Será pago neste dia 30 de novembro a primeira parcela do 13º salário. Trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas e pessoas que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão têm direito à gratificação.
O pagamento deve ser, no mínimo, de 50% do valor a que tem direito o funcionário. A segunda parcela tem como data limite o dia 20 de dezembro. Caso a empresa queira, pode depositar o 13º salário em parcela única também até hoje.
Confira alguns investimentos para investir o seu 13º salário e fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você. Lembrando, este conteúdo é de caráter informativo e não deve ser considerado uma recomendação. Para escolher qual o melhor tipo de investimento para você, entre em contato com nossos assessores clicando aqui.
Porque investir o 13º salário?
O principal motivo para se investir esse benefício, ou ao menos uma parte dele, é porque ele é um rendimento extra ao seu atual orçamento de todo mês. Não é preciso comprometer suas finanças ou abrir mão de comprar lembrancinhas de fim de ano às pessoas queridas, mas também nada te impede de separar ao menos uma parte do dinheiro recebido para fazê-lo trabalhar por você.
O décimo terceiro é um dinheiro que poderá te trazer bons rendimentos e ajudar na construção de um patrimônio dentro do prazo que você achar mais adequado a você. Independente dos seus objetivos e prazos, sempre haverá um ou mais investimentos adequados a eles. Há também o fato de que investir, mesmo que pouco, mas de forma constante, é a forma ideal de fazer com que seu patrimônio cresça e se multiplique ao longo do tempo.
Leia também: Criação de Empregos Formais no Brasil
5 investimentos para colocar o seu décimo terceiro
CDB – Certificado de Depósito Bancário
O CDB é um título de renda fixa emitido pelos bancos e caixas econômicas para capitar dinheiro. Ou seja, ao invés de você pegar dinheiro de banco e pagar juro por isso, você empresta seu dinheiro para uma instituição financeira e recebe juro por isso. Esta aplicação possui garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Tesouro direto
Um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro, este título faz parte da categoria de renda fixa e é emitido pelo governo através do Tesouro Nacional. Neste caso, você empresta seu dinheiro para o governo financiar projetos e afins, e recebe juro por isso.
LCI/LCA Letra de Crédito Imobiliário/ do Agronegócio
As letras de crédito também são caracterizadas como títulos de renda fixa. São emitidas por instituições financeiras públicas ou privadas com a finalidade de financiar atividades do setor imobiliário ou do agronegócio. São isentas da cobrança do Imposto de Renda e possuem garantia FGC (Fundo Garantidor de Créditos), por ter emissão bancária.
Fundos Imobiliários
Os fundos são uma modalidade de investimento coletivo, funcionam de forma bem estruturada, seguindo padrões estabelecidos por órgãos reguladores e cuidados por um gestor. Eles são uma das maneiras mais interessantes de você investir seu 13ª e diversificar seus investimentos sem precisar se preocupar com a gestão deles. Existem fundos de renda fixa, renda variável, fundos de ações, fundos cambiais, fundos de curto prazo, fundos imobiliários, fundos multimercados, fundos mistos, fundos de dívida.
Agenda da semana: PIB do Brasil, dos EUA e Payroll
Ações
As ações representam uma fração do capital social de uma empresa que tem companhia aberta e listada na bolsa de valores. Dessa forma, investir o seu décimo terceiro neste ativo, considerado de renda variável, você se torna sócio de determinada companhia, inclusive participando dos lucros e prejuízos. Elas não são a única forma de investir em renda variável, mas a mais conhecida.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais artigos no Blog da CM Capital.