É seguro investir por uma corretora?

Há muito receio sobre a segurança de se investir por uma corretora de investimento. Mas o mercado financeiro é um ambiente seguro e fiscalizado por diversos órgãos.

Uma das maiores dúvidas sobre esse mercado é se é seguro investir por corretoras de valores. Se você busca segurança e transparência nos seus investimentos, contar com a ajuda de uma corretora pode trazer uma série de benefícios.

Além de atuar como intermediária, a corretora de investimento é um apoio seguro e especializado para quem deseja começar a aplicar o seu dinheiro, mas ainda tem dúvidas sobre como começar.

Nesse texto vamos explicar o que são as corretoras e por que investir por essas instituições financeiras.

É seguro investir por uma corretora?

Como funciona o mercado financeiro?

O mercado de capitais é um sistema que promove a distribuição de títulos ou contratos de investimento  que deem direito de participação, de parceria ou remuneração, a fim de que as organizações possam viabilizar a capitalização de seus empreendimentos.

A negociação de ações é o exemplo simples de como o mercado funciona. As empresas abrem capital na bolsa para capitar acionistas e, consequentemente, gerar mais capital e desenvolver projetos. A partir desse momento, a pessoa pode adquirir uma fração da empresa, se tornar acionista e participar dos lucros da empresa.

Entenda o que é o mercado financeiro e como ele funciona em 2 minutos.

Quais diferenças entre corretoras de investimentos e bancos?

Ainda há muita dúvida sobre as principais diferenças entre uma corretora de investimentos e bancos. Muitas pessoas ficam receosas na hora de tirar o dinheiro do banco que estão acostumadas e colocar em uma corretora.

Mas o melhor remédio para a insegurança é o conhecimento, por isso, hoje vamos explicar as diferenças entre essas duas instituições financeiras, que possuem objetivos e produtos diferentes para os clientes.

Além de diferenciá-las, você entenderá também o por que é importante abrir uma conta em uma corretora, caso seus objetivos sejam construir um patrimônio ou cuidar do seu futuro financeiro.

O que são Instituições bancárias?

As instituições bancárias, ou bancos comerciais, são as intituições financeiras mais conhecidas e podem ser públicas e privadas.

O objetivo dos bancos é captar recursos através de depósitos, além de realizar a intermediação de ativos entre credores e tomadores de crédito.

Entre os serviços oferecidos pelas instituições bancárias estão conta corrente, conta poupança, cartões de crédito, consórcios e, em alguns casos, investimentos no mercado de capitais.

Porém, nesse último caso, os bancos oferecem apenas produtos emitidos por eles mesmo, oferecendo assim, um portfólio de produtos pouco diversificado e, muitas vezes, altas taxas de serviço.

O que são corretoras de investimentos: intermediárias e seguras

Em contrapartida, as corretoras de investimentos são intermediárias entre o investidor e o mercado de capitais.

Em outras palavras, a corretora é um mercado, onde os produtos de diversos emissores são oferecidos e o investidor consegue selecionar aquilo que mais faz sentido para seu perfil e objetivo.

Dentre os produtos oferecidos em corretoras estão as ações, opções, BDRs, ETFs, contratos futuros (dólar, índice e commodities), CDBs, LCIs, LCAs, LCs, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos e Fundos imobiliários.

Ao contrário de instituições bancárias, as corretoras não estão presas a apenas um emissor e os assessores estão mais interessados em mostrar bons investimentos para cada investidor, sem se prender a determinado produto por necessidade de bater uma meta.

Vantagens de investir com uma corretora de investimento

O dinheiro investido está sempre rendendo, o que por si só já é uma grande vantagem. No entanto, existem outros motivos pelos quais você deve fazer um investimento através de uma corretora, como a variedade de investimentos disponíveis.

Investindo através de uma corretora independente, não existe conflito de interesse ou restrição na divulgação dos produtos de investimentos.

Por ser uma plataforma aberta e digital, ofertamos aos clientes, de acordo com seu perfil de investimento, as melhores possibilidades do mercado. Não realizando segmentação por emissor ou característica de produto.

É possível ter acesso não só a uma ampla variedade de produtos, mas também a ajuda personalizada de assessores, que buscam as melhores oportunidades para cada perfil.

Há ainda questões como a rentabilidade maior se comparada a bancos, devido às diversas opções de investimento. Em uma corretora, você terá acesso a ofertas que geralmente são comercializadas apenas entre aqueles clientes de alta renda pelos bancos.

Enfim, ao optar por uma corretora há maior transparência nos investimentos, pois o foco está em ser uma opção lucrativa para o cliente. Sem contar, que o trabalho de assessoria desenvolvido por esse prestador de serviços garante mais segurança e uma visão mais qualificada sobre o mercado de capitais.

As corretoras são regulamentadas pelo Banco Central?

Sim. As corretoras de investimentos são regulamentadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, as corretoras também tem adesão à ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidads dos Mercados Financeiros e de Capitais, que definem as melhores práticas para o setor.

E também recebem selos da Bolsa de Valores, a B3, que garantem o comprometimento com a qualidades, segurança e transparência dos serviços.

O que acontece com meu dinheiro se a corretora quebrar?

Nada. A corretora de investimento é apenas uma intermediária entre você e os órgãos que emitem os investimentos. Por isso caso a corretora venha a falir, os seus investimentos estão seguros, registrados no seu CPF.

Onde ficam custodiados os meus investimentos?

A maior parte dos investimentos é custodiado na B3, a bolsa de valores, ou seja, eles são negociados por meio da bolsa, são eles: ações, derivativos, BDRs, ETFs, FIIs, títulos do Tesouro Direto e os títulos de renda fixa privada (CDB, LCI, LCA, LC, CRI, CRA, COE e debêntures).

Todos os investimentos ficam em nome do investidor. E é possível verificar esse registro no site da B3. Se seus ativos estiverem listados na sua conta no site da B3, você pode ficar tranquilo, eles estão no seu CPF e só expostos ao risco do investimento em si, como a flutuação de preços e taxas.

É importante lembrar que mesmo com os riscos do investimento, o FGC protege investimentos de até 250 mil. Saiba mais sobre o FGC aqui.

Para quem as corretoras de investimento são recomendadas?

Todos. Seja para começar a investir ou para quem investe há muito tempo, as corretoras são as instituições ideias para o investidor.

Além de muitas opções de investimentos, como já falamos acima, as corretoras oferecem plataformas gratuitas para quem quer operar na bolsa de valores, corretagem zero e assessoria especializadas para o investidor.

Posso confiar em corretoras independentes?

Sim. As corretoras de investimento independentes são tão seguras quanto qualquer outra instituição financeira e possuem fiscalização e regulamentação de órgãos de segurança.

E ainda trazem o benefícios de não ter nenhum banco por trás da sua operação, por isso, oferecem maior variedade de ativos e possuem mais exclusividade e pessoalidade no atendimento aos seus clientes.

Você também pode gostar:

Como funcionam os investimentos nas corretoras?

Investir por uma corretora é simples e fácil. Para abrir conta na maioria das corretoras não há taxa de manutenção e os processos são todos realizados de forma digital. Muitas corretoras possuem taxa zero de corretagem e plataformas gratuitas para a melhor experiência do cliente.

O primeiro passo para todo investidor é realizar o teste de suitability, em que é definido o perfil do investidor. Com o perfil definido, se abre um leque de opções de investimentos.

Os investimentos realizados nas corretoras são registrados em nome do investidor. Nunca aceite colocar o seu dinheiro no CPF de outra pessoa. Os analistas e assessores podem recomendar investimentos e as melhores opções para cada perfil, mas você é a única pessoa que pode autorizar esses investimentos e ter controle da sua conta.

Qual corretora de investimento escolher

A CM Capital proporciona ao cliente a chance de realizar investimentos no mesmo ambiente e infraestrutura dos grandes players do mercado mundial, como bancos e fundos. Mas não é só isso.

Segurança, solidez e credibilidade

Atuamos no mercado institucionais há mais de 30 anos, o que demonstra a solidez da empresa. Além disso, a nossa política de máxima transparência agrega valor à marca.

Quando se trata de ativos financeiros, qualquer cuidado é pouco. Ao investir em uma corretora de investimento, o cliente precisa se sentir seguro, sabendo que o investimento será um bom negócio.

Portanto, a assessoria qualificada e o atendimento ágil e de qualidade são dois pontos de destaque.

Segurança informacional

A segurança de dados é uma questão que gera inúmeras discussões no mercado. Até que ponto as pessoas estão de fato seguras realizando transações financeiras de maneira digital? Esta é uma preocupação primordial da CM Capital.

Todos os dados propagados de fontes como e-mail, mensagens instantâneas e telefones fixos são monitorados. Além disso, a empresa conta com uma rede que é referência mundial, com sistemas interligados que trazem agilidade e confiabilidade comunicacional, sem comprometer o sigilo.

Segurança e Qualificação

A carteira de clientes é outro ponto de atenção da empresa, que preza por um gerenciamento próximo para entender melhor sobre as oportunidades geradas e quais são as melhores para cada perfil de investidor.

Se você quer saber mais sobre como começar a investir o seu dinheiro, entre em contato com a nossa assessoria e conheça mais sobre os nossos serviços!

Texto escrito em 3 de junho de 2019 e atualizado por Alexia Carrara em 28 de março de 2023.

segurança

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.