O que é slippage e como evitá-lo? Veja aqui!

Imagine que você decide investir o seu dinheiro em uma ação pelo valor “X”. Contudo, depois, percebe que essa aquisição ocorreu por um preço mais elevado, o que trouxe prejuízos ao seu investimento. Isso já aconteceu? Pois saiba que essa situação é nomeada slippage.

É possível que o termo não seja conhecido por você. Ainda assim, certamente ficou nítido que ele tem um grande potencial de impacto nos seus investimentos. Logo, se você opera no mercado financeiro, a exemplo da Bolsa de Valores, precisa conhecer mais sobre o conceito. 

Então, que tal entender o funcionamento do slippage, como evitá-lo, os principais impactos e muito mais? Continue a leitura e mantenha-se atualizado!

O que é o slippage?

O termo slippage é traduzido para o Português literal como ‘’deslizamento’’. Ele se refere à diferença entre o preço de uma compra ou de uma venda de ativos no mercado financeiro e o que foi realmente pago nesse processo. 

Isto é, algumas vezes, o investidor decide operar na Bolsa de Valores quando um ativo tem determinado valor. Porém, em casos de slippage, a ordem da operação é lançada no momento em que a cotação subiu. Logo, o preço pago no investimento é maior que o pretendido.

Em outras palavras, em questão de milésimos de segundos, há uma ‘’escorregada’’ e a operação sai por mais do que o previsto. Existem diversos motivos que podem explicar esse quadro e nem sempre o slippage é negativo, já que o deslizamento também pode tornar o preço do ativo mais atraente. 

Quais são as principais causas do slippage?

Você já entendeu o que é o slippage e que esse fenômeno pode ocorrer por diversas razões. Veja as mais comuns a seguir!

Alta busca de negociação 

Por exemplo, o slippage pode surgir a partir de uma alta busca de negociação de um ativo ou de um derivativo. Isto é, diante do alto volume, o livro de ofertas pode apresentar falhas por alguns segundos. Afinal, é preciso ter velocidade ao processar e executar as ordens emitidas.

O livro de ofertas corresponde ao local em que os operadores de mercado visualizam as suas ofertas e as dos demais participantes. É também lá que as ofertas de compra e venda são posicionadas. Todas essas informações podem ser consultadas na home broker ou na plataforma de negociação.

Baixa liquidez

Além da falha no livro de ofertas, a baixa liquidez de um ativo ou de um derivativo também pode causar o slippage. Isso porque é possível que existam mudanças rápidas na cotação, mesmo que a ordem de compra e venda dos produtos seja menor. 

Alta volatilidade no mercado

Outra razão que explica o surgimento da slippage é a alta volatilidade do mercado. Afinal, a alta oscilação nas ofertas de compra e venda dos produtos contribui para a mudança brusca no valor da cotação, já que muitas ordens são lançadas em um curto intervalo de tempo.

Como um slippage funciona?

Após compreender o que é um slippage e as suas causas principais, é o momento de descobrir como se dá o seu funcionamento. Isto é, esse fenômeno ocorre em milésimos de segundos. Para ser mais preciso, entre o momento em que a ordem de compra ou de venda do produto financeiro foi emitida e a confirmação.

Então, isso pode resultar em um deslizamento para cima ou para baixo, o que eleva ou diminui a rentabilidade do investimento. Se ele elevou, significa que a cotação ao confirmar o investimento foi melhor que a esperada. Por outro lado, se a rentabilidade diminuiu, o preço foi pior que o desejado.

Ou seja, o slippage nem sempre é algo negativo, como muitos imaginam. Além disso, tenha em mente que esse fenômeno não é recorrente e surge apenas em situações específicas — e nem toda plataforma de negociação é impactada pelo deslizamento. 

Quais são os exemplos de um slippage na prática?

Para a maior compreensão do slippage, é válido conhecer alguns exemplos dele na prática. Então, imagine que a alta valorização de Bitcoin gerou uma alta busca de negociação. Assim, diversas ordens podem ser executadas para a compra e a venda desse ativo, o que o deixou no valor de R$ 42.000.

Contudo, após a finalização da operação, o ativo voltou a operar com o preço anterior no mercado. Diante disso, a grande volatilidade, especialmente a que eleva os preços, costuma favorecer o surgimento do slippage. 

Como evitá-lo?

Você já entendeu que o slippage pode deixá-lo em prejuízo financeiro, mesmo que a sua ocorrência não seja tão comum e que a diferença no preço não seja tão alta. Logo, é importante tomar medidas de segurança para evitar o problema. 

Uma delas é considerar ativos e diretivos com maior liquidez. Afinal, você já percebeu que a baixa liquidez é uma das possíveis causas do slippage. Assim, os preços podem ser alterados rapidamente, mesmo com pouca ordem.

Outra recomendação é evitar momentos de alta volatilidade no mercado financeiro. Conforme mencionado, esse contexto eleva a oscilação nos preços constantemente.

Então, a diferença entre o valor executado e o confirmado pode ocorrer com mais facilidade. Além disso, é indicado fracionar as operações em lotes menores para diminuir os impactos em caso de slippage

Quais são os impactos de um slippage?

O principal é sofrer um prejuízo financeiro por ter uma operação executada por um preço acima do esperado. Isso impacta especialmente operações de grandes lotes ou que precisam de uma maior precisão para obter lucros.

Sendo assim, um slippage pode tornar uma operação promissora prejudicial. Isso é válido mesmo quando a diferença na alteração de preços da ordem é pequena, como normalmente ocorre. Seja como for, é preciso ter atenção para evitar um slippage e não sofrer as consequências.

Então, conseguiu tirar as suas principais dúvidas sobre o slippage? As dicas mencionadas são fundamentais para fugir desse fenômeno. Assim, opere ativos com alta liquidez, reduza o número de operações, evite a volatilidade do mercado e mais. Sem esses cuidados, os seus investimentos podem ter prejuízos consideráveis.

Quer continuar por dentro de informações essenciais sobre o mercado financeiro? Acesse mais conteúdos em nosso blog. 

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis