Conheça os tipos de ação e invista agora mesmo!

O mercado de ações pode trazer uma das rentabilidades mais desejadas entre os investidores iniciantes. No entanto, para que isso aconteça, é preciso se dedicar e aprofundar os conhecimentos tanto nos tipos de ação quanto no funcionamento de toda a bolsa.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que ajudará você a entender a diferença entre os tipos de ação, além de contribuir na hora de descobrir qual deles é o mais adequado para o seu perfil de investidor. Ficou interessado? Então, confira e cheque como garantir rendimentos muito mais atrativos para as suas aplicações. Aproveite!

Ações ordinárias

As ações ordinárias são as mais frequentes na bolsa, elas são chamadas assim justamente por serem consideradas “ações comuns”. Quando um investidor se torna um acionista ordinário, ele pode votar nas assembleias da empresa, participar das decisões e assim sucessivamente. Para isso, ela distribui a quantidade de cotas para que haja acionistas minoritários e majoritários.

Outro detalhe que vale ser ressaltado é que os acionistas ordinários só recebem seus rendimentos depois de todos os preferenciais já terem retirado suas respectivas partes. Além disso, o seu identificador na bolsa de valores é o número 3, que indica que a ação é ordinária.

Ações preferenciais

Já as ações preferenciais têm prioridade na ordem de pagamento de proventos. Dessa forma, os acionistas dessa categoria são os primeiros a receberem. Caso a empresa venha a ser liquidada, eles também são os primeiros a terem seus papéis quitados.

No entanto, quem opta por investir nesse tipo de ação não tem direito a voto nas assembleias. Concomitante a isso, ela também é exigível, o que significa que se a empresa quiser comprá-la de volta, ela pode fazer isso a qualquer momento.

Os investidores que aplicam nessa modalidade tem a garantia de um dividendo fixo, diferentemente das ações ordinárias, cujos rendimentos são variáveis e não são garantidos. O identificador desse tipo de ação é o número 4 depois do nome.

Em geral, as ações preferenciais são mais adequadas para aqueles investidores menores, que buscam maior liquidez. Portanto, pode-se dizer que, como elas são mais facilmente negociáveis, se adéquam melhor aos objetivos, permitindo alcançar uma rentabilidade mais rápida. Se o objetivo é apenas obter renda extra passiva, essa é a melhor opção.

Saiba qual é o tipo mais adequado para você

De acordo com o seu perfil de investidor, a ação ideal para você pode variar em relação àquela que seria para outra pessoa. Portanto, o primeiro passo é entender qual é o seu perfil e como você tolera certos tipos de oscilação. Por exemplo: você aceitaria correr o risco de perder uma maior quantidade de dinheiro pela chance de ter uma rentabilidade na mesma proporção?

Mas esse não é o único fator que deve ser levado em consideração. Existe uma série de outros aspectos que merecem a sua atenção. Confira cada um deles a seguir.

Avalie a liquidez do ativo

A liquidez diz respeito à facilidade com que um determinado papel “vira dinheiro”. Quando você compra uma ação, está concordando em pagar um valor por aquele ativo. Logo, quando decide vendê-lo, outro investidor precisa concordar em pagar o preço que está sendo ofertado.

Quando não há pessoas suficientes interessadas em adquirir esses ativos de você, significa que eles não têm uma boa liquidez, ou seja, que se você precisar, por qualquer razão, negociar rapidamente um papel para obter o dinheiro em troca, pode não conseguir. Uma boa liquidez, por outro lado, é aquela que permite que a ação seja vendida quase que imediatamente.

Analise a solidez da empresa no mercado

Você costuma pesquisar sobre as empresas das quais está comprando ações? Pois é, muitos investidores iniciantes simplesmente passam por cima desse passo, colocando em risco a sustentabilidade das suas aplicações. Mas você não deve cometer esse erro!

Antes de decidir se o preço de uma ação está atrativo e de descobrir se ela tem uma boa liquidez, procure saber sobre a solides da empresa no mercado. Trata-se de uma companhia consolidada? Seus papéis costumam oscilar de valor? Como é a sua credibilidade junto aos consumidores?

Tudo isso precisa ser observado para garantir que a empresa continuará existindo ao longo do tempo e que, junto dela, os ativos seguirão rendendo. Inicialmente, pode parecer uma análise trabalhosa, mas que poupará muitas preocupações.

Verifique o balanço da empresa

Para entender a saúde financeira de uma empresa é preciso buscar informações atualizadas e confiáveis sobre ela. O balanço patrimonial do negócio é uma dessas fontes. Por meio dele, você conseguirá entender como tem sido o desempenho e a atuação da companhia no mercado.

Isso porque o balanço patrimonial reúne:

  • o ativo da empresa;
  • o passivo da empresa;
  • o patrimônio líquido.

Os ativos são a forma como os recursos organizacionais são aplicados, ou seja, maquinários, infraestrutura, veículos, patentes e assim por diante. Os passivos são as obrigações do negócio, as contas a pagar, os empréstimos e financiamentos. O patrimônio líquido, por sua vez, é capital próprio da empresa, o capital aplicado pelos acionistas e que são investidos nos ativos.

Além disso, procure avaliar o demonstrativo de resultados (DRE) da companhia, que pode ser útil para diversos cálculos. É por meio desses demonstrativos será possível compreender a saúde financeira do negócio, entendendo se ele é ou não a melhor alternativa para aplicar o seu dinheiro.

Como você viu, investir em ações pode ser muito rentável, desde que você saiba como avaliar a companhia da qual pretende comprar seus ativos. No começo, pode parecer um pouco confuso e até complicado, mas, com o passar do tempo, você verá que isso diminuirá os riscos e aumentará a rentabilidade dos seus investimentos.

Se for preciso, faça um plano de avaliação dos ativos que você pretende comprar para entender qual ou quais deles melhor se encaixam na sua estratégia. Dessa maneira, será mais fácil manter as suas decisões ao longo do tempo, ainda que o valor dos papéis oscile.

Agora que você já está por dentro dos tipos de ação, que tal acompanhar outros conteúdos que podem ser valiosos para os seus investimentos? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens!

tipos de ação

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki