Tesouro RendA+: Tudo sobre o novo título para aposentadoria

Tesouro RendA+
Tesouro RendA+: Tudo sobre o novo título para aposentadoria

O ano começou recheado de novidades para os investidores, principalmente para aqueles que já planejam sua aposentadoria e contam com título do Tesouro Direto para isso. O Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra (NTN-B1), título público voltado à poupança para a aposentadoria, começou a ser negociado na última segunda-feira (30).

Nesse artigo você vai ler:

Tudo sobre o RendA+

Diferença do Tesouro IPCA e Tesouro RendA+

Imposto de renda e taxa de custódia

Como investir no Tesouro RendA+ pela CM Capital

Tudo sobre o RendA+

Elaborado pelo Tesouro Nacional com o intuito de auxiliar os investidores durante o período de aposentadoria, o título funcionará como uma renda extra aos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de forma similar à previdência privada.

O Tesouro RendA+ é um título parecido com o Tesouro IPCA+. São papéis que garantem ao investidor uma taxa de juros mais a variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualmente os juros oferecidos nos papéis Tesouro IPCA+ já negociados na plataforma estão acima de 6% ao ano.

Com o novo título do Tesouro Nacional, o investidor encontra mais uma possibilidade de planejar uma data para sua aposentadoria garantindo o recebimento de uma renda mensal pelo período de 20 anos seguintes. Há possibilidades de investimento para até 40 anos de acumulação, sempre seguidos por mais 20 anos de fluxo de renda mensal.

O valor investido será sempre devolvido em 240 prestações mensais que amortizam todo o fluxo investido no produto. O valor inicial para começar a investir no RendA+ é de R$ 30. Já o período de acumulação de capital, que será a vida desse título, é de 7 a 42 anos, dependendo do vencimento escolhido pelo investidor. São oito datas de vencimento do título, de 15/01/2030 a 15/01/2065, sempre com intervalos de 5 anos entre um título e outro.

Leia também: Renda fixa: tudo o que você precisa saber para investir

Mas, afinal, qual a diferença do Tesouro IPCA para o Tesouro RendA+?

A diferença do Tesouro Renda+ para o Tesouro IPCA+ é: no lugar de receber a aplicação inteira de volta na data do vencimento, como acontece no IPCA+, o investidor receberá os valores mensalmente. Como os pagamentos são corrigidos pela inflação, o seu poder de compra estará sempre garantido.

Imposto de renda e taxa de custódia

O título será vendido e resgatado a preços de mercado. Sendo assim, caso resgatado antes do vencimento da aplicação, ele sofrerá a marcação a mercado, como os demais investimentos do Tesouro Nacional.

O RendA+ tem período de carência de 60 dias, contados da data da liquidação da compra, e não receberá nenhum tratamento tributário diferenciado. O novo produto tem, por regra, a mesma tributação existente para os demais títulos públicos do Tesouro Direto – que segue a tabela regressiva do Imposto de Renda, com alíquotas entre 22,5% e 15%.

No entanto, o investimento oferece a possibilidade de isenção da taxa de custódia, que é cobrada pela B3, que operacionaliza o sistema de negociação de títulos do governo. A taxa de custódia será zerada para quem carregar o Tesouro RendA+ até a data de vencimento, com o limite de até seis salários mínimos de renda mensal nos 20 anos seguintes.

Nesse título, não há cobrança semestral da taxa de custódia. Ou seja, o investidor só a pagará se resgatar os valores antes do vencimento do título ou no recebimento dos fluxos mensais.

Fique atento: o investidor que realizar o resgate antecipado – antes do vencimento – dos papéis, terá de pagar a taxa. Se a venda ocorrer em um período inferior a dez anos, o custo será de 0,50% ao ano sobre o valor resgatado. Entre 10 e 20 anos, a taxa cobrada será de 0,20% ao ano. E acima de 20 anos, totalizará 0,10% ao ano.

Como investir no Tesouro RendA+ pela CM Capital

Agora que você já sabe tudo sobre o novo título do Tesouro Nacional, chegou a hora de começar planejar sua aposentadoria investindo pela CM Capital.

Primeiro, crie uma conta na maior corretora independente do Brasil e da Espanha. Caso já tenha, é só a acessar. Em seguida, no menu esquerdo vá em Investir -> Tesouro Direto.  Nesta página, você encontrará todas as opções disponíveis do Tesouro Nacional, incluindo o Tesouro RendA+ (NTN-B1).

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.