Mercado secundário: o que é, como funciona e como investir

O mercado secundário é uma forma de investimento de segunda mão. Em uma analogia básica, é como comprar roupas usada, em um brechó. Essa é uma modalidade de compra e venda de ativos entre investidores.

É possível vender diversos ativos no mercado secundário, como ações e renda fixa. Quando o título é vendido no mercado secundário o valor negociado não vai para o emissor, passa de investidor a investidor. Esse mercado não é composto por títulos inéditos, uma vez que os títulos vendidos no mercado secundário já foram aportados previamente.

Mercado secundário: o que é, como funciona e como investir

Por que investir no mercado secundário

Essa modalidade é muito utilizado pelos investidores que precisam vender seus ativos antes da data do vencimento.

Nesse mercado ocorrem as transferências de propriedade e de recursos entre os investidores. Podem ser negociados ações, BDRs, Fundos Imobiliários, Títulos de renda fixa, Fundos de Índice e muitos outros.

Vantagens

Para o lado dos emissores dos títulos, o mercado secundário não faz diferença, uma vez que, como dito, os valores negociados nesse mercado vão de um investidor para o outro.

Mas para o investidor, a coisa muda. Negociando pelo mercado secundário, é possível realizar o resgate antecipado de aplicações e isso é só a primeira de muitas vantagens.

O investidor tem acesso a investimentos que não são mais negociados no primário com taxas competitivas e vencimentos diferentes do mercado primário.

Pelo mercado secundário também é possível achar investimentos com maior liquidez e negociar investimentos que foram adquiridos em outras corretoras.

Desvantagens

A principal desvantagem do mercado secundário está relacionado a marcação a mercado, uma vez que o vendedor pode receber um valor menor ao esperado caso o mercado esteja disposto a pagar menos no dia.

O preço de venda pode ser inferior a projeção inicial, já que as projeções de taxas para o dia da venda serão diferentes das acordadas na compra do ativo.

Tipos de mercado secundário

Mercado organizado

É o espaço em que as negociações são realizadas com o intermédio de um sistema de negociação que conecta as instituições financeiras.

Mercado não organizado

As negociações normalmente ocorrer por telefone e sem uma entidade de auto regulação para coordenar as atividades de compra e venda.

As negociações podem ocorrer entre instituições financeiras, investidores institucionais e investidores de varejo.

Mercado secundário é indicado para qual perfil de investidor?

Todos. O mercado secundário pode ter oportunidades para todos os investidores, já que diversos ativos de riscos diferentes podem ser negociados nesse mercado.

Os investidores conservadores podem comprar títulos de renda fixa e fundos e até mesmo ações de empresas estáveis e com bom histórico de rentabilidade.

Enquanto investidores arrojados podem entrar para comprar e vender ações e até aproveitar para operações de day trade.

Como funciona o mercado secundário

O como já dito, essa modalidade é a compra e venda de ativos sem envolver o emissor inicial. O exemplo mais comum é a compra de ações na bolsa de valores, já que as ações emitidas inicialmente são compradas por meio do IPO, a movimentação desses ativos ao longo do tempo se dá apenas pelo mercado secundário.

Porém essa não é a única forma que esse mercado funciona. Também é possível comprar os ativos de renda fixa de segunda mão, nesse caso não há a regulamentação da bolsa de valores, com a negociação acontecendo entre investidores com o intermédio de corretoras.

Você também pode se interessar:

Como investir no mercado secundário com a CM

É possível vender seus investimentos pela CM Capital. Nossos assessores procuram as melhores oportunidades para você, independente se for no mercado primário ou secundário.

Os títulos negociados nesse mercado passam por uma análise de verificação do valor que o cliente receberá ao pedir a saída antecipada. Cada caso é analisado de forma isolada por um especialista.

Quer aproveitar todas essas vantagens? Entre em contato com seu assessor para acompanhar as ofertas e reservar sua oportunidade.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.