Agenda da semana: Payroll sai em feriado, mas é o destaque no exterior

Primeira semana de abril com feriados no Ocidente, China e Índia deve refletir em uma liquidez menor para os mercados globais.

Mesmo reduzida, a agenda de indicadores está recheada de PMI’s. Nos Estados Unidos, o relatório de criação de vagas de trabalho fora do setor agrícola (Payroll) será o ovo surpresa desta Páscoa.

O dado sai na Sexta-Feira Santa e deve repercutir no mercado apenas na semana seguinte.

Veja também: Conheça os destaques da temporada de balanços do 4T22

Agenda da semana: Payroll sai em feriado, mas é o destaque no exterior

Até lá, alguns temas precisam ficar no radar do investidor. Confira a seguir os destaques e agenda de indicadores:

OPEP+ e o petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), liderada pela Arábia Saudita, anunciou a redução da meta de produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia.

Isso deve acontecer a partir de maio para estabilizar os preços, que caíram nas últimas semanas em resposta a uma desaceleração econômica nas economias desenvolvidas.

A partir de julho, devido à menor oferta da Rússia, serão 1,6 milhão de barris por dia a menos no mercado do que o esperado anteriormente.

O corte acontece após o preço do barril de petróleo bruto cair para US$ 70, seu nível mais baixo em 15 meses, devido às preocupações com a demanda. Quanto menor o valor, mais prejudicado ficam as companhias que operam com a commodity.

O movimento foi considerado uma ‘surpresa’ para os investidores e especialistas porque normalmente a OPEP+ anuncia cortes durante as reuniões. Mas, desta vez, a revisão de preços ocorreu fora da agenda da organização.

UBS no radar

O UBS planeja cortar até 36 mil empregos após a fusão com o Credit Suisse em março. A maioria das demissões devem ocorrer na unidade de banco de investimento.

Em paralelo a isso, a Suíça investiga a compra orquestrada pelo governo do Credit Suisse pelo concorrente UBS Group.

A promotoria federal contatou autoridades nacionais e locais e “emitiu ordens de investigação” para analisar e identificar qualquer ofensa criminal ocorrida no âmbito do acordo, que envolveu o governo, o regulador financeiro (Finma) e o Banco Central da Suíça (SNB, na sigla em inglês), disse uma porta-voz, em comunicado.

Tramitação da âncora fiscal

A expectativa é que o projeto de lei complementar, que vai substituir o regime de teto de gastos, seja enviado para o Congresso Nacional nos próximos dias.

Deputados cotados para relatar o projeto do novo arcabouço fiscal afirmam que a votação da proposta deverá ser concluída na Câmara até o fim de maio.

Apesar de o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não ter apresentado o texto ao Congresso, aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), têm dito que a tramitação será rápida na Casa.

Taxação de fundos

O governo brasileiro estuda medidas para aumentar a arrecadação, incluindo a implementação de come-cotas para fundos exclusivos, tributação de apostas online, redução de benefícios fiscais e alterações nas regras de tributação de empresas exportadoras que usam offshores em paraísos fiscais.

Espera-se que essas medidas gerem um impacto de até R$ 150 bilhões por ano, embora o efeito em 2023 seja menor.

Semana de indicadores importantes

Segunda-feira começou o Boletim Focus. Os economistas ouvidos pelo Banco Central elevaram a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano.

As projeções de inflação do Relatório Focus desta semana passaram de 5,93% para 5,96%. Há um mês, a expectativa era de +5,90%.

Fonte: Banco Central

No primeiro dia útil do mês já saíram o PMI Industrial da Zona do Euro e do EUA. Ainda na segunda-feira, a Turquia informou o CPI.

Chile, Austrália e Nova Zelândia decidem sobre taxa de juros na terça-feira, dia em que no Brasil é divulgado o IPC-Fipe.

Quarta-feira as atenções ficam para os PMIs do Brasil, RUA, Zona do Euro e China que serão divulgados durante o dia pelo S&P Global.

Enquanto Argentina e México terão feriado na Quinta-feira Santa, a Índia anuncia a nova taxa de juros, que pode subir de 6,50% para 6,75% ao ano.

Agenda de indicadores desta semana:

Indicadores da semana – Fonte: CM Capital

A notícia na palma da sua mão

O mercado financeiro não é pautado só de agenda. Os fatos mais quentes do dia você acompanha ao vivo no Giro da CM. De segunda a sexta-feira, às 12h, Cindy Alvares e Thainá Rambaldo trazem as principais notícias sobre política, economia e cenário corporativo no Canal CM Capital Ao Vivo. Acesse, ative a notificação e acompanhe de onde estiver!

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.