Resumo da Semana: inflação no Brasil e payroll nos EUA dão sinais do que esperar para Super Quarta

Nenhuma semana com Payroll é tranquila para o investidor. Mas não foram só os resultados do mercado de trabalho nos EUA acima do esperado que movimentaram essa semana. Nos últimos dias, tivemos falas do Powel, decisão de juros no Japão, PIB da Alemanha, eleição na China, entre outros fatos relevantes.

No Brasil, finalmente, vimos novidades sobre o novo arcabouço fiscal, que só falta ser divulgada. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, garantiu que a proposta vai agradar o mercado.

Lula também aprovou o projeto desenrola, programa de renegociação de dívidas que o governo federal quer tirar do papel. Além disso, o ministro da agricultura informou que as exportações de carne para china voltaram após o caso isolado do mal da vaca louca.

A semana também foi recheada de balanços corporativos, alguns bons outros nem tanto. Não conseguiu acompanhar tudo? Não tem problema, trouxemos a seguir os destaques desta semana (6 a 10 março) para o mercado financeiro.

Semana teve divulgação do IPCA no Brasil

POWELL, PAYROLL E JUROS NO EUA

Em discurso ao Congresso americano durante esta semana, o presidente do banco central dos Estados Unidos (FED), Jerome Powell afirmou que, até o momento, a política monetária não tem sido forte o suficiente pra fazer com que a inflação no país diminua até a meta.

Mercado de trabalho aquecido

Os Estados Unidos criaram 311 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em fevereiro, conforme apontou o payroll divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Departamento do Trabalho do país. A taxa de desemprego ficou em 3,6% no mês.

Pelo segundo mês consecutivo, o dado surpreendeu o mercado. A expectativa, segundo o consenso Refinitiv, era de que os empregadores criassem 205 mil vagas no mês. Já a estimativa para a taxa de desemprego era de 3,4%.

Somado ao discurso de Powel, o mercado passou a corrigir suas projeções e apostar em um aperto monetário mais duro, de 50 pb, na próxima reunião do FOMC, em 22 de março.

Orçamento de Biden

O presidente dos Estados Unidos apresentou seu projeto orçamentário anual na quinta-feira (09). Ele deve elevar impostos sobre os ricos e as grandes corporações, além de fortalecer programas sociais, entre outras prioridades. O orçamento almeja diretrizes para o ano fiscal de 2024, que começa em 1° de outubro de 2023.

CRESCIMENTO MENOR E REELEIÇÃO NA CHINA

A China, divulgou no início da semana que a meta de crescimento do país em 2023 é de “cerca de 5%”. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 3% em 2022. Foi a segunda taxa de crescimento econômico mais fraca do país desde 1976. A meta anunciada segunda-feira (06) pelo primeiro-ministro do país é menor do que a anuncia em 2022, quando o governo previa que a economia chinesa crescesse 5,5% este ano.

Nova presidência (ou não)

Na sexta-feira, Xi Jinping garantiu um terceiro mandato como presidente da China. A renovação do mandato ele reforçou seu controle sobre a segunda maior economia do mundo, à medida que o país emerge de uma crise da Covid-19 e enfrenta desafios diplomáticos.

Quase 3 mil membros do Parlamento chinês, o Congresso Nacional do Povo (NPC), votaram de maneira unânime em Xi, de 69 anos, no Grande Salão do Povo, em uma eleição na qual não havia outro candidato.

JUROS ULTRABAIXOS NO JAPÃO

A economia do Japão evitou por pouco uma recessão nos meses finais de 2022 ao registrar leve crescimento diante de um consumo frágil e depois de encolher no terceiro trimestre, mostraram dados revisados, ressaltando o desafio para as autoridades que tentam ampliar a recuperação.

Ainda assim, o banco central japonês manteve as taxas de juros ultrabaixas na sexta-feira (10) e evitou fazer mudanças em sua controversa política de controle de rendimentos de títulos, deixando opções em aberto antes de uma transição de liderança em abril.

POLÍTICA, ECONOMIA E CORPORATIVO AGITAM O BRASIL

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,84% em fevereiro acelerando ante os 0,53% de janeiro, somando agora cinco meses seguidos de alta, informou nesta sexta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,60%.  No ano, a inflação acumula evolução de 1,37%.

