Agenda do investidor 17 a 21/10: IBC-Br, Livro Bege e inflação na Zona do Euro

Agenda do investidor 17 a 21/10: IBC-Br, Livro Bege e inflação na Zona do Euro
Agenda do investidor 17 a 21/10: IBC-Br, Livro Bege e inflação na Zona do Euro

Uma semana bem diversificada em termos de indicadores econômicos, no cenário doméstico a maré é mais calma e o destaque fica por conta do exterior que conta com a maior parte das divulgações. Os balanços corporativos do terceiro trimestres de 2022 também são destaques na agenda do investidor.

Confira a agenda do investidor desta semana

A prévia do PIB brasileiro apresentou queda, acima do projetado pelo mercado, enquanto o Boletim Focus continua projetando queda para a inflação no país. Outros destaques da semana são dados de inflação na Zona do Euro, Alemanha e o tradicional Livro Bege do Fed.

Agenda do investidor 17 a 21/10
Agenda do investidor 17 a 21/10

Segunda-feira

A semana começou com a divulgação do IPC-S que subiu 0,42% na 2ª quadrissemana de outubro, após alta de 0,26% na primeira leitura do mês, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. Seis das oito categorias de despesas que compõem o indicador registraram avanço da inflação entre a primeira e a segunda leitura do mês.

Em seguida, saiu o tradicional Boletim Focus que apresentou a décima sexta semana consecutiva de queda na projeção para o IPCA. Para 2022, foi retomada a projeção de alta para a estimativa do PIB, após uma semana de estabilização.

Por último no cenário doméstico, mas não menos importante, saiu o IBC-Br, que funciona como uma prévia do PIB divulgado mensalmente pelo Banco Central. Segundo dados, Índice de Atividade Econômica do Banco Central caiu 1,13% em agosto na comparação com julho.

Essa é a maior queda mensal do nível de atividade desde março de 2021, quando foi registrada uma retração de 1,59%. Na comparação com agosto de 2021, o IBC-Br registrou avanço de 4,86%. Em 12 meses, o indicador subiu 2,08% e, no acumulado do ano (de janeiro a agosto), cresceu 2,76%.

Já no exterior saiu o índice Empire State de atividade industrial em Nova York é de menos 9,10 em outubro. A expectativa era de uma leitura com menos 4,00. Em setembro, ficou em menos 1,50. Leituras acima de zero indicam melhora nas condições da indústria. Abaixo de zero, piora.

A noite estava previsto para sair dados de atividade na China, como Pib, vendas no varejo, vendas de imóveis e investimentos em ativos fixos, foram marcados como “atrasados” no site do escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês) e sem previsão de data para serem divulgados.

Terça-feira

Bem cedinho, às 5h, sai o IPC-Fipe referente a 2ª quadrissemana de outubro. Pouco depois, às 8h, a Fundação Getúlio Vargas divulga o IGP-10 do mês de outubro. Já no cenário internacional saem índice de expectativas da Alemanha e Produção Industrial dos Estados Unidos.

EUA x China: Sanções, briga por semicondutores e impactos na economia

Quarta-feira com Livro Bege

De longe esse é o dia mais importante no cenário internacional. O porquê? No período da tarde saíra o Livro Bege, um relatório do Fed, Banco Central norte-americano sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Reserva Federal, cobrindo todo o território dos EUA. É apresentado 8 vezes por ano, duas semanas antes de cada reunião do FOMC. Este relatório é utilizado pelo comitê em sua decisão sobre as taxas de juro de curto prazo.

Ainda nos Estados Unidos, saem estoques de petróleo bruto e novas construções residenciais. Na Zona do Euro será divulgada a inflação ao consumidor (CPI) com previsão de nova alta, enquanto no Brasil a FGV divulga o Monitor do PIB.

Quinta-feira

O dia é “tranquilo” com destaque para a inflação ao produtor (PPI) da Alemanha que, assim como o CPI da Zona do Euro, deve apresentar alta. Nos Estados Unidos serão divulgados Pedidos de Auxílio Desemprego e Indicadores Antecedentes, quanto no Brasil sairá a 2ª prévia do IGP-M de outubro.

Leia também: Elon Musk retoma acordo para comprar Twitter

Sexta-feira é o dia mais tranquilo da agenda

Em termos de indicadores só teremos divulgação de dados na Zona do Euro. Às 6h saem números da dívida público e às 11h a confiança do consumidor.

Acompanhe tudo o que acontece no mundo dos investimentos no Blog da CM Capital!

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.