Resumo da semana: Vaca louca suspenda exportações à China e inflação ganha destaque

Resumo da semana
Resumo da semana

A semana foi recheada de indicadores e balanços corporativos que movimentaram o mercado financeiro. Confira o resumo de tudo o que movimentou o mundo dos investimentos no resumo da semana dos dias 20 a 24 de fevereiro.

Resumo da semana: o mercado financeiro na palma da sua mão

Segunda-feira

A semana começou atípica por conta do feriado de Carnaval. A B3 encerrou suas atividades na sexta (16) e só retomou às 13h da quarta-feira de cinzas. Com isso, o mercado doméstico ficou mais calmo. Já no cenário internacional, a liquidez também foi reduzida pois as bolsas de Nova York também estavam fechadas.

Terça-feira

Mais um dia atípico no mercado doméstico com a bolsa de valores ainda fechada. No entanto, no cenário internacional, o dia foi negativo com os principais índices devolvendo ganhos e derrocando acentuadas quedas.

Qual o papel das expectativas para a economia?

Quarta-feira

O dia começou negativo com a perspectiva ruim em torno dos mercados globais. O Ibovespa acompanhou o clima e, às 13h, abriu no negativo. Operou o dia todo com grandes oscilações.

No campo econômico, os dados começaram a aparecer. A inflação na Zona do Euro abriu o dia. Na Alemanha, o CPI apresentou crescimento de 1% MoM em janeiro, resultado em linha com a expectativa de mercado, revertendo integralmente a deflação de 0,8% do mês anterior. No comparativo interanual, o CPI apresentou alta de 8,7%, resultado superior ao de dezembro de 2022, quando o crescimento foi na ordem de 8,1%.

O núcleo do indicador, que exclui as variações provenientes dos grupos de alimentação e energia, apresentou crescimento de 5,6% YoY, sinalizando que apesar da participação relativa dos preços mais voláteis ser relativamente grande na composição do indicador, a inflação da Alemanha como um todo ainda não apresenta característica positiva tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo.  

Adiado para a quarta-feira, o Boletim Focus trouxe novas surpresas ao mercado.

As projeções de inflação para 2023, 2024, 2025 e 2026 foram mantidas em alta pelo analistas do mercado financeiro nesta semana, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (22) no Relatório Focus, do Banco Central. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano subiu de 5,79% para 5,89%, na 10ª alta seguida.

A projeção de inflação oficial de 2024 também avançou, de 4,0 para 4,02% (quinta semana seguida de elevação), enquanto a de 2025 subiu de 3,60% para 3,78% e a de 2026 avançou de 3,50% para 3,70%.

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 subiu de 0,76% para 0,80%, a de 2024 foi mantida em 1,50%, mas a de 2025 recuou de 1,85% para 1,80%. A de 2026 continuou em 2,0%. A previsão da taxa de juros básica da economia brasileira (Selic) foi mantida em 12,75% em 2023, enquanto a de 2024 permaneceu em 10,0%. A de 2025 foi mantida em 9,0%, mas a de 2026 subiu de 8,50% pata 8,75%.

Mais no fim do dia, foi divulgada a Ata da última reunião do Fomc, que não trouxe muitas surpresas. Ata do Fomc

A divulgação da ata da reunião do comitê de política monetária (Fomc) realizada entre os dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro pelos integrantes do Federal Reserve manteve o tom levemente “hawkish” captado pelo mercado quando do anúncio da redução do ritmo de alta dos juros para 25 pontos-base, mas não indicou que exista algum risco de uma nova aceleração, para 50 pbs, na opinião de analistas.  

No entanto, ainda é precipitado dizer que existe uma chance reduzida de nova aceleração de juros, porque em um cenário pessimista (que é pouco provável atualmente) talvez fosse necessário dar uma puxada adicional sim.

Já com relação aos discursos de membros do Fomc, eles estão mais moderados até, mas seguem no campo hawkish (seria algo como levemente hawkish). Até então, ninguém reconheceu um avanço muito expressivo na desinflação até aqui, tampouco defendeu queda nos juros no horizonte mais curto.

O máximo que eles fizeram foi colocar que talvez não seja necessário gerar recessão ou um aumento muito expressivo no desemprego, mas de resto o cenário segue o mesmo.

Quinta-feira

Brasil

Vaca louca

Por meio de nota, o Mapa informou que, diante da confirmação de um caso de “encefalopatia espogiforme bovina”, nome científico dado ao mal da vaca louca, em um animal macho de nove anos, em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras.

Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações de carne bovina para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira, 23. O diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.

A inflação medida pelo IPC-S na terceira quadrissemana de fevereiro foi de 0,41%, desacelerando em relação à leitura da segunda quadrissemana, que ficou em 0,52%. O índice acumula alta de 4,74% nos últimos 12 meses, informou nesta sexta-feira (23) da Fundação Getúlio Vargas.

A desaceleração mostra uma tendência constante: o índice ficou em 0,80% na última leitura de janeiro, recuando para 0,57% na primeira quadrissemana de fevereiro, depois 0,52% e agora 0,41%.

Estados Unidos

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos registrou alta de 2,7% no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 192 mil na semana encerrada em 17 de fevereiro.

Alemanha

O CPI apresentou crescimento de 1% MoM em janeiro, resultado em linha com a expectativa de mercado, revertendo integralmente a deflação de 0,8% do mês anterior. No comparativo interanual, o CPI apresentou alta de 8,7%, resultado superior ao de dezembro de 2022, quando o crescimento foi na ordem de 8,1%.

O núcleo do indicador, que exclui as variações provenientes dos grupos de alimentação e energia, apresentou crescimento de 5,6% YoY, sinalizando que apesar da participação relativa dos preços mais voláteis ser relativamente grande na composição do indicador, a inflação da Alemanha como um todo ainda não apresenta característica positiva tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitative.

Rússia x Ucrânia

Putin eleva retórica nuclear na véspera do aniversário de um ano de guerra na Ucrânia. A Ucrânia disse que suas forças repeliram ataques russos ao longo da linha de frente nesta quinta-feira (23) véspera do aniversário de um ano da guerra, enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem falado sobre ampliar o arsenal nuclear da Rússia, após o fracasso de sua ofensiva de inverno.

Sexta-feira

Brasil

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, subiu 0,76% em fevereiro, informou nesta sexta-feira (24) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado ficou acima da estimativa dos analistas do mercado financeiro: o consenso Refinitiv apontava para inflação de 0,72%

Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 5,63%, abaixo 5,87% observados nos 12 meses até janeiro. Neste caso, o consenso dos analistas estava em 5,60%. Em fevereiro de 2022, o IPCA-15 foi de 0,99%.

Confiança do consumidor

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela FGV/Ibre, caiu 1,3 ponto em fevereiro, para 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022, quanto atingiu 83,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu pelo terceiro mês consecutivo, ao recuar 0,3 ponto, para 86,1 pontos. Em fevereiro, a queda da confiança foi influenciada pela piora das avaliações tanto sobre o momento como das perspectivas para os próximos meses.

IPC-FIPE

O IPC-Fipe da terceira quadrissemana de fevereiro desacelerou para 0,47% MoM contra 0,51% MoM da quadrissemana anterior. O grupo de educação, que contabiliza o reajuste das mensalidades escolares de forma acentuada em outros períodos, foi o principal responsável pelo arrefecimento inflacionário. Os demais grupos oscilaram próximos da estabilidade, sem grandes surpresas e contribuições para o indicador. Cabe ressaltar que o IPC Fipe é restrito à cidade de São Paulo e mensura a inflação das famílias com renda entre 1 e 10 salários mínimos.

Alemanha

O PIB do quarto trimester treve queda de 0,4% QoQ, resultado inferior à expectativa de mercado, cuja mediana das projeções apontava para uma retração de 0,2%, assim como o resultado do trimestre imediatamente anterior, também negativo em 0,2%.

Apesar do ano desafiador, os três últimos meses do ano foram os únicos em que a economia do país apresentou queda, tendo crescido 0,8% no primeiro trimestre, 0,1% no segundo e 0,5% no terceiro. Frente ao mesmo período de 2021, o PIB alemão apresentou crescimento de 0,3%, tendo desacelerado frente ao comparativo do terceiro trimestre, que apresentou alta de 0,5%.

Estados Unidos

O Índice de Preços de Consumo Pessoal (PCE) teve alta de 0,6% MoM (5,4% YoY) em janeiro, resultado abaixo da expectativa de mercado, cuja projeção era de avanço de 1,0%, embora tenha acelerado significativamente frente ao resultado de dezembro, que foi de 0,2%.

O resultado foi impactado em grande medida pelo crescimento de 2% MoM dos preços de energia, que retomaram trajetória de alta após apresentarem arrefecimento nos meses finais de 2022, assim como as altas de 0,6% nos bens industriais e serviços, e de 0,4% nos alimentos.

A divulgação era amplamente esperada pelo mercado em função de seu impacto sobre a condução da política monetária do país. Qualitativamente, o avanço do índice geral não deve ser motivo de preocupação, uma vez que reflete em boa proporção a expansão dos preços de energia.

Contudo, o comportamento do núcleo é um pouco mais preocupante, uma vez que reflete a maior pressão sobre preços como os de serviços, variável que tem sido monitorada pelo FED no que diz respeito aos planos de retomada da estabilidade de preços dentro do horizonte relevante proposto pela instituição.

Neste sentido, é de se esperar que a autoridade monetária siga com comportamento mais duro na condução da política de juros até que grupos essenciais como este comecem a apresentar comportamento deflacionário mais sólido ao longo do tempo, o que sinalizaria a eficiência da política monetária do país.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.