Agenda da semana: inflação e política monetária no Brasil

A agenda da semana é agitada para o investidor brasileiro. Além de decisão do Copom sobre a taxa Selic, tem divulgação do IPCA, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, a semana em foco na inflação e nas políticas de controle. Além disso, a PEC da Transição finalmente vai a votação no […]

ALEXIA CARRARA •

05 dez 2022 •

4 min de leitura

A agenda da semana é agitada para o investidor brasileiro. Além de decisão do Copom sobre a taxa Selic, tem divulgação do IPCA, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, a semana em foco na inflação e nas políticas de controle.

Além disso, a PEC da Transição finalmente vai a votação no Senado, na quarta-feira, mas a decisão dos futuros ministros ainda não será divulgada.

PEC da Transição derrete Ibovespa e especialistas explicam impactos

E mesmo com a notícia de novos relaxamentos nas medidas contra a Covid-19, os mercados internacionais operam com cautela.

Agenda da semana: inflação e política monetária no Brasil
Agenda de indicadores macroeconômicos de 05 a 19/12.

Segunda-feira com PMIs ao redor do mundo

Os números de PMI Composto chegam na Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e EUA. Todas as leituras abaixo dos 50 pontos, indicando uma contração no setor industrial e de serviço em todas as regiões.

  1. Alemanha: 46,3
  2. Zona do Euro: 48,5
  3. Reino Unido: 48,2
  4. Brasil: 49,8
  5. EUA: 46,4

O índice de atividade dos gerentes de compras, PMI, é um indicador antecedente da dinâmica dos setores econômicos, ou seja, o indicador traz informações sobre as expectativas dos agentes.

E aqui no Brasil tivemos o já conhecido relatório Focus, com as projeções sobre a economia brasileira. O destaque do relatório essa semana foi pro cenário de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, que saltou de 2,81% para 3,05%.

IPCA/22: de 5,91% para 5,92%

IPCA/23: de 5,02% para 5,08%

PIB/22: de 2,81% para 3,05%

PIB/23: de 0,70% para 0,75%

Selic/22: permanece em 13,75%

Selic/23: de 11,5% para 11,75%

Os brasileiros diminuem as operações no mercado às 16h para acompanhar a Seleção jogar contra a Coréia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Terça-feira de agenda vazia

O dia é esvaziado de indicadores econômicos, então as atenções se voltam para a conjuntura política e para o calendário corporativo.

A PEC da Transição deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça e foi pautada pela presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para ir ao plenário do Senado na quarta-feira.

Segundo apurado pela imprensa, nesse fim de semana foi acordado o prazo de dois anos para tirar o Bolsa Família do teto de gastos, além do custo de R$150 bilhões da PEC.

Apesar da pressão pelo anúncio dos futuros ministros, Lula parece não ter pressa e segue dizendo que irá aguardar sua diplomação, que acontece no próximo dia 12. Na última sexta-feira, o petista disse ter “80% do ministério na sua cabeça”. Apesar do suspense, nomes como Fernando Haddad, para Fazenda, e Flávio Dino, para a Justiça, seguem sendo repercutidos pela mídia. 

Quarta-feira e a política monetária

Dia de reunião e divulgação da decisão do Comitê de Política Monetária sobre a Taxa Selic. A taxa básica da economia brasileira passou por uma sequencia de aumento nos últimos meses, mas desde agosto está estabilizada em 13,75% a.a..

A Taxa Selic é só uma parte da divulgação, que vem acompanhada por um relatório com os próximos passos da Política Monetária brasileira, ou seja, as estratégias que podem ser usadas para manter a inflação sob controle.

Vamos acompanhar de perto a divulgação no no Youtube com nossos economistas analisando todos os detalhes da Política Monetária.

Mas nem só de taxa de juros vive o investidor brasileiro. Na quarta-feira também esperamos os dados do IGP-DI, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.

Na Zona do Euro, haverá divulgação do PIB, Variação no Emprego e discurso de três membros do Banco Central da Europa.

Quinta-feira é quase sexta

O IBGE divulga os dados de Vendas no Varejo, aqui no Brasil. Mas o foco dessa semana é a inflação, os investidores podem esperar os dados do IPC-S, pela FGV.

E não é só no Brasil que os dados de inflação serão divulgados, na China os investidores acompanham os números de Índice de Preços ao Produtor (PPI) e de Índice de Preços ao Consumidor (CPI).

Sexta-feira com inflação

O investidor fecha a semana com os dados de IPCA do IBGE, as projeções são de alta na comparação mensal, desacelerando em relação ao desempenho de outubro – quando o IPCA avançou interrompendo uma sequência de três meses de inflação.

E nos EUA também tem dados de inflação, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) será divulgado pela manhã.

Conteúdos que vão te interessar:

Educacional

Análise Técnica: veja o que é, diferença e como fazer corretamente

A análise técnica é uma metodologia utilizada para tentar prever movimentos futuros de preços de ativos financeiros, como ações, moedas…

Educacional

Profit Ultra: conheça a melhor plataforma do mercado

A Nelogica acaba de lançar uma nova versão da plataforma de operação Profit, o Profit Ultra. O Profit Ultra chega…

Educacional

O que são fundos de investimentos? Aprenda neste guia completo!

Descubra agora o que são fundos de investimentos, como funcionam, suas vantagens e tipos. Veja tudo o que você precisa…

Blog - Formulário de Inscrição

Seja o primeiro a saber!

Nome

A CM Capital tem
tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos financeiros 

Suporte rápido e humanizado

Seja atendido por um especialista em poucos segundos.

Segurança e independência 

Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.

Produtos e serviços exclusivos

Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, 
carteiras recomendadas e muito mais. 

Corretagem zero 

Investimentos em renda variável com corretagem zero.

Opere com a CM Capital

Aprenda tudo sobre investimentos com o
blog da CM Capital! 

Baixe agora o aplicativo CM Capital e opere já!

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

1Etapa 1
2Etapa 2
Descrição sucinta, em poucas palavras, do ocorrido
Nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas se houver
Quando? (Data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do início da ocorrência
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do final da ocorrência
Local, empresa, parceiro, representante onde ocorreu ou ocorrerá o fato
Escreva aqui a causa ou motivo
Se for possível mensurar
Se elas existem e onde podem ser encontradas
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato
Digite seu nome completo
Digite seu telefone com DDD
Digite seu endereço de email mais usado

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.

×