Os dados ficaram acima das expectativas do mercado, que previa inflação entre 0,78 e 0,80% no mês.  Em fevereiro de 2022, a variação mensal tinha sido de 1,01%.

Como esperado, o grupo Educação foi o destaque no índice de fevereiro, sendo responsável pelo maior impacto (0,35 ponto porcentual) e com a maior variação (6,28%). É a taxa mais alta desde fevereiro de 2004, quando teve variação de 6,70%.

Arcabouço fiscal está pronto, mas não sabemos de nada

O desenho da nova proposta de âncora fiscal já foi finalizado pelo Ministério da Fazenda e validado pelo Planejamento. Simone Tebet disse até que a proposta deve agradar a todos, inclusive ao mercado.

Os presidente lula ainda precisa aprovar o documento, antes de sabermos os detalhes. A principal dúvida que paira é se esse nova âncora fiscal vai apenas aumentar a arrecadação – com mais impostos, ou se ela realmente vai frear os gastos do governo.

Depois da aprovação da PEC de Transição, a única condição que esfriou os ânimos do mercado foi o prazo até o fim de agosto para a equipe econômica apresentar um novo regime fiscal em substituição a esse teto – algo que desse mais segurança sobre a responsabilidade fiscal do país.

Desenrolou

 Lula aprovou o “desenho” do “Desenrola”, o programa de renegociação de dívidas que o governo federal quer tirar do papel. Haddad disse que o presidente autorizou a Fazenda a contratar o desenvolvimento de um sistema para a implementação do programa junto às instituições privadas.

O anúncio oficial, no entanto, ocorrerá somente após uma previsão para a conclusão desta etapa.

Petroleiras entram na Justiça

Uma semana após o imposto sobre exportações de petróleo cru, implementado por medida provisória (MPV 1.163/2023), entrar em vigor, companhias globais de energia e dois partidos políticos já ingressaram na justiça para barrar a iniciativa.

O tributo teve alíquota estabelecida em 9,2% e é tratado pelo governo federal como forma temporária (com duração prevista de quatro meses) de compensar parte da desoneração mantida sobre os combustíveis.

O instrumento do imposto sobre exportação foi utilizado pelo fato de, entre uma gama de alternativas tributárias, seria uma das poucas a não exigir necessidade de cumprimento de noventena (isto é, um prazo de 90 dias após o anúncio) para passar a valer.

Exportação de carne

O Ministério da Agricultura divulgou que a negociação para a retomada das exportações de carne bovina para a China está na fase final, após o caso isolado e atípico do mal da vaca louca identificado em um animal no Pará.

Irã, Jordânia e Tailândia também suspenderam temporariamente as importações da carne bovina brasileira.

Vem aí o Real Digital

O Banco Central divulgou na quarta-feira (8) as diretrizes atualizadas do Real Digital. A nova moeda entrou em fase de testes nesta semana.

A ferramenta deve estar disponível para correntistas em 2024, mas ainda sem uma data definida. Todo o sistema funcionará com depósitos tokenizados, que são ativos reais convertidos em digitais, diferente das criptomoedas.

Dada a larga para o IR 2023

O download do programa para o preenchimento do imposto de renda 2023 foi liberado pela Receita Federal nesta quinta-feira (9). Neste ano, a declaração pré-preenchida foi ampliada. Há mais recursos e informações disponibilizadas para preenchimento automático.

SAIBA MAIS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2023

DADOS ECONÔMICOS E BALANÇOS

Exportações da China, uma série de PMIs e CPIs das principais economias do mundo também foram divulgados ao longo da semana. No Brasil, IGP-DI e Caged também foram destaques, assim como os balanços das aéreas (Gol e Azul), varejistas (Via e Magalu), construtoras e cerca 50 empresas.

Tudo isso você confere no Giro da CM no Telegram. Clique aqui para participar.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS AO VIVO

De segunda a sexta, às 12h, você confere as principais notícias do dia para o mercado financeiro no Giro da CM, no Youtube. Ative a notificação e não perca as novidades.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.