Tranches e Subordinação em CRIs

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são instrumentos financeiros de dívidas imobiliárias, sendo amplamente utilizadas para captar recursos destinados ao financiamento do setor imobiliário no Brasil. Nestes veículos de dívida, é possível a personalização dos parâmetros que regem o funcionamento deste produto, por exemplo, diferentes juros, cronogramas de amortização de principal da dívida e indexadores, […]

JACINTO SANTOS •

12 dez 2024 •

6 min de leitura

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são instrumentos financeiros de dívidas imobiliárias, sendo amplamente utilizadas para captar recursos destinados ao financiamento do setor imobiliário no Brasil. Nestes veículos de dívida, é possível a personalização dos parâmetros que regem o funcionamento deste produto, por exemplo, diferentes juros, cronogramas de amortização de principal da dívida e indexadores, bem como distintas garantias, de modo a reduzir o risco de crédito da operação, viabilizando a negociação do empréstimo e estruturação do CRI em si. Em sua estrutura, frequentemente, são utilizados mecanismos de tranches e subordinação para melhorar a atratividade junto aos investidores e melhor gerenciar os riscos associados a este veículo.

Desse modo, as tranches, cuja origem advém de nome em inglês que, por sua vez, originou, também, o termo de securitização, vindo de securities que significa títulos financeiros, na tradução para o português. Voltando para a definição de tranches, estas são divisões de um CRI, separando-os em diferentes classes ou camadas, cada uma com características distintas, em termos de risco e retorno. Podem, também, ser chamadas de séries, segundo a nomenclatura oficial, dada pela resolução CVM 60, observado que, algumas gestoras de recursos, chamam de tranches os aportes de recursos a serem feitos frente aos CRIs para conclusão do financiamento, sendo a série a mesma com nova tranche para aporte em determinado CRI.      

Em complemento e voltando ao significado original, as tranches são classificadas como sênior, mezanino, subordinada ou júnior. A tranche sênior é a mais segura, possuindo prioridade no recebimento dos fluxos de caixa, enquanto a tranche subordinada ou júnior, que assume mais risco, é a última a ser paga e oferece retornos mais elevados, como compensação. O objetivo desta segmentação é permitir que investidores (sejam estes institucionais ou individuais) com diferentes perfis de risco escolham a tranche que melhor se adequam às expectativas de retorno ajustado ao risco, aumentando a demanda pelo papel, permitindo o preenchimento da captação necessária por parte do devedor.

Agora, vamos falar de subordinação. É um mecanismo que estabelece a ordem de prioridade no recebimento dos pagamentos de principal da dívida, correção monetária e juros dos CRIs. Em caso de inadimplência dos recebíveis imobiliários, as perdas são absorvidas, inicialmente, pelas tranches de menor qualidade de crédito, ou seja, as subordinadas e juniores, protegendo os investidores das tranches de maior qualidade de crédito, isto é, as mais sêniores.

Esta dinâmica oferece estrutura de proteção em cascata, onde os riscos são, gradativamente, transferidos para os investidores mais dispostos a assumi-los, em troca de potenciais retornos maiores. Esta interação entre tranches e subordinação é um dos principais pilares e fundamentos da estruturação destes títulos de dívida, proporcionando alocação mais eficaz dos riscos associados, além da ampliação do mercado, alcançando diferentes tipos de investidores e possibilitando a mitigação do impacto de inadimplências e melhorar o rating de crédito das tranches mais sêniores, o que facilita o acesso a investidores institucionais que buscam ativos de dívida imobiliária de menor risco.

Por outro lado, os investidores das tranches subordinadas e juniores devem compreender que estão assumindo riscos, significativamente, mais elevados, já que dependem do desempenho completo da carteira de recebíveis para receber seus pagamentos de juros, correção monetária e principal de dívida, além de, em muitos casos, pegar uma parte do lastro imobiliário que possui maior instabilidade na capacidade de geração de fluxo de caixa. Por isso, a análise criteriosa de crédito dos ativos subjacentes ao CRI (lastro imobiliário) e dos critérios de subordinação é essencial para uma tomada de decisão de investimento bem fundamentada.

Em suma, a estrutura de tranches e subordinação nos CRIs é uma ferramenta sofisticada, aliando gestão de riscos à diversificação de perfis de retorno e de investidores, contribuindo para a eficiência e maturidade do mercado de crédito privado e securitização no Brasil.

Até o próximo texto! Abraços, Jacinto Santos, MSc., CNPI

DISCLAIMER:

Analista Responsável: Jacinto Santos – CNPI 6565

Em cumprimento ao disposto no Artigo 19º da Resolução CVM n.º 20, de 25 de fevereiro de 2021, a CM Capital Markets Corretora de Câmbio e Títulos e Valores Mobiliários Ltda. [“CM Capital”] apresenta relatório de análise elaborados pelos nossos analistas de CNPI, abrangendo os tópicos solicitados pela referida resolução. Este relatório de análise foi elaborado pela CM CAPITAL MARKETS (CM Capital Digital) e está em linha com todas as exigências da Resolução CVM 20/2021. O objetivo é fornecer informações que possam auxiliar o investidor na tomada de sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

As recomendações contidas nesse relatório refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais do Analista Responsável, que foram elaboradas de forma independente e não refletem a opinião da CM Capital Digital. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de clientes. Antes de investir, consulte o perfil de investidor recomendado para os produtos. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo; a rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. As condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais.

O custo das operações e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da CM Capital Digital: www.cmcapital.com.br. A CM Capital Digital não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base nas informações divulgadas no referido relatório.

Conteúdos que vão te interessar:

Educacional

Contrato Futuro de Bitcoin: o que você precisa saber sobre o novo contrato futuro?

Uma das principais vantagens para o trader operar este contrato futuro, é de poder se proteger contra a oscilação dos…

Educacional

Transfira suas Opções para a CM Capital e aproveite os benefícios

Os novos clientes que realizarem a transferência dos ativos de Opções terão, por tempo indeterminado, Corretagem Zero para exercício de…

Educacional

Super Quarta: o que é e como pode impactar os seus investimentos?

Super Quarta pode indicar novos caminhos para a economia, com decisões impactantes do Banco Central do Brasil e Federal Reserve.

Blog - Formulário de Inscrição

Seja o primeiro a saber!

Nome

A CM Capital tem
tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos financeiros 

Suporte rápido e humanizado

Seja atendido por um especialista em poucos segundos.

Segurança e independência 

Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.

Produtos e serviços exclusivos

Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, 
carteiras recomendadas e muito mais. 

Corretagem zero 

Investimentos em renda variável com corretagem zero.

Opere com a CM Capital

Aprenda tudo sobre investimentos com o
blog da CM Capital! 

Baixe agora o aplicativo CM Capital e opere já!

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

1Etapa 1
2Etapa 2
Descrição sucinta, em poucas palavras, do ocorrido
Nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas se houver
Quando? (Data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do início da ocorrência
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do final da ocorrência
Local, empresa, parceiro, representante onde ocorreu ou ocorrerá o fato
Escreva aqui a causa ou motivo
Se for possível mensurar
Se elas existem e onde podem ser encontradas
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato
Digite seu nome completo
Digite seu telefone com DDD
Digite seu endereço de email mais usado

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.

×