Blog

Dólar futuro: O que é e como operar nesse ativo?

Há um tempo, operar na bolsa era algo considerado extremamente difícil e complexo, ao acesso apenas de quem sabia absolutamente tudo sobre o assunto. Hoje, no entanto, vem se tornando um desejo comum entre grande parte das pessoas, justamente por perceber a atratividade dos rendimentos apresentados pelos ativos de renda variável. E com o dólar futuro não é diferente.

Ele emerge como uma das principais opções para quem quer ganhar dinheiro — e quem não quer, não é mesmo? O dólar é a principal moeda do mercado, sendo uma das bases da economia mundial. Ele é usado em cerca de 87% das transações, sendo um dos ativos mais negociados na Bolsa de Valores.

Mas e o que é isso de “dólar futuro”? Você sabe? Se não, chegou a hora de descobrir! No conteúdo de hoje, vamos ajudar você a entender melhor essa opção de investimento. Então, fique atento e vamos lá!

O que é dólar futuro?

O dólar futuro nada mais é do que uma commodity financeira no mercado. Com isso, queremos dizer que ele tem um funcionamento um pouco diferente da simples aquisição da moeda em uma casa de câmbio, por exemplo.

Não se trata de uma moeda física, utilizada em lojas e mercados americanos. Na verdade, é como se fosse um título que pode valorizar ou desvalorizar no futuro. Por isso, ao negociar dólar futuro é preciso considerar as cotações da moeda não apenas hoje, mas em um cenário que está por vir.

Ele nem sequer chega a ser convertido em dinheiro em espécie. O dólar futuro é operado em forma de contratos projetados para uma situação futura.

Parece complicado? Entretanto, não é. Veja só! Para negociar um contrato de dólar futuro, você adquire, hoje, o direito de usufruir esse bem mais para frente, no valor determinado para o seu vencimento. Portanto, o que você está adquirindo é a possibilidade de lucrar com as oscilações da moeda em um cenário que ainda não está ocorrendo.

Dessa forma, a moeda pode valorizar ou desvalorizar, fazendo com que você ganhe ou perca dinheiro. Para isso, é preciso acompanhar e entender o mercado futuro, afinal, no momento da negociação você precisará acordar o preço do contrato, que pode ser:

  • cheio de dólar (DOL) — para movimentar quantias maiores de dinheiro;
  • minicontrato de dólar (WDO) — para quem quer aplicar montantes menores.

Como operar dólar futuro?

Operar com contratos de dólar futuro exige algumas habilidades e cuidados básicos, especialmente para quem está iniciando nesse mercado. Mas, fique tranquilo, pois listamos uma série de dicas que facilitarão a sua jornada. Confira!

Conheça suas estratégias

Para investir em dólar futuro você pode adotar diferentes estratégias que se encaixam em vários objetivos. Por isso, tente encontrar uma que se adeque e assemelhe com a sua tática geral de investimentos:

  • especulação — o objetivo é ter lucro a partir da variação do preço dos contratos, ou seja, você assume um risco e aposta que o mercado será otimista;
  • hedge — a finalidade é proteger o investidor, por isso, é aplicado por quem tem receitas, despesas e patrimônio em dólares (geralmente empresas);
  • arbitragem — o foco aqui fica nas pequenas variações de preços, tornando os riscos menores, mas os ganhos igualmente menos expressivos (bastante adotado pelos grandes players).

Entenda seu contrato

É muito importante estar atento a todos os detalhes do seu contrato. Isso significa que você deve observar todas as determinações, incluindo a margem de garantia e a data de vencimento, por exemplo. Além disso, mantenha-se informado sobre os custos desse tipo de investimento na corretora escolhida.

Tenha uma conta em uma corretora de investimentos

Assim como qualquer outro tipo de investimento, as aplicações em dólar futuro exigirão que você abra uma conta em uma corretora de investimentos. Nossa recomendação é que você escolha alguma que preste suporte às suas aplicações e que apresente um bom custo-benefício.

Compreenda a margem de garantia

A margem de garantia é uma quantia obrigatória que todos os investidores precisam oferecer em contrapartida de um aporte. Ela varia de acordo com a operação e o contrato escolhido (cheio ou minicontrato). Portanto, antes mesmo de fechar a ação, é muito importante saber qual é o valor estipulado de margem de garantia.

Acompanhe a variação de pontos

No dólar futuro, a variação de lucros ou prejuízos é mensurada por meio de pontos. Você pode utilizá-los para acompanhar suas possibilidades de ganhos e perdas, antes mesmo de investir. Só fique atento ao fato de que os pontos têm pesos diferentes para os contratos cheios e para os minicontratos.

Quais são as expectativas para o dólar futuro?

O dólar futuro, como qualquer outro investimento de renda variável, pode ser uma ótima opção, caso o desempenho de mercado seja favorável à sua projeção. É claro que para tomar as melhores decisões você precisa estudar a dinâmica de funcionamento da Bolsa e entender o que pode ser esperado para o futuro. Mas existem riscos e eles sempre existirão.

No entanto, quando o assunto é a variação do dólar, é um pouco menos arriscado tentar uma boa rentabilidade, já que a moeda costuma se posicionar em constante ascensão. Porém, mantenha-se atento, já que as oscilações mais bruscas podem jogar os preços lá para baixo e prejudicar seus lucros.

O momento atual é um desses períodos de alta volatilidade e um cenário um pouco pessimista. Por isso, quem já investe na modalidade deve apenas suportar a baixa e aguardar um momento mais favorável para negociar os contratos. Já para quem quer adquirir esse tipo de ativo, é o momento ideal para tentar uma janela de bons preços em meio às oscilações.

De olho na diversificação

Nós estamos vivenciando uma queda na economia global, sentida por todos os mercados em função do coronavírus. No entanto, pela potência que é, o dólar deve ser uma das primeiras (senão a primeira) moeda a se restabelecer. Porém, não se esqueça: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta. 

Utilize essa estratégia para diversificar seus investimentos e não unificá-los. O ideal é que você use o dólar futuro como uma alternativa de investimento para flexibilizar a sua carteira e buscar melhores resultados (se ele estiver alinhado ao seu perfil de investidor, claro). Sendo assim, siga as dicas mencionadas ao longo deste conteúdo e acompanhe de perto o desempenho das suas aplicações.

Agora que você já sabe o que é, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam mais essa opção de investimento!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis