Alocação de ativos: o que é e quais as vantagens dessa estratégia?

Para obter sua independência financeira, fazer bons investimentos é essencial. Nesse sentido, a estratégia de alocação de ativos é uma boa alternativa para conseguir rendimentos altos com riscos mais baixos por intermédio da diversificação de sua carteira.

Se o seu objetivo é ampliar o seu patrimônio e garantir uma boa vida no futuro, a técnica de inversão de capital pode te ajudar. Quer saber mais sobre essa maneira de investir e os benefícios que ela proporciona? Continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

O que é alocação de ativos?

A alocação de ativos é uma estratégia de investimentos que busca fazer a diversificação, a fim de diminuir os riscos e aumentar a rentabilidade das aplicações. Ela é uma boa opção para quem procura obter bons retornos no longo prazo.

Dessa forma, por meio de tal tática é possível fazer o patrimônio crescer com o passar do tempo, além de ganhar mais previsibilidade em suas aplicações. Assim, é válido verificar quais são as opções de ativos financeiros que devem ser parte de sua carteira de investimentos.

Além disso, é muito importante entender qual é o seu perfil de investidor e fazer aportes de acordo com ele. Para isso, contar com ajuda de profissionais de mercado capacitados é uma boa alternativa no intuito de escolher as aplicações de maneira inteligente e estratégica.

Quais são as vantagens dessa estratégia de investimentos?

Definir uma boa estratégia para investir é essencial para conquistar retornos expressivos em suas inversões de capital. Ao optar pela tática de alocação de ativos você pode colher diferentes vantagens em suas aplicações, conforme comentamos a seguir.

Maior rentabilidade em diferentes cenários

Já pensou em obter bons retornos com seus investimentos mesmo em cenários de crise econômica? Por intermédio dessa estratégia de alocação isso é possível. Tal fato ocorre devido à diversificação da carteira realizada quando se inicia esse tipo de tática.

Assim, você consegue reduzir os riscos que um cenário econômico mais difícil pode gerar e ainda obter bons retornos para o seu capital. Ou seja, suas aplicações estarão prontas para proporcionar bons resultados em todos os casos, assegurando um futuro melhor e uma aposentadoria interessante.

Menor custo e taxas

Como essa estratégia tem por objetivo obter bons resultados em um tempo maior, o número de operações é relativamente menor. Com isso, custos e taxas, como a de corretagem por transações realizadas, são bem reduzidas quando comparadas as alternativas de investimentos.

Ou seja, apenas com a redução de operações você já consegue aumentar a rentabilidade de suas aplicações e assegurar segurança financeira para o futuro seu e da família. Além disso, é mais confortável investir desse modo devido a menor demanda de tempo, pois não há necessidade de realizar transações diárias.

Foco no longo prazo

O foco das aplicações feitas por meio da alocação de ativos é no longo prazo. Ou seja, a partir da análise de seu perfil de investidor você escolhe ativos financeiros das diferentes classes com o objetivo de fazer aportes e obter retornos em um tempo maior.

Apesar disso, é possível conseguir rendimentos em curto e médio prazo, auxiliando nas conquistas de seus objetivos. Assim, ao longo dos anos você vai ficando cada vez mais independente financeiramente e pode aproveitar os benefícios dos rendimentos obtidos.

Diversificação

Como dito anteriormente, a estratégia de alocação de ativos é uma ótima maneira de diversificar a carteira de investimentos. Dessa forma, você consegue obter ativos de renda fixa e variável trabalhando em conjunto para ter bons retornos com o menor risco possível.

Ou seja, você assegura maior previsibilidade e desempenho para o seu capital. Assim, pode-se concentrar no trabalho a fim de obter maiores rendimentos ou em aproveitar os retornos que suas aplicações oferecem.

Redução de riscos

Quando você começa a investir no mercado de capitais fica vulnerável a dois tipos de riscos: o sistêmico, que envolve aspectos como crise política ou econômica, e o não-sistêmico, relacionado às aplicações realizadas.

Ao fazer a alocação de ativos de maneira inteligente, você consegue reduzir o risco ao mínimo. Isso é possível com a diversificação da carteira de investimentos. Ou seja, você tem a possibilidade de investir em diferentes ativos, evitando que seu capital fique aplicado em apenas uma empresa, que pode vir a falência, por exemplo.

Menor quantidade de transações

Ao adotar a alocação de ativos como estratégia de investimento, você não precisa ficar fazendo transações em sua plataforma de minuto em minuto. Isso pode melhorar sua qualidade de vida, diminuindo a ansiedade causada pelos movimentos da bolsa, além de gerar maior conforto.

Em outras alternativas, você pode precisar de muito tempo para fazer transações. Com isso, é possível ter que colocar um prazo parecido com o de um emprego integral, o que acaba reduzindo o seu bem-estar.

Portanto, se você deseja investir com tranquilidade sem a necessidade de estar acompanhando tudo o que acontece no mercado financeiro, esse método de investimentos pode ser uma boa opção.

Como definir a melhor estratégia a ser adotada?

Ter uma boa estratégia de investimento é fundamental para obter bons retornos, reduzir riscos e garantir uma qualidade de vida satisfatória. Se você deseja aportar seu capital sem a necessidade de ficar acompanhando as oscilações da bolsa em tempo integral, a alocação de ativos é uma alternativa interessante.

Nesse sentido, contar com a ajuda de profissionais gabaritados, com conhecimento do mercado financeiro pode ser uma boa opção. Eles conseguem te auxiliar nas escolhas de ativos ideais para o seu perfil de investidor, indicar aplicações que possam ser interessantes e ajudar a obter o máximo retorno possível com um risco bem reduzido.

Como vimos, a alocação de ativos pode proporcionar diversos benefícios e te dar mais tranquilidade na hora de fazer as suas aplicações. Com ela, é possível ter segurança financeira para trabalhar tranquilo, enquanto seu dinheiro rende, e proporcionar um futuro ainda melhor para sua família.

Gostou de saber sobre alocação de ativos e quer aprender mais sobre investimentos? Então leia também um Passo a passo para começar a investir com pouco dinheiro!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis