o período do pregão todo na frente de um computador. Com agendamentos de ordens de stop loss/gain, por exemplo, é possível comercializar ativos na hora correta e evitar os prejuízos. No entanto, na operação de Day Trade é preciso acompanhar as variações, pois apenas focar nas ferramentas automáticas pode levá-lo a perdas significativas.

Diante de tantas dúvidas que envolvem a operação de Day Trade, é fato que o investidor que segue esse modelo precisa estar atento ao mercado que está em constante oscilação. Fazer esse acompanhamento é tão fundamental quanto ter o apoio de uma corretora, que esclarecerá todas as questões técnicas ligadas a esse tipo de investimento.

Quer ajudar seus amigos que investem na bolsa? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e acompanhe outros textos no blog! Ah, se inscreva também no nosso canal do YouTube!

day trade

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis