Tivemos uma semana cheia de indicadores econômicos ao redor do globo, inclusive aqui no Brasil. Com a divulgação do PIB e da taxa de desemprego, por aqui e nos EUA.
Além disso, acompanhamos o desenrolar político das manifestações na China e os brasileiros colocaram a primeira parcela do 13 salário no bolso.
Nos EUA muita movimentação com falas de Powell e dados importantes pra economia norte americana. Vem acompanhar tudo que aconteceu essa semana.
Segunda-feira de jogo e manifestações
A semana começou com incertezas em relação a economia chinesa, já que o país enfrenta uma onde de manifestações contra a política de Covid Zero, que vem sendo implementada pelo presidente Xi Jinping.
Mas o foco foi todo do jogo do Brasil contra Suécia, que aconteceu às 13h e fez com que as atenções ficassem divididas entre mercado financeiro e jogo rolando.
Durante a tarde nenhum indicador relevante foi divulgado e os investidores puderam começar a semana tranquilamente.
Terça-feira com PMI na China e Caged no Brasil
Na China, além das manifestações, os investidores ficaram de olho na divulgação do PMI manufatureiro, que chegou em 48,0 em novembro, abaixo dos 49,2 em outubro, lembrando que leituras abaixo dos 50 indicam uma retração nas atividades
No Brasil recebemos os dados da FGV do IGP-M, que caiu 0,56% em novembro. O indicador é conhecido como ‘inflação do aluguel’, o indicadorcompara os preços coletados do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do atual (o de referência) com os do ciclo de 30 dias imediatamente anterior.
No mercado brasileiro, também foi divulgado os dados do Caged sobre o mercado de trabalho formal, que registrou um saldo positivo de 159.454 carteiras assinadas em outubro. O salário médio de admissão em outubro foi de R$ 1.932,93 no território nacional.
E no mesmo dia ainda digerimos os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mostrou queda de 0,85% em outubro, segundo o IBGE.
Na Zona do Euro o mercado recebeu dados do índice de sentimento Econômico, que mede a confiança dos setores corporativos e dos consumidores. O índice subiu de 92,7 para 93,7 na comparação mensal, mostrando uma recuperação após atingir o menos nível desde novembro do ano passado.
Na quarta-feira o movimento foi nos EUA
O meio da semana marcou os investidores norte americanos e chamou a atenção dos mercados ao redor do mundo.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA chegou em 2,9% no terceiro trimestre de 2022, de acordo com a segunda estimativa. No segundo trimestre deste ano, o PIB real caiu 0,6%.
Além do PIB, acompanhamos a leitura do PCE norte-americano, que teve alta de 4,6% no trimestre, um recuo em relação aos 4,70% do 2T22. A expectativa era por uma leitura de alta de 4,50%.
Outro evento importante na agenda foi o discurso de Jerome Powell, presidente do FED, que, foi explicito em seu recado de que o Juro pode subir menos nos EUA daqui a duas semanas. Powell afirmou que “O momento de moderar o ritmo de aumento das taxas pode chegar logo em dezembro”.
Na agenda doméstica, teve divulgação da Pesquisa PNAD Contínua, o indicador oficial de emprego no Brasil, a taxa de desemprego caiu para 8,3% no trimestre encerrado em outubro.
O IBGE divulgou que a população desocupada caiu ao menos nível desde o trimestre terminado em julho de 2015, assim como a população ocupada é recorde na série iniciada em 2012.
Aqui no Brasil, também foi o último dia para receber a primeira parcela do 13º salário, ou a parcela única. A segunda parcela deve ser paga até dia 20 de dezembro. Lembrando que todos os trabalhadores com carteira-assinada, aposentados, pensionistas, e pessoas que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio reclusão, tem direito ao 13º salário. Caso o empregado não receba o 13º salário, deve procurar o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa para notificar o problema.
5 investimentos para aplicar a 1ª parcela do 13º salário
E enquanto alguns ganharam, outros tiveram um pouco confiscado pelo Importo de renda. Por que quarta-feira também foi dia de come-cotas, um recolhimento periódico e obrigatório do imposto de renda, que incide sobre alguns fundos de investimentos. A cobrança é abatida direto da quantidade de coras, de forma proporcional e como é retido na fonte, o investidor não precisa se preocupar com a DARF na hora de declarar seu IR.
Na Zona do Euro, a inflação subiu para 10% em novembro, na leitura anual. Em relação ao mês de outubro, o CPI recuou 0,1%, a primeira queda mensal do indicador desde julho de 2021.
Quinta com a leitura do PIB brasileiro
Com certeza o dia mais importante da semana para o investidor brasileiro com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O PIB cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano, frente ao trimestre anterior e em comparação com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento do PIB foi de 3,6%. A soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil chegou a R$2,544 trilhões em valores correntes, segundo o IBGE.
Na contramão, o PMI da Industria caiu para 44,3 em novembro, de 50,8 em outubro. indicando uma contração. É a primeira vez que o setor contrai em 9 meses.
A agenda de Lula em Brasília não trouxe muitas novidades, a PEC da Transição que será votada pelo senado na semana que vem, assim como a revelação do nome do Ministro da Fazenda.
No Japão, o PMI Industrial também apresentou contração, saindo de 50,7 em outubro, para 29 em novembro.
A Alemanha também continua em contração segundo o PMI Industrial, que aumentou, mas não o suficiente para alcançar a expansão. A leitura ficou em 46,2. O mesmo aconteceu na Zona do Euro, que se encontra no quinto mês consecutivo de contração, ficando em 47,1 em novembro.
Amanhã tem muito mais
O destaque do fim da semana é a taxa de emprego dos EUA, o Payroll. O relatório mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas. A projeção do mercado é de uma leitura de 200K.
Vem acompanhar a divulgação do Payroll na nossa sala ao vivo.
Aqui no Brasil, serão divulgados os dados do IPC-Fipe, o Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo, divulgados pela USP.
E na Zona do Euro, os investidores esperam os dados do Índice de Preços ao Produtor (PPI).
No final da tarde de sexta-feira, os brasileiros param para acompanhar o último jogo do Brasil na fase de grupos na Copa, contra a seleção de Camarões.