A semana foi fraca em termos de indicadores, não houve tantas divulgações. No cenário geopolítico, no entanto, o clima foi mais intenso e teve até renúncia de ministros do Reino Unido. Confira tudo o que movimentou o mercado entre os dias 17 e 21 de outubro.
Resumo da semana: o mercado na palma da sua mão
Segunda-feira
A semana começou com a divulgação do IPC-S que subiu 0,42% na 2ª quadrissemana de outubro, após alta de 0,26% na primeira leitura do mês, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. Seis das oito categorias de despesas que compõem o indicador registraram avanço da inflação entre a primeira e a segunda leitura do mês.
Em seguida, saiu o tradicional Boletim Focus que apresentou a décima sexta semana consecutiva de queda na projeção para o IPCA. Para 2022, foi retomada a projeção de alta para a estimativa do PIB, após uma semana de estabilização.
Por último no cenário doméstico, mas não menos importante, saiu o IBC-Br, que funciona como uma prévia do PIB divulgado mensalmente pelo Banco Central. Segundo dados, Índice de Atividade Econômica do Banco Central caiu 1,13% em agosto na comparação com julho.
Essa é a maior queda mensal do nível de atividade desde março de 2021, quando foi registrada uma retração de 1,59%. Na comparação com agosto de 2021, o IBC-Br registrou avanço de 4,86%. Em 12 meses, o indicador subiu 2,08% e, no acumulado do ano (de janeiro a agosto), cresceu 2,76%.
Já no exterior saiu o índice Empire State de atividade industrial em Nova York é de menos 9,10 em outubro. A expectativa era de uma leitura com menos 4,00. Em setembro, ficou em menos 1,50. Leituras acima de zero indicam melhora nas condições da indústria. Abaixo de zero, piora.
A noite estava previsto para sair dados de atividade na China, como Pib, vendas no varejo, vendas de imóveis e investimentos em ativos fixos, foram marcados como “atrasados” no site do escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês) e sem previsão de data para serem divulgados.
Terça-feira
No Brasil, o IPC-Fipe, que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,33% na segunda quadrissemana de outubro, ganhando força em relação à alta de 0,22% verificada na primeira quadrissemana deste mês
Na Alemanha, índice Zew de expectativas econômicas avançou 2,7 pontos para -59,7 pontos em outubro. No entanto, a avaliação da situação econômica atual no país voltou a cair e atualmente está em -72,2 pontos, 11,7 pontos abaixo do mês anterior.
O sentimento dos especialistas do mercado financeiro em relação ao desenvolvimento econômico da zona do euro é similar. Aumentou em 1,0 ponto, em outubro e atualmente está em -59,7 pontos. Já o indicador de situação caiu acentuadamente, para -70,6 pontos, perdendo 11,7 pontos em relação ao valor do mês anterior.
Nos EUA, as vendas da indústria em setembro subiram 0,4%, acima do consenso de alta de 0,2%. Já a produção industrial de setembro avançou 0,4%, acima do consenso de 0,1%. Em 12 meses, o acumulado é de alta de 5,3%.
No front corporativo
A OI informou que aprovou a submissão de proposta de grupamento da totalidade das ações ON e PN de emissão da companhia a age, a ser convocada para o dia 18/11. A administração da operadora de telefonia propõe aos seus acionistas o grupamento da totalidade de suas ações, ordinárias e preferenciais, na proporção de 50 para 1, de forma que cada lote de 50 ações de cada espécie seja grupado em uma única ação da mesma espécie. Leia mais!
Além disto, a notícia de que a Natura &Co quer se separar da marca australiana de cosméticos de luxo Aesop, que comprou por US$ 71,6 milhões em 2012, fez com que as ações da companhia disparassem. O conselho de administração autorizou um estudo comparativo entre a oferta pública inicial (IPO) da Aesop e um spin-off (separação), seguido de potencial oferta pública.
Quarta-feira
A taxa anual de inflação ao da Zona do Euro continuou em elevação e atingiu 9,9% em setembro. Em agosto, estava em 9,1% e, em julho, em 8,9%. O núcleo da inflação, que exclui as variações de energia, alimentos, álcool e tabaco, também acelerou, para 4,8% em setembro. A taxa foi de 4,3%, em agosto, e de 4,0%, em julho.
Além disto, em meio aos recentes cortes na produção de petróleo pela OPEP+ e os embargos da União Europeia à commodity vinda da Rússia, os preços do barril acabaram subindo. Para conter o aumento, Joe Biden anunciou que, se necessário, um volume ainda maior da commodity poderá ser disponibilizado para venda e avisou que os EUA só pretendem recompor as suas reservas quando o preço do WTI cair abaixo de US$ 72 por barril.
Leia mais sobre o cenário atual do petróleo!
Nos Estados Unidos, o Livro Bege, do Federal Reserve, surpreendeu ao não vir tão Hawkish, há uma parcela do mercado, inclusive, que diz que o documento veio até um tanto quanto Dovish. Embora tenha destacado os preços ainda elevados, apontou “algum alívio em vários distritos”, com a economia se expandindo “modestamente”, ainda que o mercado de trabalho siga “apertado”.
O Reino Unido registrou um aumento no índice de preços ao consumidor para 10,1% nesta quarta-feira, correspondendo à alta de 40 anos divulgada pelo escritório de estatísticas nacionais em julho.
No cenário geopolítico, a queda da Primeira-Ministra da terra da rainha foi uma surpresa quase que previsível. Após apenas 45 dias no cargo, a primeira-ministra do reino unido, Liz Truss, renunciou ao cargo. Ela não resistiu à crise iniciada com o anúncio de um ousado plano de redução de impostos divulgado em setembro.
“Dada a situação, não posso cumprir o mandato pelo qual fui eleita pelo partido conservador”, disse em pronunciamento. Ela disse ainda que permanecerá no cargo até que um sucessor seja escolhido. A BBC disse que o mandato de Truss foi mais curto de qualquer primeiro-ministro do Reino Unido. O Ministro Da Finanças, Kwasi Kwarteng e Ministra Do Interior, Suella Braverma também renunciaram recentemente.
Sexta-feira é o dia mais tranquilo da agenda
Em termos de indicadores só teremos divulgação de dados na Zona do Euro. Às 6h saem números da dívida público e às 11h a confiança do consumidor.
Acompanhe tudo o que acontece no mundo dos investimentos no Blog da CM Capital!