Como declarar day trade no Imposto de renda?

A declaração do Imposto de renda não precisa assustar quem opera day trade. O trader, ao realizar operações frequentes no mercado financeiro, precisa conhecer as regras específicas em relação ao IR.

Neste artigo vamos explicar tudo que um trader precisa saber na hora de declarar o imposto de renda, além de dar algumas dicas para evitar cair na malha fina ou pagar mais impostos do que o necessário.

Como declarar day trade no Imposto de renda

Declaração de imposto de renda para traders

As alíquotas do Imposto de Renda para operações em Bolsa de Valores são progressivas, variando de acordo com o valor do ganho líquido. A declaração de Imposto de Renda é uma obrigação anual para todos os cidadãos brasileiros que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Receita Federal.

Investimentos tributáveis

Toda operação de compra e venda de ativos, como ações, contratos futuros e opções, está sujeita à tributação. O ganho líquido dessas operações deve ser declarado na ficha de Renda Variável.

Operações de Day Trade, caracterizadas pela compra e venda no mesmo dia, possuem regras e alíquotas diferentes das operações de Swing Trade, que são realizadas em prazos mais longos.

Já os prejuízos em operações podem ser compensados, reduzindo assim a base de cálculo do IR.

Programa da Receita Federal

Faça o download do programa oficial da Receita Federal e siga as etapas indicadas para o preenchimento da declaração. Informe seus rendimentos, despesas dedutíveis e ganhos de capital.

É possível fazer sua declaração de IR por meio do site “Meu Imposto de Renda”, da Receita Federal ou pelo aplicativo, que pode ser baixado na Google Play Store, para Android, ou na App Store, para iPhone.

Atenção aos prazos

Esteja ciente dos prazos estipulados pela Receita Federal. Atrasos na entrega da declaração podem resultar em multas, portanto, planeje-se para evitar contratempos.

O período de declaração do IR geralmente ocorre entre março e abril de cada ano. A entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, será de 15 de março e 31 de maio, segundo a Receita Federal.

Como Declarar Day Trade no Imposto de Renda

Todas as operações de Day Trade devem ser declaradas na ficha de Renda Variável, especificamente na aba de “Operações Comuns/Day Trade”.

Detalhe cada operação realizada, indicando se foi de Day Trade. Inclua informações como data, tipo de operação, ativo negociado, quantidade, preço de compra e venda, entre outros dados relevantes.

Se você utilizar alavancagem nas operações, tenha atenção especial ao declarar os valores corretos para evitar erros na tributação.

Quanto um trader paga de imposto

A quantia a ser paga pelas suas operações dependerá de diversos fatores, incluindo o valor dos ganhos líquidos e as alíquotas progressivas estabelecidas pela Receita Federal.

Quem vende mais de R$ 20 mil na bolsa por mês e tem lucro precisa emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar 15% em cima da rentabilidade, já quem é Day Trader precisa pagar 20% de imposto, independentemente do valor negociado.

Quando pagar a DARF

A declaração de IR para Day Trade é anual, mas o pagamento do imposto deve ser realizado mensalmente por meio do DARF.

O DARF é uma guia de pagamento emitida pela Receita Federal e serve para recolher uma série de impostos e taxas relacionadas a operações financeiras. Além disso, este documento também é necessário para quitar os tributos relacionados aos investimentos que não tenham IR retidos direto na fonte.

O pagamento do IR referente ao Day Trade deve ser efetuado até o último dia útil do mês subsequente ao das operações. Fique atento às datas para evitar multas e juros.

Você encontra o DARF no site da Receita Federal e todos os detalhes para preencher o documento estão na sua nota de corretagem no Portal do Cliente da CM Capital.

Como pagar menos imposto no trade

Existem formas de minimizar o impacto do IR nas operações de Day Trade, como por exemplo a compensação dos prejuízos, que, quando usado de maneira correta reduzir a base de cálculo do imposto.

Outro ponto importante, não apenas na hora de declarar o Imposto das operações, é a diversificação de investimentos. Considere a diversificação da sua carteira para incluir ativos isentos ou com tributação mais favorável, como LCIs e LCAs.

Conte com a CM Capital na hora de declarar seus impostos

O Imposto de Renda para traders é um tema complexo, mas com conhecimento e estratégia, é possível deixar tudo mais simples.

Na CM Capital, estamos comprometidos em fornecer orientações precisas para que você tenha uma experiência simples e descomplicada.

Lembre-se sempre de buscar o auxílio de profissionais especializados para garantir conformidade com a legislação vigente. Invista com inteligência não apenas nas operações, mas também na gestão fiscal, para alcançar resultados consistentes e sustentáveis.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.