Blog

Onde investir a partir de 50 reais?

Mesmo que o contato com o mercado financeiro esteja mais simples do que era anos atrás, ainda existem pessoas que temem dar os primeiros passos nesse universo. Essa é uma preocupação plausível, pois qualquer atitude que envolva a segurança patrimonial deve ser tomada com cautela.

Contudo, você sabia que é possível investir a partir de 50 reais e, mesmo assim, garantir bons resultados? Neste conteúdo, vamos explicar como fazer isso, mostrar o que deve ser levado em conta e comprovar que, com estudo e paciência, o mundo das finanças pode ser mais simples do que você imagina!

Se deseja conferir informações sobre esse assunto, prossiga com a leitura!

É possível investir a partir de 50 reais, apenas?

Por mais que a afirmação seja uma surpresa para alguns investidores iniciantes, sim, essa é uma possibilidade — e uma excelente notícia, certo? Ela vale tanto para os que não têm muito dinheiro disponível quanto no caso dos que não querem comprometer suas finanças ao realizar investimentos.

Contudo, é necessário tomar alguns cuidados. Antes de iniciar a jornada financeira, é preciso conhecer seu perfil de investidor. Ele diz respeito a uma análise realizada a fim de definir sua tolerância aos riscos, ajudar no direcionamento de objetivos e selecionar os melhores investimentos voltados ao seu caso.

Além disso, é imperativo contar com uma corretora de valores confiável. Ela deve oferecer o melhor atendimento possível, garantir um excelente custo-benefício e trazer escolhas variadas. Com esses pontos alinhados, é hora de conferir as aplicações que oferecem títulos e ativos no valor de até 50 reais. Confira!

Quais são os investimentos disponíveis para valores baixos?

É comum encontrar as alternativas mais acessíveis de investimento na renda fixa. Mesmo que essa não seja uma regra, a probabilidade de achar ativos da renda variável que se enquadrem nesse valor não é tão simples. Porém, essa não é uma má notícia. Especialmente no caso dos iniciantes e dos que já montaram sua reserva financeira, a renda fixa tende a ser recomendada.

Afinal, ela traz mais segurança e estabilidade ao ser comparada com outras opções — além de permitir que você deixe de investir na poupança, que não é tão vantajosa. Conheça as melhores possibilidades na hora de investir 50 reais!

Tesouro Direto

Esse é o investimento coringa de quem está começando. Ele implica o empréstimo de dinheiro para o governo e, após o vencimento da aplicação, ele devolve ao investidor um valor acrescido de juros e correções. É possível aplicar nessa opção e investir a partir de 50 reais. Afinal, com 30 reais você pode comprar um título do tesouro prefixado, por exemplo.

A rentabilidade desse tipo de opção tende a seguir a Selic, a taxa básica de juros. Portanto, é interessante ficar de olho nela. Você pode usar simuladores online a fim de prever o valor a ser resgatado no vencimento. Finalmente, é imprescindível falar de uma das maiores características desse investimento: a segurança.

Além de contar com baixos riscos — considerando que as chances de o governo quebrar são mínimas — as aplicações do Tesouro Direto contam com a proteção do FGC. Isso significa que você será ressarcido caso algo saia do planejado.

CDB

Esse investimento também é bastante comum nas carteiras daqueles que desejam otimizar seu patrimônio com segurança. Ele diz respeito a um empréstimo que você faz para um banco — seja por meio de uma corretora de valores, seja na própria instituição financeira.

Sua rentabilidade está atrelada ao CDI. Portanto, significa que ela segue uma referência relativa aos empréstimos que os próprios bancos fazem uns com os outros. A intenção é de que as instituições fechem sempre o dia com saldos positivos. Essa aplicação também é coberta pelo FGC. Em outras palavras, caso o banco em questão quebre, você será ressarcido.

LCI e LCA

Seguindo a mesma lógica dos outros dois exemplos, esses também representam empréstimos. Contudo, nesse caso, o dinheiro do investidor é destinado ao setor imobiliário e ao agronegócio. Sua rentabilidade pode ser tanto prefixada (ou seja, você já sabe o valor que resgatará no vencimento) quanto pós-fixada. Nesse caso, ela estará atrelada a um índice — como o próprio CDI.

O grande atrativo dessa opção é o fato de ela ser isenta de Imposto de Renda. Isso significa que não haverá tributação sobre o valor resgatado. Porém, há uma desvantagem: esse investimento não é coberto pelo FGC. Em contrapartida, seu rendimento tende a ser maior do que o das outras opções.

Existem, ainda, alternativas que possibilitam investir 50 reais, como:

  • LC (Letra de Crédito);
  • CRA e CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários e Certificados de Recebíveis do Agronegócio);
  • debêntures;
  • alguns fundos de ações (para os entusiastas da renda variável).

É fundamental buscar saber mais sobre cada um deles antes de investir. Afinal, na intenção de garantir sucesso, busque a aprendizagem constante e o alinhamento entre as aplicações e suas necessidades pessoais.

Quais são as vantagens de investir com pouco dinheiro?

Além de contar com opções variadas, outros benefícios podem ser citados. Eles são bastante relacionados aos elementos que tornam a renda fixa tão atraente aos investidores de perfis conservadores e iniciantes e incluem:

  • baixo risco, estando comumente atrelados ao CDI ou à Selic;
  • alta liquidez, sendo possível resgatar o investimento a qualquer momento a partir do vencimento;
  • rentabilidades interessantes, mesmo para quem investe valores mais baixos;
  • leque diversificado de opções.

Em outras palavras, não é necessário contar com grandes quantias em caixa na hora de aplicar. Com pouco dinheiro, já é possível dar os primeiros passos rumo à conquista de seus objetivos. Com o passar do tempo, você aprimorará seu aprendizado em torno das opções disponíveis, escolhendo as que melhor se alinham às novas metas traçadas.

É fundamental reforçar a busca por uma plataforma confiável na hora de investir 50 reais — ou qualquer quantia, na verdade. É a escolha da corretora de valores adequada às suas demandas fará com que você tenha acesso às melhores opções de investimentos e garanta sucesso a cada nova escolha que fizer. A CM Capital e.PLUS opera há mais de 20 anos no Brasil e é referência em um atendimento personalizado.

Se você deseja se aprofundar na importância de contar com os profissionais certos ao começar a investir, entre em contato conosco hoje mesmo e fale com um de nossos atendentes! Estamos disponíveis por e-mail ou nos números +55 11 2388-0480 e +55 11 3842-1122!

investir a partir de 50 reais

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis