Agenda da semana: inflação e política monetária no Brasil

Atualizado em 27 de fevereiro de 2023 por Alexia Carrara A agenda da semana é agitada para o investidor brasileiro. Além de decisão do Copom sobre a taxa Selic, tem divulgação do IPCA, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, a semana em foco na inflação e nas políticas de controle. Além […]

ALEXIA CARRARA •

05 dez 2022 •

4 min de leitura

Atualizado em 27 de fevereiro de 2023 por Alexia Carrara

A agenda da semana é agitada para o investidor brasileiro. Além de decisão do Copom sobre a taxa Selic, tem divulgação do IPCA, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, a semana em foco na inflação e nas políticas de controle.

Além disso, a PEC da Transição finalmente vai a votação no Senado, na quarta-feira, mas a decisão dos futuros ministros ainda não será divulgada.

PEC da Transição derrete Ibovespa e especialistas explicam impactos

E mesmo com a notícia de novos relaxamentos nas medidas contra a Covid-19, os mercados internacionais operam com cautela.

Agenda da semana: inflação e política monetária no Brasil
Agenda de indicadores macroeconômicos de 05 a 19/12.

Segunda-feira com PMIs ao redor do mundo

Os números de PMI Composto chegam na Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e EUA. Todas as leituras abaixo dos 50 pontos, indicando uma contração no setor industrial e de serviço em todas as regiões.

  1. Alemanha: 46,3
  2. Zona do Euro: 48,5
  3. Reino Unido: 48,2
  4. Brasil: 49,8
  5. EUA: 46,4

O índice de atividade dos gerentes de compras, PMI, é um indicador antecedente da dinâmica dos setores econômicos, ou seja, o indicador traz informações sobre as expectativas dos agentes.

E aqui no Brasil tivemos o já conhecido relatório Focus, com as projeções sobre a economia brasileira. O destaque do relatório essa semana foi pro cenário de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, que saltou de 2,81% para 3,05%.

IPCA/22: de 5,91% para 5,92%

IPCA/23: de 5,02% para 5,08%

PIB/22: de 2,81% para 3,05%

PIB/23: de 0,70% para 0,75%

Selic/22: permanece em 13,75%

Selic/23: de 11,5% para 11,75%

Os brasileiros diminuem as operações no mercado às 16h para acompanhar a Seleção jogar contra a Coréia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Terça-feira de agenda vazia

O dia é esvaziado de indicadores econômicos, então as atenções se voltam para a conjuntura política e para o calendário corporativo.

A PEC da Transição deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça e foi pautada pela presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para ir ao plenário do Senado na quarta-feira.

Segundo apurado pela imprensa, nesse fim de semana foi acordado o prazo de dois anos para tirar o Bolsa Família do teto de gastos, além do custo de R$150 bilhões da PEC.

Apesar da pressão pelo anúncio dos futuros ministros, Lula parece não ter pressa e segue dizendo que irá aguardar sua diplomação, que acontece no próximo dia 12. Na última sexta-feira, o petista disse ter “80% do ministério na sua cabeça”. Apesar do suspense, nomes como Fernando Haddad, para Fazenda, e Flávio Dino, para a Justiça, seguem sendo repercutidos pela mídia. 

Quarta-feira e a política monetária

Dia de reunião e divulgação da decisão do Comitê de Política Monetária sobre a Taxa Selic. A taxa básica da economia brasileira passou por uma sequencia de aumento nos últimos meses, mas desde agosto está estabilizada em 13,75% a.a..

A Taxa Selic é só uma parte da divulgação, que vem acompanhada por um relatório com os próximos passos da Política Monetária brasileira, ou seja, as estratégias que podem ser usadas para manter a inflação sob controle.

Vamos acompanhar de perto a divulgação no no Youtube com nossos economistas analisando todos os detalhes da Política Monetária.

Mas nem só de taxa de juros vive o investidor brasileiro. Na quarta-feira também esperamos os dados do IGP-DI, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.

Na Zona do Euro, haverá divulgação do PIB, Variação no Emprego e discurso de três membros do Banco Central da Europa.

Quinta-feira é quase sexta

O IBGE divulga os dados de Vendas no Varejo, aqui no Brasil. Mas o foco dessa semana é a inflação, os investidores podem esperar os dados do IPC-S, pela FGV.

E não é só no Brasil que os dados de inflação serão divulgados, na China os investidores acompanham os números de Índice de Preços ao Produtor (PPI) e de Índice de Preços ao Consumidor (CPI).

Sexta-feira com inflação

O investidor fecha a semana com os dados de IPCA do IBGE, as projeções são de alta na comparação mensal, desacelerando em relação ao desempenho de outubro – quando o IPCA avançou interrompendo uma sequência de três meses de inflação.

E nos EUA também tem dados de inflação, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) será divulgado pela manhã.

Conteúdos que vão te interessar:

Educacional

Tesouro IPCA+: o que você precisa saber para investir com segurança

Atualizado em 13 de dezembro de 2023 por Alexia Carrara Se você está buscando opções de investimento que ofereçam segurança…

Educacional

Renda Fixa

CDB com liquidez diária, poupança ou conta corrente: o que vale mais a pena?

Atualizado em 23 de novembro de 2023 por Alexia Carrara Começar a investir é um passo importante para a vida…

Educacional

Teoria de Dow: o que diz, princípios e como aplicar na análise técnica

A teoria de Dow é um conjunto de princípios fundamentais na análise técnica que ajudam os investidores a entender os…

Blog - Formulário de Inscrição

Seja o primeiro a saber!

Nome

A CM Capital tem
tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos financeiros 

Suporte rápido e humanizado

Seja atendido por um especialista em poucos segundos.

Segurança e independência 

Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.

Produtos e serviços exclusivos

Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, 
carteiras recomendadas e muito mais. 

Corretagem zero 

Investimentos em renda variável com corretagem zero.

Opere com a CM Capital

Aprenda tudo sobre investimentos com o
blog da CM Capital! 

Baixe agora o aplicativo CM Capital e opere já!

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

1Etapa 1
2Etapa 2
Descrição sucinta, em poucas palavras, do ocorrido
Nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas se houver
Quando? (Data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do início da ocorrência
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do final da ocorrência
Local, empresa, parceiro, representante onde ocorreu ou ocorrerá o fato
Escreva aqui a causa ou motivo
Se for possível mensurar
Se elas existem e onde podem ser encontradas
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato
Digite seu nome completo
Digite seu telefone com DDD
Digite seu endereço de email mais usado

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.

×