Blog

Day trade para iniciantes: o que preciso fazer para começar?

Iniciar uma nova carreira é sempre uma experiência desafiadora e demanda coragem para explorar todas as possibilidades disponíveis. O mercado financeiro se apresenta como uma excelente alternativa para isso, principalmente pela liberdade que o trabalho com investimentos oferece. Para garantir o seu sucesso nesse ramo, contudo, é importante entender os principais pontos relativos ao day trade para iniciantes e avançar a partir deles. 

Embora hajam inúmeras vantagens que esse trabalho entrega, você precisa dedicar um bom tempo para entender bem todas as ferramentas, os recursos de análise e as estratégias que pode adotar. Para ajudá-lo nesse caminho, organizamos um artigo com as principais informações que um trader iniciante precisa conhecer. Continue a leitura e confira!

O que é o day trade?

O termo day trade é uma expressão inglesa que significa, em tradução livre, “transação do dia”. No mercado financeiro, ele representa as operações de compra e venda de curto prazo, ou seja, que se encerram no mesmo pregão. 

Nessa modalidade, é possível negociar ações, contratos futuros, opções e diversos ativos de renda variável. Essa alternativa é bastante utilizada por pessoas com pouco valor disponível para investir, pois permite alta alavancagem, ou seja, possibilita que você movimente uma grande quantidade de dinheiro com um montante baixo em caixa — apenas suficiente para cobrir as variações do dia. 

Como começar a investir?

Se você quer começar a investir por meio do day trade, o primeiro passo é fazer a abertura de uma conta em uma corretora de valores. Aliás, esse processo costuma ser rápido e prático. Após realizar tal procedimento, você encaminha o seu capital para a conta e assim, torna-se capaz de enviar ordens de compra e venda.

Além disso, conhecer algumas estratégias de day trade pode ajudá-lo a melhorar a sua performance. Entre as técnicas importantes, estão a análise técnica e o stop loss. Além disso, é fundamental se dedicar e estudar para entender como fazer as suas operações de forma segura e rentável.

Quais são as melhores dicas para quem está começando agora?

Para ter sucesso operando no day trade, é importante contar com uma estrutura adequada e com boas estratégias. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudar nesse começo de trajetória. Continue a leitura e confira!

Atente à estrutura

Como mencionado, a estrutura de operações é muito importante para quem vai fazer day trade. Portanto, a fim de iniciar os seus investimentos, procure uma corretora que ofereça uma plataforma de qualidade e que facilite o seu trabalho.

Por exemplo, nas operações de day trade, é essencial que os gráficos estejam em tempo real e, para isso, é necessário dispor de um sistema que envie todas as informações de forma ágil para tornar possível proceder com as interpretações e alcançar bons ganhos.

Tenha uma rotina

Fazer operações de day trade exige que você tenha disciplina. Para obter resultados positivos, é importante que você tenha uma estratégia e siga-a de maneira bem definida para auxiliá-lo nesse objetivo.

Assim, defina uma rotina para seguir antes de o mercado abrir, como acompanhar os gráficos, ler as notícias sobre as empresas e procurar oportunidades a partir das análises feitas, e também para depois da abertura, como ficar atento às oscilações de preços, cuidar das emoções para não sair da estratégia e avaliar tudo ao fim do dia.

Mantenha a sua estratégia

No começo da carreira de trader, é normal querer mudar de estratégia toda semana ou sempre que encontra o primeiro resultado negativo. Isso cria um círculo vicioso em torno da busca por um método perfeito que não existe. 

Manter-se firme em seu plano, por outro lado, permite que você aprenda a lidar com perdas controláveis e saiba como aproveitar ao máximo os momento de ganho. Para ajudá-lo com a ansiedade, converse com profissionais que já passaram por essa etapa de aprendizado e conseguiram consolidar uma carreira no day trade. 

Outro ponto importante da estratégia é o manejo de risco. Ele deve ser bem ajustado para permitir uma relação de risco e de retorno favorável, criando metas de lucro maiores que os limites de prejuízos do dia. Assim, você terá mais controle sobre o fluxo de recursos e conseguirá renda para reinvestir posteriormente. 

Diversifique as suas escolhas

A diversificação é uma das estratégias mais antigas para a redução de risco, funcionando bem tanto para as operações de curto quanto para as de longo prazo. Ao contar com ativos de diversos setores, por exemplo, quando há algum choque em um deles, você não sente um impacto grande na carteira, pois tem itens de outros segmentos que não foram afetados. 

Desse modo, destine parte dos ganhos a outras aplicações, para construir um patrimônio e elevar o seu grau de renda recorrente. Com essa postura, você separará uma parcela da sua receita para a diversificação. Assim, o restante será aplicado em ativos de baixo risco para dar mais segurança e conforto às suas operações. 

Conheça quais são os custos envolvidos

Um dos erros mais recorrentes de iniciantes é desconsiderar o efeito de custos externos ao mercado. As principais despesas se referem à corretagem e à tributação sobre os ganhos obtidos. Como as operações de day trade envolvem várias ordens no mesmo dia, caso você não conte com uma boa corretora, os custos podem consumir todo o lucro. 

Algumas corretoras oferecem pacotes e plataformas personalizadas para as ações de day trade, sendo essa uma ótima alternativa para reduzir custos e ter mais foco nessa modalidade. 

Como escolher uma boa corretora?

Um dos principais pontos a considerar para fazer uma boa escolha é a taxa de corretagem. Esse valor pode influenciar diretamente os seus resultados, sendo um ponto importante na hora de definir a sua corretora. 

Outro aspecto relevante se refere ao atendimento e aos recursos que a empresa disponibiliza para os seus clientes. Você precisa contar com um atendimento eficiente, livre de filas e com a prioridade necessária para um ambiente tão dinâmico quanto o day trade. 

Na CM Capital, por exemplo, o cliente dispõe de atendimento pelo WhatsApp, ganhando muito mais eficiência em suas operações no dia a dia. Você também conta com diversos recursos de day trade para iniciantes, como acompanhamento ao vivo pelo YouTube e suporte de profissionais experientes na hora de escolher os melhores ativos para a sua carteira.

Viu como é possível ter sucesso atuando como trader? Entre em contato conosco e descubra como a CM Capital pode ajudá-lo a conquistar os seus objetivos no mercado financeiro!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis