Blog

Lâmina de fundo de investimento: Saiba como analisar

O instante de ver a lâmina de fundo de investimento das corretoras pode ser um momento complicado para muitos investidores. Isto porque, há uma série de informações e não é incomum ficar confuso em relação ao que olhar. 

São dados sobre o desempenho do fundo, características e até a estratégia de ação do gestor que são fundamentais para a decisão do investidor, mas se ele não sabe como analisar essas informações é difícil tirar um bom proveito dessa ferramenta. 

Pensando nisso, neste texto, resolvemos juntar as principais dicas de como analisar uma lâmina de fundo de investimento. Continue!

O que é uma lâmina de fundos de investimento?

A lâmina é um documento com as principais informações sobre o fundo de investimento. É nele que se pode encontrar um resumo sobre as características operacionais da aplicação, além dos indicadores, os objetivos, as taxas de administração e performance, valor mínimo, prazos de resgate, condições do mercado que influencia a rentabilidade, entre outros dados. 

Como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) não define um padrão para a sua elaboração, os gestores responsáveis por administrar os ativos do fundo podem inserir informações que consideram relevantes.

Qual é a função da lâmina?

O principal objetivo da lâmina é proporcionar aos cotistas mais informações sobre a aplicação. É ali que eles poderão entender como o fundo funciona, principalmente em relação a sua rentabilidade e risco. 

Por isso, a lâmina é uma ferramenta indispensável para que o investidor decida se vai ou não aplicar no fundo. Existem muitas variáveis que influenciam os resultados de um fundo de investimento, alguns podem apresentar resultado mais fixo, outros mais variáveis. Além de que algumas estratégias focam no longo prazo, outras no curto. 

Para quem está montando o seu portfólio, entender esses mecanismos é um fator crucial para a escolha do que vai compor a sua carteira. Além de que estar a par dos fatores de riscos de qualquer investimento, é uma forma de se proteger contra as variáveis do mercado. 

Como é a estrutura de uma lâmina?

Como falamos anteriormente, esse documento possui dados que ajudarão o investidor a compreender como a composição do fundo funciona. Entenda agora quais são os principais pontos de sua estrutura.

Público-alvo

Aqui estão as informações sobre para quem o fundo é indicado. Existem fundos que são apenas para pessoas jurídicas, outros comportam pessoas físicas. Também é nessa aba em que se especifica para que tipo de estratégia é direcionado, por exemplo, pode ser indicado para quem procura rentabilidade igual ou maior que a CDI. 

Objetivo do fundo

Nessa parte, há muito mais detalhes sobre o objetivo do investimento. Algumas informações dessa aba são: qual é o prazo do retorno, de que forma se pretende chegar a meta e quais são o tipo de aplicação escolhida para compor o fundo.

Histórico de rentabilidade

Esse tópico informa qual é o valor da rentabilidade acumulada durante os anos, além de apresentar o quanto o índice em que o fundo se espelha variou.

Composição da carteira

É informado tanto o patrimônio líquido, quanto quais são os ativos e a porcentagem de cada um.

Rentabilidade

São simulados os resultados do fundo se o investidor tivesse investido em determinado ano. É um dado para ser usado como exemplo. 

Despesas

Todos os custos do fundo são especificados nesta parte, incluindo as tarifas de performance e administração, as despesas operacionais e os serviços. 

Risco

Por fim, na parte de riscos, é especificado o nível em que o fundo se encontra. Geralmente, as corretoras tendem a definir de acordo com uma escala de 1 a 5, de forma que quanto mais arriscado, mais alto é o número. 

Quais são os passos corretos para analisar a lâmina do fundo?

Apesar de ter bastante informações sobre o comportamento do fundo, os dados são simplificados para facilitar a compreensão do cotista. Nesse sentido, existem algumas informações fundamentais para o investidor checar antes de escolhê-lo. 

Primeiro, aconselhamos a olhar as especificações que indicam para quem é o fundo, tanto o índice de referência, quanto a rentabilidade e a estratégia utilizada. Além disso, preste atenção no lucro dos últimos meses, o nível de liquidez do fundo, o valor e a composição. Principalmente se há mais ativos de renda fixa ou variável, pois isso indicará também o nível de risco.

Também verifique se faz parte da estratégia a alavancagem, ou seja, se o gestor procura aumentar os lucros da aplicação, calculando os ganhos sobre um valor emprestado pela corretora. É uma tática bem comum de operações day trade e ajudam a potencializar a rentabilidade.

Regulamento e serviço de atendimento

Outro fator importante é o regulamento do fundo, pois ali estão todas as diretrizes sobre como o fundo funciona. Ele, diferente da lâmina, não sofre tantas alterações justamente por apresentar as regras. É nele que se encontram, por exemplo, as condições para o resgate, a qualificação do administrador, gestor da carteira e custodiante. 

No caso do serviço de atendimento, essa é uma área que apresenta informações de contato. 

Formulário de informações complementares

Por fim, é interessante verificar outro documento disponível online que contém informações indiretas sobre o fundo. Algumas delas são a exposição dos fatores de riscos, independente dos ativos da carteira, tributação, como funciona a distribuição de cotas, além de onde o cotista pode solicitar informações sobre o investimento. 

Neste conteúdo apresentamos as principais informações sobre a lâmina de fundo de investimento. Um documento fundamental para quem pretende optar por esse tipo de aplicação. Além de mostrar dados relacionados ao comportamento, composição, diretrizes do fundo e como usar essa ferramenta para analisar a estratégia estabelecida no fundo. 

Contudo, nada disso pode trazer um bom resultado se o investidor não tem uma estrutura que o ajude a entender as principais características do mercado. Como é um espaço bastante variável, a orientação personalizada é a melhor alternativa para fazer escolhas seguras e que estejam de acordo com o seu perfil. 

Por isso, te convidamos a conhecer a CM Capital e acessar a nossa plataforma com alta disponibilidade. Conheça os nossos serviços e comece já a melhorar a sua estratégia de investimentos!

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis