Super quarta: Expectativas para a política monetária no Brasil e EUA

Decisão do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve podem indicar novos caminhos para a economia.

Amanhã (21), temos decisão da política monetária e reajuste da taxa de juros brasileira e norte-americana, pelo COPOM e FED, respectivamente, o evento também conhecido no mercado brasileiro como Super Quarta.

O FED vem de uma sequência de 4 aumentos da taxa de juros nesse ano, com uma política monetária restritiva em uma tentativa de conter os índices de inflação do país.

O último aumento de 0,75 pontos percentuais veio acompanhado do comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fonc), sinalizando a tendência de alta na taxa nas próximas reuniões.

Já no Brasil, a Selic, taxa de juros brasileira, vem sendo reajustada para cima desde março do ano passado, chegando em 13,75% a.a. na última reunião, com um aumento de 0,5p.p.

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) indicou um possível aumento residual nessa reunião para começar um período de estabilidade na taxa.

Podemos dizer que é a última reunião em que as decisões das políticas monetárias do Brasil e EUA caminhem para o mesmo lado.

Para esse e mais conteúdos relevantes, acompanhe o blog da CM Capital.

O que esperar da decisão do Copom

É possível que estejamos chegando ao fim do aperto monetário no cenário doméstico. A Selic vem sendo elevada a cada encontro do Copom nos últimos quase 2 anos, porém, na ata da última reunião, foi indicado que o fim do ciclo de alta se aproxima.

A expectativa é que a deflação seja suficiente para controlar a elevação da taxa. As leituras do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 2 meses em negativo reforçam essa visão de mercado, “tendo em vista que as deflações recentes foram motivadas em especial por medidas legislativas que afetaram diretamente o preço dos combustíveis, e consequentemente o grupo de Transportes, que é um dos que possuem maior peso relativo para o cálculo do IPCA.”, comentou Matheus Pizzani, economista da CM.

Apesar da indicação do fim do ciclo de aperto monetário, o tom contracionista deve permanecer. Já que ainda não foi possível observar uma melhora estrutural da inflação em decorrência direta das decisões de política monetária.

Nessa reunião ainda é esperado um aumento residual de 0,25p.p. para, então, chegarmos a um momento de estabilização da taxa.

A decisão do Comitê será divulgada amanhã (21), após o fechamento de mercado. Nossos economistas estarão ao vivo para acompanhar o comunicado, ative as notificações para conversar com a gente.

 O que acontece com a política monetária dos EUA?

No cenário internacional, o objetivo de retornar à inflação ao patamar de 2% em 2024 pede uma política monetária mais restritiva.

O aperto monetário norte americano se iniciou há quatro meses frente a uma inflação permanentemente elevada. CPI, PPI e PCE não apresentaram bons resultados em agosto.  Na última divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA ,houve um aumento de 0,1% frente ao mês anterior, o mercado esperava uma deflação de 0,1%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação apresentou alta de 8,3%, colocando pressão sobre a política monetária.

A reunião de amanhã tem um reajuste previsto e o ciclo de alta tende a continuar no país nos próximos períodos.

O impacto do reajuste de 1p.p na taxa de juros norte americana

As expectativas de mercado estão divididas, a decisão de FED pode ser de um aumento de 1p.p. ou de 0,75p.p.

Matheus afirma que um reajuste maior é repassado mais rapidamente para a economia real, “podendo causar uma desaceleração ou até mesmo uma recessão no curto prazo, que dentre os vários problemas implícitos, tem como principal risco o aumento significativo do desemprego.”

Como tudo isso impacta na economia brasileira

A alta de juros da economia norte americana pode causar uma migração de investidores para o mercado internacional, já que tendem a se refletir em alta na cotação do dólar e maior rentabilidade dos títulos do país.

“Os investidores, caso o movimento (de alta) não seja acompanhado por um reajuste de juros no Brasil que garanta a estabilidade do diferencial de juros entre países, podem migrar seu capital em direção ao mercado em que terão maior retorno.”

Como a elevação da taxa já é esperada, assim como na última reunião, é possível que a cotação do dólar não seja tão afetada.

No longo prazo, o aumento da taxa de juros norte-americana indica uma desaceleração da economia mundial nos próximos meses. Tal feito reduz a demanda pelos produtos e serviços brasileiros o que pode ajudar no controle da inflação doméstica.

Assim como “uma maior canalização de recursos sobre o mercado de títulos significa menos moeda – dinheiro – em circulação, o que pode ser entendido também como um volume menor de recursos destinados ao consumo de bens e serviços, aliviando a pressão sobre os preços e permitindo um melhor controle da inflação.”, afirma Matheus.

E o seu bolso com isso?

A taxa de juros é guia para os juros que você paga em empréstimos, rotativos de cartões e cheque especiais, portanto com a Selic a 14% a.a., o acesso a esses serviços é mais difícil, já que os juros por eles são mais altos.

Mas uma taxa de juros mais elevada também fará com que os títulos atrelados a ela tenham maior rentabilidade, por isso, os investimentos em renda fixa têm chamado a atenção dos investidores.

Com a estabilização da taxa, vale a pena calcular a rentabilidade dos investimentos a longo prazo para escolher a melhor opção.

Abra sua conta na CM Capital, é rápido e gratuito!

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.