Mindset: Calibre o seu

Mindset é um conceito muito falado no meio trader. Isso porque o comportamento da mente é intimamente ligada ao desempenho no mercado financeiro. Nesse artigo, vamos entender o que realmente  significa Mindset e o porquê há uma necessidade tão grande e emocionalmente ligada a profissão trader no desenvolvimento do seu Mindset.

Muitos conceitos básicos são abordados no blog da CM Capital, acesse e aprenda mais sobre o mercado financeiro e como atuar nele.

Significado de Mindset

A palavra Mindset significa configuração da mente ou mentalidade Englobando tudo o que envolve a maneira de pensar, de agir, ou  seja: mindset é um conceito que explica de que maneira a sua mente deve funcionar para atingir os seus objetivos.

Saber como você pensa e seu cérebro funciona, como é possível extrair o seu  melhor torna-se a maneira mais eficaz e sedimentada para obter resultados consistentes no mercado financeiro.

Basicamente, o cérebro humano é dividido em dois hemisférios: hemisfério esquerdo é responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.

A seguir, vamos entender melhor ambas as funções.

Lado Emocional

O hemisfério direito, também conhecido como cérebro emocional, responde pelas reações que dão origem aos sentimentos e interpretações emocionais das situações, envolvendo emoções,  criatividade, intuição entre outras funções emotivas.

Lado Racional

Se há um cérebro emocional, há também o cérebro racional, localizado no hemisfério esquerdo, responsável pelo nosso senso crítico e capacidade de análise.

Ou seja, a lógica, os cálculos, técnicas, entre outras funções que envolvem o uso de raciocínio lógico, são ministradas pelo lado esquerdo.

A relação do emocional e racional

Como dois hemisférios fazem parte do mesmo responsável pela tomada de decisão e ação, a relação entre o emocional e o racional precisa agir em equilíbrio. Ou seja, a correlação tem que ser respeitosa, para que não existam conflitos internos. Porém, esse equilíbrio não ocorre sempre, uma vez que vivemos diversas situações diárias que interferem nesse bem-estar.

Por exemplo: o racional ordena que você sente na sua mesa de operação e produza resultados positivos. O emocional, o qual é o executor da tarefa, quando não está  preparado para a função, limita seu potencial e traz sensações de medo, impotência, frustações, euforia, entre outras sensações que atrapalham e muito suas operações.

Essas sensações limitantes acontecem na grande maioria  das vezes, porque como o sistema emocional é o executor  das tarefas.

Mindset e padrões comportamentais

A mente está condicionada a repetir padrões comportamentais e pensamentos para enfrentar situações cotidianas, porque tanto tais situações como as conhecidas resoluções, se repetem, porém, sabemos que tendo as mesmas ações, se atinge os mesmos resultados. E é por isso que é preciso calibrar seu Mindset, para assim, ter efetividade não só em operações, mas em todos os âmbitos da vida que precisem de uma melhora substancial.

O racional segue um padrão de comportamento humano, tentando racionalizar sentimentos.

Quando algo não sai como planejado, como  um stop por exemplo, ele reprime a ação de operar e tenta rá racionalizar o ocorrido, para se manter dentro de um  padrão comportamental conhecido. O racional busca defeitos e reprime sua  capacidade, minimizando sua autoestima e sua capacidade emocional de agir.

Como equilibrar o racional e emocional

O equilíbrio está em calibrar o racional e ser flexível. Isso ocorre ao buscarmos a aceitação quando algo foge do esperado. Ao tentar entender um stop e encontrar uma forma positiva de corrigi- lo, as repressões diminuem e o sistema emocional se sente mais livre e seguro para executar a tarefa.

Portanto, tenha em mente que é preciso calibrar seu Mindset de forma positiva, sempre buscando entender as  principais razões e pontos positivos de seus stops.

Dessa forma, é possível minimizar erros e calibrar seu cérebro para atingir a alta performace. Toda situação tem um lado bom e um ruim, o importante é aprender com o ruim e intensificar o que for bom.

Calibre seu Mindset e veja sua vida atingir patamares cada vez mais satisfatórios.

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis