O título do Tesouro Direto ideal para você

Tesouro Direto conta com várias modalidades para atingir objetivos específicos. Entre prazos, formas de retorno do investimento e taxa atrelada, é possível escolher o que melhor se encaixa no seu planejamento financeiro. Detalharemos abaixo as particularidades de cada tipo de Tesouro Direto.

Investir em Tesouro Direto é basicamente emprestar dinheiro para o governo, com a finalidade de receber esse dinheiro com juros após um certo período. É um investimento extremamente seguro, já que o governo federal sempre paga e existe garantia do Tesouro Nacional. Criado em 2002, permitiu que pessoas físicas comprassem esses papéis, tornando mais fácil a entrada destes ao mundo dos investimentos.

São 4 tipos de títulos. O que os difere é de onde vem a rentabilidade ao investir.

  • Tesouro Selic
  • Tesouro IPCA+
  • Tesouro pré-fixado
  • Tesouro Renda A+

Tesouro Selic

Esse tipo é um título pós-fixado que tem o nome porque acompanha a variação da taxa básica de juros da economia, a Selic, definida pelo Banco Central a cada 45 dias em reuniões do Copom.

O que atrai no Tesouro Selic é o fato de aplicação ter liquidez diária e o valor do papel oscilar muito pouco. Tesouro Selic é muito similar a poupança em questão de comportamento, mas não em rentabilidade. Devido a todas essas características, é o título do Tesouro Direto preferido entre os iniciantes e investidores com perfil conservador.

É um papel que sempre terá rendimento positivo, mesmo se o investidor precisar vender o papel antes do vencimento. Se o objetivo do investidor é ter uma reserva de emergência, o Tesouro Selic cumpre bem essa função.

Tem incidência de Imposto de Renda de maneira regressica e cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) caso o resgate seja feito em até 30 dias, após, o IOF é zero.

Leia mais sobre Tesouro Selic.

Tesouro IPCA

Esse investimento segue o estilo de rentabilidade híbrida, já que uma parte do rendimento é atrelada ao IPCA, o principal índice de inflação brasileiro, e a outra parte é prefixada, ou seja, a rentabilidade definida no momento da operação.

Como o papel é atrelado a inflação, fica protegido contra ela, que corrói o poder de compra, por isso o título é recomendado para investidores com foco no longo prazo. Com o dinheir protegido da inflação, a rentabilidade real fica por conta da taxa prefixada.

Também há a modalidade do Tesouro IPCA com Juros Semestrais, o que significa que duas vezes por ano, será pago o proporcional da remuneração estabelecida no momento da operação. Há tributação do IR regressivo sobre o ganho semestral e caso o investidor decidir resgatar antes do vencimento, estará sujeito às condições de mercado no momento do resgate, que levará a receber mais ou menos que o esperado.

Tesouro Prefixado

Esse investimento é destinado ao investidor que deseja saber o quanto receberá exatamente de rendimento no final do período, com a mesma segurança da poupança, mas com a possibilidade de render muito mais.

Com o Tesouro Prefixado você sabe exatamente quanto receberá até a data de vencimento. Caso resgate antes, fica sujeito a situação do mercado e suas oscilações no ato do resgate, podendo ganhar menos ou mais do que o esperado.

Também conta com a modalidade Juros Semestrais, onde o pagamento ocorre duas vezes por ano e incide-se o Imposto de Renda de forma regressiva de acordo com o resgate, assim como em outros tipos de investimento, o IOF é cobrado em resgates até 30 dias, após o período, o imposto não é cobrado.

Tesouro Renda+

É o título mais novo do Tesouro Nacional, voltado à poupança para a aposentadoria complementar. É uma Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B) sendo um título semelhante ao Tesouro IPCA+. Ambos têm rentabilidade atrelada a inflação, medida pelo IPCA, o que garante ao investidor não perder o poder de compra, além de oferecer também uma taxa prefixada.

Assim como a previdência privada, o recebimento da rentabilidade do Tesouro RendA+ não é pago em uma única retirada. É previsto um período de acumulação, onde ocorre a formação de uma poupança visando o futuro e o período de conversão, onde o investidor começa a receber de volta investimento aplicado com juros. Após o vencimento do título, o investidor passa a receber parcelas mensais pelos 20 anos seguintes. O Tesouro RendA+ é uma opção para construir uma boa reserva para a previdência. Há possibilidades de investimento para até 40 anos de acumulação, sempre seguidos por mais 20 anos de fluxo de renda mensal.

Tesouro RendA+: Tudo sobre o novo título para aposentadoria

Claro que o investidor pode ter vários objetivos financeiros e realizar variadas aplicações nas diferentes modalidades do Tesouro Direto para receber em vencimentos diferentes. Agora que você sabe para qual finalidade cada um se propõe, é mais fácil elaborar a sua estratégia financeira.

A CM Capital conta com uma equipe especializada em ajudar o investidor inciante até o mais experiente. Já abriu sua conta? Abra gratuitamente.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.