Educacional
Payroll: o que é e como funciona?
Payroll é o principal indicador econômico do mercado norte americano e pode afetar seus investimentos aqui no Brasil. Saiba mais…
Conheça nossa história global
Brokeragem institucional de alto volume
Soluções eletrônicas para negociação de alta frequência
Visit CM Capital's international website
|
Voltar
Voltar
Voltar
Voltar
Primeira semana de abril com feriados no Ocidente, China e Índia deve refletir em uma liquidez menor para os mercados globais. Veja os destaques.
CINDY ALVARES •
03 abr 2023 •
5 min de leitura
Primeira semana de abril com feriados no Ocidente, China e Índia deve refletir em uma liquidez menor para os mercados globais.
Mesmo reduzida, a agenda de indicadores está recheada de PMI’s. Nos Estados Unidos, o relatório de criação de vagas de trabalho fora do setor agrícola (Payroll) será o ovo surpresa desta Páscoa.
O dado sai na Sexta-Feira Santa e deve repercutir no mercado apenas na semana seguinte.
Veja também: Conheça os destaques da temporada de balanços do 4T22
Até lá, alguns temas precisam ficar no radar do investidor. Confira a seguir os destaques e agenda de indicadores:
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), liderada pela Arábia Saudita, anunciou a redução da meta de produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia.
Isso deve acontecer a partir de maio para estabilizar os preços, que caíram nas últimas semanas em resposta a uma desaceleração econômica nas economias desenvolvidas.
A partir de julho, devido à menor oferta da Rússia, serão 1,6 milhão de barris por dia a menos no mercado do que o esperado anteriormente.
O corte acontece após o preço do barril de petróleo bruto cair para US$ 70, seu nível mais baixo em 15 meses, devido às preocupações com a demanda. Quanto menor o valor, mais prejudicado ficam as companhias que operam com a commodity.
O movimento foi considerado uma ‘surpresa’ para os investidores e especialistas porque normalmente a OPEP+ anuncia cortes durante as reuniões. Mas, desta vez, a revisão de preços ocorreu fora da agenda da organização.
O UBS planeja cortar até 36 mil empregos após a fusão com o Credit Suisse em março. A maioria das demissões devem ocorrer na unidade de banco de investimento.
Em paralelo a isso, a Suíça investiga a compra orquestrada pelo governo do Credit Suisse pelo concorrente UBS Group.
A promotoria federal contatou autoridades nacionais e locais e “emitiu ordens de investigação” para analisar e identificar qualquer ofensa criminal ocorrida no âmbito do acordo, que envolveu o governo, o regulador financeiro (Finma) e o Banco Central da Suíça (SNB, na sigla em inglês), disse uma porta-voz, em comunicado.
A expectativa é que o projeto de lei complementar, que vai substituir o regime de teto de gastos, seja enviado para o Congresso Nacional nos próximos dias.
Deputados cotados para relatar o projeto do novo arcabouço fiscal afirmam que a votação da proposta deverá ser concluída na Câmara até o fim de maio.
Apesar de o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não ter apresentado o texto ao Congresso, aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), têm dito que a tramitação será rápida na Casa.
O governo brasileiro estuda medidas para aumentar a arrecadação, incluindo a implementação de come-cotas para fundos exclusivos, tributação de apostas online, redução de benefícios fiscais e alterações nas regras de tributação de empresas exportadoras que usam offshores em paraísos fiscais.
Espera-se que essas medidas gerem um impacto de até R$ 150 bilhões por ano, embora o efeito em 2023 seja menor.
Segunda-feira começou o Boletim Focus. Os economistas ouvidos pelo Banco Central elevaram a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano.
As projeções de inflação do Relatório Focus desta semana passaram de 5,93% para 5,96%. Há um mês, a expectativa era de +5,90%.
No primeiro dia útil do mês já saíram o PMI Industrial da Zona do Euro e do EUA. Ainda na segunda-feira, a Turquia informou o CPI.
Chile, Austrália e Nova Zelândia decidem sobre taxa de juros na terça-feira, dia em que no Brasil é divulgado o IPC-Fipe.
Quarta-feira as atenções ficam para os PMIs do Brasil, RUA, Zona do Euro e China que serão divulgados durante o dia pelo S&P Global.
Enquanto Argentina e México terão feriado na Quinta-feira Santa, a Índia anuncia a nova taxa de juros, que pode subir de 6,50% para 6,75% ao ano.
Agenda de indicadores desta semana:
O mercado financeiro não é pautado só de agenda. Os fatos mais quentes do dia você acompanha ao vivo no Giro da CM. De segunda a sexta-feira, às 12h, Cindy Alvares e Thainá Rambaldo trazem as principais notícias sobre política, economia e cenário corporativo no Canal CM Capital Ao Vivo. Acesse, ative a notificação e acompanhe de onde estiver!
Educacional
Payroll é o principal indicador econômico do mercado norte americano e pode afetar seus investimentos aqui no Brasil. Saiba mais…
Educacional
A Nelogica acaba de lançar uma nova versão da plataforma de operação Profit, o Profit Ultra. O Profit Ultra chega…
Análises
O Radar de FIIs é um documento divulgado semanalmente com as principais informações a respeito dos Fundos de Investimento Imobiliários.
Suporte rápido e humanizado
Seja atendido por um especialista em poucos segundos.
Segurança e independência
Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.
Produtos e serviços exclusivos
Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, carteiras recomendadas e muito mais.
Corretagem zero
Investimentos em renda variável com corretagem zero.
CM Capital · Rua Gomes de Carvalho, 1195 – 4º Andar,
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Telefone: +55 11 2388-0480
[email protected] · www.cmcapital.com.br
Somos a maior corretora de investimentos independente do Brasil. Investir através da CM Capital
significa ter acesso às melhores oportunidades do mercado com comodidade e praticidade, mas
sem renunciar à estrutura e segurança. Uma corretora completa que você pode confiar.
"*" indica campos obrigatórios
Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.
Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.