Confira neste post tudo sobre as ações ON e PN

Você sabe o que são ações ON e PN? E as diferenças entre elas? Essas são informações importantes e amparam determinados perfis de investidores. Contudo, antes de se aprofundar nelas, é interessante retomar o conceito de ação. Em poucas palavras, ela representa parte do capital social de uma sociedade anônima ou companhia.

Desse modo, quem compra o papel de uma empresa se torna um acionista, ou seja, sócio da organização. Contudo, isso não significa que ele terá os mesmos direitos dos sócios majoritários. E, parte disso, diz respeito ao tipo de ação comprada. Com essas informações em mente, acompanhe a leitura para entender mais sobre o tema!

O que são ações ON e PN e quais as diferenças entre elas?

Ações ON e PN dizem respeito, respectivamente, às ações ordinárias e preferenciais. As primeiras garantem ao acionista uma parcela maior na tomada de decisão da empresa, uma vez que esse tipo de ação garante o direto ao voto nas assembleias. Também é importante saber que o direito é proporcional ao volume de ações compradas.

Por outro lado, as ações preferenciais não dão direito ao voto. Ou seja, ao comprá-la, o acionista não participa das assembleias. Porém, essa opção também garante dois grandes diferenciais: ela tem preferência no pagamento de dividendos e costuma ter maior liquidez. Desse modo, os acionistas que optam por investir em ações preferenciais, como o nome indica, recebem o retorno do investimento antes dos que compraram as ordinárias.

Um bom exemplo para entender a relação entre ações ON e PN é a falência de uma companhia. Em uma situação como essa, que implica investir na crise — e no caso da liquidação da empresa — os acionistas preferenciais seriam reembolsados antes dos ordinários.

Por fim, é interessante saber que algumas organizações também dão direito ao voto nas ações preferenciais. Mas, para que isso aconteça, é preciso que a atitude esteja listada no estatuto. Desse modo, se você deseja se tornar um acionista, não deixe de ler o documento.

Como diferenciar ações ON e PN na bolsa?

As principais diferenças entre ações ON e PN foram citadas — direito ao voto e pagamento de dividendos. Contudo, além delas, é importante saber como identificar cada tipo está na bolsa de valores.

Para isso, é usado o chamado ticker. Ele é o código utilizado na compra e venda de papéis e é composto por 4 letras e um número. Quando esse número terminar em 3, ele se referirá a uma ação ordinária. E se for finalizado com 4, a uma ação preferencial.

Sendo assim, caso você encontre uma ação de final 3, saberá que está diante de uma ação ordinária. Se ela terminar em 4, será preferencial. Nesse momento, poderá escolher as que melhor se adéquam às suas necessidades.

Quais as vantagens das ações ON e PN?

Agora que você sabe o que são ações ON e PN e conhece as principais diferenças entre elas, é hora de conferir algumas de suas vantagens. De maneira geral, ações de todos os tipos podem trazer benefícios e riscos aos investidores. Compreendê-los e minimizá-los diz respeito a diversos fatores, como perfil de investidor e objetivos.

Contudo, tanto as ações ordinárias quanto as preferenciais podem ajudar o investidor a atingir suas metas com mais facilidade. Afinal, ao conhecer a diferença entre elas, ele pode escolher o que o atende melhor: receber dividendos previamente ou ser capaz de opinar sobre o futuro da empresa. Ao tomar sua decisão, ele direciona seus objetivos com maior êxito. Por fim, garante a diversificação da carteira.

Quais os tipos de investidores na bolsa?

Conhecer diferentes tipos de ações pode levar a um questionamento: será que existem, também, tipos distintos de investidores na bolsa? A resposta é sim! Esse espaço traz oportunidades a indivíduos com necessidades particulares. E cada um pode se identificar mais com a ação ON, PN ou, até mesmo, nenhuma delas. A seguir, serão apresentados os principais perfis da B3!

Especuladores

É provável que você já tenha ouvido o termo “especular”. Ele diz respeito à busca dos maiores resultados financeiros possíveis no curto prazo. Assim, essa prática não prioriza analisar o desempenho de um único ativo por muito tempo.

Ao contrário, o especulador se beneficia, justamente, da compra e vendas das ações em seus momentos de oscilação — sejam ações em alta ou ações em queda.

Desse modo, o lucro é obtido, por exemplo, quando uma ação é comprada por um valor e, em seguida, vendida por um preço maior que o da compra. O perfil desse tipo de investidor é arrojado. Por fim, alguns subtipos podem ser encontrados entre os especuladores. Eles incluem os traders, como:

  • day trader, que visa a vender todos os ativos que comprou em um dia ao final do pregão;
  • swing trader, que compra e vende ativos em um período maior do que um dia, podendo chegar a algumas semanas;
  • position trader, cujo prazo de compra e venda de ativos pode chegar a meses e até anos.

Investidores

Diferentemente dos especuladores, são considerados investidores aqueles que têm visão de longo prazo. Eles não se aproveitam das oscilações para lucrar. Desse modo, mantém os ativos comprados na carteira por períodos maiores (buy and holder) e analisam as empresas cautelosamente antes de comprar os papéis.

Esse perfil de investidor na bolsa é considerado arrojado, mas os moderados também podem operar dessa forma. Ele prioriza a qualidade dos ativos, analisando-a por meio da chamada análise fundamentalista de ações. Em comparação com os especuladores, não existe certo e errado nesse momento — apenas o que for mais adequado às suas demandas em um determinado período.

Porém, após conhecer esses tipos, vale a reflexão: para especuladores, será que vale a pena adquirir ações que pagam bons dividendos em um momento futuro, ou garantir direito a voto? E para aqueles que visam ao longo prazo? Será mais importante interferir na gestão da companhia ou garantir lucros preferenciais?

Conforme visto, a escolha dos ativos ideais a cada carteira dependem do autoconhecimento, de seu perfil de investidor e de seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Ao delimitar esses pontos e conhecer o conceito por trás das ações ON e PN, será mais simples escolher os ativos que melhor amparem sua carteira!

E se você deseja contar com um serviço especializado na hora de investir de acordo com seus interesses, não deixe de contatar a CM Capital e.PLUS. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a dar um PLUS em seus investimentos! Estamos disponíveis por e-mail, WhatsApp ou nos números +55 11 2388-0480 e +55 11 3842-1122.

ações ON e PN

Mais posts

Categorias

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki