Saiba o que é e como funciona uma corretora de valores!

Quem começa a investir passa a ter contato com uma série de terminologias que podem gerar dúvidas logo de cara. Por exemplo: você sabe o que é corretora de valores? Apesar de, provavelmente, já ter visto esse termo por aí, talvez você não tenha certeza sobre o que isso significa. Isso acontece com você?

Se a resposta é “sim”, saiba que este conteúdo foi pensado para você. Nele, você vai conhecer melhor as corretoras de títulos e valores mobiliários, como elas operam e quais são as suas funções no mercado. Então, se você ficou interessado no assunto, não pare a leitura por aqui, vá até o fim do post. Aproveite!

O que é corretora de valores?

A forma mais simples de responder a essa pergunta é dizendo que a corretora de valores é uma instituição financeira, ela operacionaliza a aplicação dos recursos de um investidor no mercado financeiro. Em geral, é o tipo de empresa buscada por quem quer investir em ações, no Tesouro Direto, em fundos de investimentos e em outras opções também.

As taxas de corretagem e as comissões são as fontes de renda das corretoras. Portanto, é por meio disso que elas tiram o próprio sustento e garantem a continuidade do negócio. Dessa forma, para negociar por meio de uma, é preciso fazer um cadastro, fornecer alguns dados pessoais, fazer uma análise de perfil junto à corretora, depositar o dinheiro na conta, acessar o home broker — plataformas de investimento pelas quais você consegue emitir ordens de compra e de venda de forma rápida, segura e eficiente — e enviar as suas ordens de compra.

De que forma ela opera?

Uma corretora de valores é, na verdade, uma prestadora de diversos serviços. Entre eles, a assessoria ou a consultoria de investimentos, o gerenciamento de uma carteira de ativos, o fornecimento de uma plataforma de negociação (home broker), a análise do mercado financeiro, a análise de relatórios setoriais da economia, indicações de operações e muito mais.

Para que um investidor possa operar na bolsa, é invariavelmente necessário que ele possua uma conta junto a uma corretora. Embora nos casos de negociação de ativos de renda fixa não exista essa mesma obrigatoriedade, eles também podem ser mediados pela prestadora de serviços.

É importante salientar que quem fiscaliza as operações da corretora de valores é o Banco Central do Brasil (BACEN), assim como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa forma, os investidores enviam suas ordens de compras e vendas pela internet e a corretora realiza as transações.

Para que serve uma corretora de valores?

Você já viu o que é corretora de valores e o que ela faz. Agora chegou o momento de entender um pouco melhor como ela pode contribuir dentro da sua estratégia de investimentos. Vamos lá?

Assessoria de investimentos

A primeira grande contribuição de uma corretora de valores é a assessoria que ela presta nos investimentos. Como você viu, entre as etapas para começar a investir, é normal que as corretoras realizem um teste de perfil de investidor, que ajuda a determinar com precisão quais são os riscos que você tolera correr sem colocar em risco suas aplicações.

A partir dessa informação, a corretora consegue sugerir as aplicações mais adequadas, fazendo com que você obtenha bons rendimentos a partir de uma condição confortável de risco, seja ele baixíssimo, moderado ou até mesmo alto. Isso facilita a sua jornada com os investimentos e o mantimento da sua estratégia.

Execução de ordens de compra e venda de ativos

Há um tempo atrás, para movimentar suas aplicações financeiras pelas corretoras, era necessário fazê-lo por telefone ou e-mail, impreterivelmente. Hoje, esse serviço já é facilitado através do home broker.

A partir dessas ordens, a corretora é quem executa elas no mercado financeiro, emitindo os pedidos feitos por você. Nesse ponto, ela faz todo o acompanhamento da compra e venda de ativos, até a etapa em que os seus rendimentos chegam, efetivamente, à sua conta bancária.

Promoção de oferta pública de ações

A oferta pública de ações é um processo indispensável dentro dos investimentos. Quando uma empresa decide negociar suas ações na Bolsa de Valores, ela precisa divulgar isso e é através dessa oferta que a divulgação acontece. Em alguns casos, ela é conhecida como IPO.

A corretora é a responsável por levar essas ofertas até os investidores. Por isso, quando você acessa o aplicativo ou o home broker e encontra lá as ações que estão disponíveis para serem adquiridas, é porque a corretora está divulgando as ofertas públicas de ações.

Uma corretora de valores é um modo seguro de operar com investimentos. Para isso, é preciso saber como escolher a que oferece o melhor conjunto de serviços, de modo que eles atendam às suas necessidades e expectativas, afinal, você não pretende ficar migrando seus investimentos ao longo do tempo, não é mesmo?

Por isso, antes de se decidir, procure levar em conta alguns aspectos importantes na sua escolha, como:

  • preço — levante a taxa de corretagem exercida pela corretora e compare com as concorrentes, visto que isso afetará a sua rentabilidade ao longo do tempo, não se esqueça de verificar se há taxa de custódia;
  • atendimento — considere a qualidade do atendimento prestado, a agilidade em fornecer respostas e, sobretudo, a disponibilidade dos profissionais para sanar dúvidas e resolver problemas;
  • ferramentas — pesquise que tipo de recursos a corretora de valores disponibiliza, se ela trabalha com home broker e se ele é compatível com dispositivos móveis, por exemplo;
  • serviços — peça acesso à relação de serviços prestados pela corretora, como fornecimento de relatórios, possibilidade de receber consultorias, apoio para análises e outros recursos importantes.

Levando tudo isso em consideração, é muito provável que você escolha uma boa corretora de valores, que preste suporte e ajude você a estabelecer a melhor estratégia de investimento de acordo com o seu perfil e os seus objetivos.

Se você gostou deste conteúdo e acha que ele ajudou a entender melhor o que é corretora de valores, que tal continuar aprendendo assuntos do seu interesse? Siga-nos no Facebook e Instagram e acompanhe de perto as nossas novidades!

corretora de valores

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki