Tokens não fungíveis (NFT): entenda o que são e por que são populares

Non-fungible token (NFT) quer dizer token não fungível, ou que não pode ser trocado ou substituído em virtude de suas características exclusivas ou propriedades. Ele serve para provar a autenticidade das artes digitais que são compradas ou vendidas por milhares de dólares. Na realidade, esse tipo de token fica ligado à obra para que ela seja reconhecida como original.

Sendo assim, um token não fungível revela que a arte digital é exclusiva, por exemplo, gif, imagem, música ou outros arquivos digitais. O conceito se tornou muito popular por ser uma maneira de assegurar a exclusividade e a autoria das obras. Os artistas utilizam a tecnologia para envolver o público, monetizar o seu trabalho e impactar o mercado.

Gostaria de entender o que são e quais são as características desses investimentos? Acompanhe a leitura!

Confira o conceito de tokens não fungíveis

Token não fungível é um código que pode tornar os itens únicos. O conjunto de dados se trata de uma sequência numérica que guarda informações valiosas em seu interior. Por outro lado, esses tokens não fungíveis são nomes de registros de artes digitais que apontam o valor de um bem.

Os códigos são uma espécie de selo criptográfico que é útil para comprovar a autenticidade de uma obra no ambiente virtual. O token não fungível é visto como uma modalidade de contrato no blockchain que assegura a originalidade dos arquivos. A sequência prova a propriedade dos bens cuja titularidade é de determinado usuário.

Saiba como funcionam os tokens não fungíveis

Os proprietários de objetos virtuais conseguem atribuir tokens não fungíveis para suas obras de arte. Diante disso, a lei da oferta e da procura vai definir o valor do NFT e poderá ser realizado o lançamento no mercado. Os interessados poderão comprar e vender por meio das operações de blockchain.

O registro depende de smart contracts ou contratos inteligentes que protegem os itens colecionáveis digitais. É importante considerar que cada blockchain tem a sua carteira digital compatível, um padrão de token não fungível e marketplace. Portanto, os códigos somente podem ser vendidos nas plataformas que oferecem suporte a esses ativos.

Compreenda os benefícios desses investimentos

Como você pode ver, o NFT usa tecnologia blockchain para relacionar a sequência numérica ao produto digital. Esse token único tem a capacidade de gerar valor de mercado e pode ser trocado, vendido, negociado etc. A solução abrange desenvolvedores de sites, memes, jogos, conteúdo digital e muito mais. Veja a seguir alguns benefícios de investir nessa área!

Valorização

Uma das principais vantagens dos NFTs é a valorização das obras digitais, já que em poucos anos é possível ver o seu preço subir significativamente. É claro que nem sempre ocorre uma supervalorização, mas em algumas situações os tokens não fungíveis são fundamentais para atribuir valor a um bem. A assinatura digital faz com que os itens sejam únicos e exclusivos.

Escassez

Os NFTs são escassos do mesmo modo que são as obras de artistas famosos. Embora a maioria das pessoas consiga copiar os materiais digitais, a posse pertence apenas ao seu proprietário, que poderá efetuar a venda futura. Além disso, os tokens não fungíveis estão movimentando o mercado de criptomoedas, sendo que certas obras podem custar milhões de dólares.

Facilidade

Tokens não fungíveis oferecem a facilidade de transferência de um local para o outro em questão de minutos, não importando a distância ou a localização no globo terrestre. Ocorre o oposto do que acontece com obras de arte físicas, que envolvem custos elevados de transporte e processos mais complexos para efetuar as transações.

Segurança

Por utilizar a tecnologia blockchain, as transações efetuadas com o uso de tokens não fungíveis são seguras. É impossível falsificar as obras em virtude da criptografia, que impede o acesso de terceiros mal-intencionados aos arquivos valiosos. O banco de dados pode ser acessado por meio de sistema informatizado, e os dados ficam em blocos.

As informações são armazenadas de modo linear e cronológico e cada bloco tem um hash que é criado mediante uma função matemática. Ela transforma os dados digitais em uma sequência de letras e números que somente serão acessados pelo proprietário. Se houver edição nos blocos, esse código se modifica e os demais se tornam inválidos.

Aumento das vendas

Os NFTs impactam o mercado das artes e impulsionam as vendas no ambiente virtual. Eles tornam os investimentos desse ramo mais democráticos, reduzem as falsificações e permitem valorizar os trabalhos artísticos. A tecnologia criou um novo universo que ficou conhecido como crypto art, no qual vendem-se obras digitais raras com tokens não fungíveis únicos.

Proteção da propriedade

Um token não fungível coloca um indivíduo como proprietário legítimo de um bem digital. Desse modo, ele protege a propriedade privada em ambiente virtual e possibilita a sua venda como se fosse um objeto físico. A propriedade é protegida pela tecnologia blockchain, de maneira que não poderá ser copiada ou reproduzida diversas vezes por terceiros.

Comercialização de álbuns

Além de possibilitar a venda de artes visuais, os NFTs permitem a venda de músicas. Os artistas utilizam os tokens não fungíveis para lançamentos, álbuns e outras possibilidades. Em decorrência disso, as pessoas podem adquirir um NFT de fonogramas, por exemplo, e passar a ganhar em cima dele. É um investimento no universo musical que gera ganhos financeiros.

Venda de gifs e jogos

Muitos artistas já utilizam os NFTs para as criações de gifs ou memes que podem custar milhares de dólares. Na atualidade, há o evento conhecido como “Memeconomy”, que se trata de um leilão desses arquivos. Os itens colecionáveis podem valorizar com o decorrer do tempo, principalmente os jogos que já fazem sucesso.

Entendeu o que são tokens não fungíveis e por que eles são populares em nossos dias? Saiba que a CM Capital é uma ótima opção para quem deseja alcançar independência financeira por meio de investimentos promissores. A corretora de bolsa de valores opera em São Paulo e Madrid, além de estar presente no Brasil há mais de 20 anos.

Gostaria de obter mais informações sobre esse assunto? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e tire as suas dúvidas!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis