O que não fazer na hora de investir: 4 livros para te ajudar

Livros são uma das inúmeras formas de aprender sobre algo. E se tratando de investimentos, sempre temos o que aprender. Você também pode acessar os conteúdos educacionais no blog da CM Capital.

Você provavelmente já foi instruído sobre o que fazer na hora de investir. Então, que tal aprender quais erros não cometer? Leia a seguir:

Sempre que recebemos dicas, seja em qualquer área de nossa vida, nos falam sobre o que devemos fazer.

Quando tratamos de investimentos, por exemplo, ouvimos sempre frases como “renda fixa é sempre seguro”, “day trade traz retorno rápido”, mas nunca nos contam quais atitudes podem acarretar resultados negativos para a nossa carteira de investimentos.

É sempre importante analisar profundamente os investimentos que estamos optando por fazer para evitar cometer erros, mas também podemos escapar dos mesmos ao estudarmos o que foi feito por outros investidores.

Pensando nisso, selecionamos uma lista com 4 livros que te ajudarão a não cometer erros na hora de aplicar o seu dinheiro. Vem com a gente aprender o que NÃO fazer no momento de investir!

1. O Jeito Warren Buffett de Investir – Robert G. Hagstrom

Com uma fortuna hoje avaliada em US$ 96 bilhões, vamos começar com dicas de um investidor que, devido à sua experiência, sabe exatamente o que não fazer na hora de investir. Afinal, aos 11 anos, um dos homens mais ricos do mundo, Warren Buffett, comprou seu primeiro lote de ações na bolsa de valores de Nova York.

Robert G. Hagstrom, após longos anos de estudos sobre decisões interdisciplinares nos investimentos, reuniu na obra O Jeito Warren Buffett de Investir, os maiores ensinamentos que a trajetória de Warren Buffett pode trazer. Segundo ele, a experiência desse grande homem de negócios o ensinou a arte da paciência.

Warren é contrário à crescente onda de rápidas negociações de compra e venda de ações que ocorrem durante as oscilações de preço do mercado, o Day Trading. Segundo esse grande investidor, a gestão de seus ativos se dá através de investimentos longos de 10 a 20 anos a fim de obter um lucro consistente.

Hagstrom explica em detalhes os passos dados por Warren antes de investir em uma empresa, mas, nos baseando no livro, podemos afirmar que Warren compra suas ações sem pressa de vendê-las, pois, segundo o filantropo, o medo de perder é uma falha de mindware que distingue os investidores dos especuladores.

2. O Mais Importante Para o Investidor – Howard Marks

Já pensou em aprender com um investidor que passou tanto pelas crises do petróleo, quanto pela crise financeira mundial de 2007-2008, e que mesmo assim se manteve no mercado? Howard Marks, autor do livro O Mais Importante Para o Investidor, usou das crises para desenvolver sua filosofia de investimentos.

Segundo Howard, a maioria dos investidores inexperientes vende suas ações quando vê os ativos de uma empresa cair. Para ele, porém, essa é a hora de comprar Segundo ele, ainda que os lucros estejam em queda, a baixa nunca é tão ruim quanto se espera, e isso leva as ações a se valorizarem novamente.

O autor e investidor esclarece que é necessário desenvolver uma habilidade analítica para mensurar o valor intrínseco de um ativo. Seguindo essa lógica, ele explica que é necessário comprar ações por um valor abaixo do que realmente vale, esperando assim o momento em que o ativo irá valorizar.

Nas palavras de Marks:

“Nos investimentos, a maioria das pessoas faz, consistentemente, a coisa errada na hora errada.”

Então, não perca tempo, aprofunde seu conhecimento sobre os ensinamentos de Howard Marks e encontre oportunidades nas ações que a maioria das pessoas não está sendo capaz de enxergar.

3. Inabalável – Tony Robbins

A primeira dica que o livroInabalável de Tony Robbins traz pode parecer trivial, mas é fruto dos estudos do autor após passar longos 7 anos entrevistando grandes nomes da atividade financeira:

Concentre-se no que pode controlar, esqueça o que não pode”.

Resumidamente, os ensinamentos de Tony Robbins seguem 4 princípios:

  1. Não perca: Quanto mais dinheiro você perder, mais difícil será recuperá-lo. Enquanto muitos focam em como ganhar, foque em não perder.
  2. Não corra grandes riscos: Você deve buscar investimentos que ofereçam riscos/recompensas assimétricas, ou seja, o retorno financeiro deve ultrapassar os riscos. Busque riscos limitados e grandes retornos.
  3. Não se esqueça dos impostos: Uma estratégia das empresas é divulgar seus retornos pré-tributários, mascarando, assim, o montante líquido que realmente importa.
  4. Não aposte tudo na mesma ação: Todo investidor experiente sabe a importância da diversificação na hora de investir, afinal, apostar todo seu dinheiro em um ativo pode te fazer sofrer grandes perdas.

Esses são apenas alguns ensinamentos do inabalável Tony Robbins. Não deixe de continuar lendo para progredir no seu aprendizado!

4. Idiotices que Pessoas Inteligentes Fazem com o Próprio Dinheiro – Jill Schlesinger

 “Ninguém é mais esperto que o mercado. NINGUÉM.”

Jill Schlesinger, analista de negócios que participa da rádio da CBS, explica em seu livro Idiotices que Pessoas Inteligentes Fazem com o Próprio Dinheiroque não existe momento certo para fazer um investimento e que o mercado não espera por quem está começando.

Ela explica que sim, é necessário estudar a ação a ser comprada antes de investir, porém é realista em dizer que o mercado é cíclico e que algo que está em alta pode se desvalorizar em poucos meses. Dessa forma, é quase impossível dar uma única “tacada de mestre” e receber um enorme lucro com um único investimento.

Então, para não cometer os erros que a maioria dos novos investidores praticam no início de sua jornada, a autora diz que a melhor decisão é diversificar o portfólio, balancear o dinheiro que você tem para investir com o risco que você pode correr. Com isso, você não se torna dependente de previsões que dificilmente são certeiras.

A autora aconselha ainda que, antes de investir, é necessário criar um fundo emergencial que supra seus imprevistos por até 12 meses. O dinheiro investido deve ser aplicado em metas racionais e ativos que gerem retorno com o mínimo risco. O investidor deve, também, saber monitorar seus ativos periodicamente.

Com dinheiro não se brinca!

Muitos que vieram antes de nós perderam tudo, mas muitos aprenderam a partir das crises as melhores formas de vencer os momentos de baixa do mercado.

Dessa forma, as obras que apresentamos aqui possuem ensinamentos não só do que se deve fazer na hora de investir, como também do que não deve ser feito. Afinal, nada melhor do que aprender com os erros dos outros quando o assunto é dinheiro, certo?

Então, se aprofunde no que esses autores têm para te ensinar e encontre o investimento que combina com você!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis