Blog

Quer saber como alcançar a sua segurança financeira?

A segurança financeira é o desejo de praticamente todas as pessoas. Quem não sonha em poder desfrutar de uma vida tranquila, sem precisar se preocupar se vai faltar dinheiro no final do mês para pagar as contas ou mesmo se vai surgir algum grande imprevisto que demanda recursos?

Parece bom demais para ser verdade, mas a realidade é que esse tipo de situação pode acontecer, desde que você se prepare e a trabalhe diariamente para construir a sua segurança financeira. Está duvidando? Então, continue a leitura deste post e descubra o que você precisa começar a fazer hoje mesmo para alcançar a sua tranquilidade!

O que é segurança financeira?

Quando você imagina perder o seu emprego repentinamente, consegue sentir uma segurança para continuar sustentando a casa? Se você descobrisse uma doença, em você ou em algum membro da sua família, teria como cobrir as despesas com o tratamento sem apertos financeiros? Se você batesse o seu carro e precisasse, impreterivelmente, reformá-lo para continuar trabalhando, conseguiria cobrir todos os gastos?

Talvez você tenha dúvidas sobre o que é segurança financeira, mas certamente conhece a sensação de sentir uma preocupação pela falta eventual de dinheiro, certo? Conquistar a sua segurança financeira é justamente o oposto disso, é criar e construir condições para que você e a sua família possam viver tranquilamente.

Isso não diz respeito a ter mais posses, mais dinheiro ou uma casa maior, por exemplo. Na verdade, sua segurança financeira é a certeza que você tem de que consegue cobrir o custo de vida da sua família e garantir o estilo de vida que vocês têm.

Qual é a importância da segurança financeira?

A segurança financeira é extremamente importante para que você possa viver bem com a sua família. Sem ela, você fica à mercê dos acontecimentos do dia a dia, e qualquer imprevisto pode se tornar uma grande dor de cabeça — afetando a sua saúde física e mental.

Sem uma segurança nesse sentido, você não consegue fazer planos para o futuro, não é capaz de assumir grandes despesas planejadas nem dar passos maiores em direção a investimentos valiosos para você — como comprar a casa própria ou bancar um intercâmbio para seu filho. É preciso ter segurança financeira para fazer planos.

Como você pode conquistar a sua?

Agora que você já sabe o que é e por que a segurança financeira é tão importante na vida das pessoas, que tal descobrir o que você pode fazer para começar a construir a sua? Confira as dicas que listamos a seguir!

Faça investimentos periódicos

Você certamente paga um valor mensal pela energia elétrica que consome, e o mesmo vale para a água, a internet, o gás e até o seu aluguel. Inclua na sua lista de gastos mensais um valor específico para pagar a si mesmo como uma forma de cuidar do seu futuro. Esse será o valor do seu investimento.

Essa quantia guardada deve ser aplicada em investimentos que estejam alinhados aos seus objetivos. Se você não tem uma reserva de emergência, por exemplo, esse é um bom começo. Você terá que buscar aplicações com uma boa liquidez. Se você não vai precisar do dinheiro tão cedo, pode aplicá-lo em um investimento de prazo mais longo.

Controle os seus gastos

Será muito difícil poupar dinheiro e conseguir aplicá-lo se você não decidir, de uma vez por todas, controlar os seus gastos. Isso ajudará você a organizar a sua vida financeira e a ter uma boa noção de para onde está indo a sua renda. Comece com um papel e caneta, uma planilha no computador ou um aplicativo no celular, mas não deixe de tomar nota de todos os seus gastos.

Depois disso, comece a analisar o que é dispensável da sua lista de despesas. Existem coisas sem as quais você pode viver tranquilamente. Até pode haver algum gasto que você tem, mas não usufrui, como alguma assinatura de revista ou algo do gênero. Uma boa dica é tentar se adaptar a um padrão de vida um pouco abaixo daquele que você consegue pagar — assim, sempre sobrará dinheiro.

Tenha uma reserva de emergência

O passo inicial de quem quer ter segurança financeira é criar uma reserva de emergência. Ela serve justamente para criar aquele “pé de meia”, ideal para cobrir situações imprevistas no decorrer da vida — aquelas que deixariam você de cabelo em pé para pagar a conta.

Sabe quando você bate o carro, quando o encanamento começa a vazar ou quando, infelizmente, surge uma doença na família? É melhor ter uma reserva para cobrir os custos e não precisar se preocupar com dinheiro nesses momentos inoportunos, não acha?

Só não se esqueça de aplicar esse dinheiro em algum investimento que gere bons rendimentos. Dessa forma, além de guardar, você também permite que seu patrimônio vá se multiplicando. Isso é importantíssimo para que você consiga deitar a cabeça no travesseiro e dormir com tranquilidade à noite.

Procure a ajuda de profissionais especializados, estude sobre os mais diferentes tipos de investimentos e mantenha-se por dentro das estratégias para economizar recursos (que serão investidos). Contar com a ajuda de quem entende do assunto é algo que fará total diferença nos seus resultados e na sua segurança ao começar a investir.

Não se esqueça que a segurança financeira é algo a ser construído com o passar do tempo. Por mais que às vezes pareça não fazer muita diferença poupar um valor aqui e aplicar outro ali, você deve focar em uma estratégia que faça sentido para você e, principalmente, se manter firme nela.

Poupar e investir o seu dinheiro são hábitos a serem desenvolvidos. Quanto antes você começar, mais tem a se beneficiar com essas duas práticas. Quem sabe, no futuro, você não possa viver apenas dos proventos dos seus investimentos?

Se imaginar isso ajuda você a se sentir mais perto da sua segurança financeira, não guarde essa sensação só para si. Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem mais sobre o assunto e a começarem a cuidar do futuro!

segurança financeira

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis