Foco e Disciplina

Foco diz sobre a capacidade de uma pessoa em escolher uma única tarefa ou tema para se dedicar até obter o resultado pretendido.

Disciplina é a maneira regrada que a pessoa deve agir para alcançar seu objetivo, de forma efetiva e contínua.

Nesse artigo, você entenderá como esses dois conceitos são os aliados no bom desempenho no trade.

Para mais conteúdos desenvolvidos para auxiliar a sua mente, acesse a trilha de conhecimento da coach do trader, Cissa Grilli, em nosso canal do YouTube.

A falta de foco atuando em nosso cérebro

Grande parte das pessoas não tem a consciência de que nosso cérebro se assemelha a um computador. Por maus hábitos, ocorre o armazenamento de muito mais estímulos do que somos capazes de processar de uma única vez.

Faça um exercício agora: observe se sua mente está focada no presente ou se sua atenção está sendo dividida com alguma outra coisa, como por exemplo:

  • Um ruído externo;
  • Uma vontade física;
  • Atento ao que você está vendo e ouvindo.

Caso tenha outros estímulos, seu cérebro também será capaz de processar, porém, assim como o computador, a capacidade de processamento e armazenamento se torna lenta. Sabe quando o computador está navegando com várias abas abertas? Ele demora para fazer a leitura, ou seja, a capacidade de processamento de dados é reduzida.

Foco e performance

Por conseguirmos executar várias tarefas ao mesmo tempo, há a falsa ilusão que temos uma boa performance em todas elas, mas a prática não funciona bem assim.

Foco é treino. Consiste em perceber o momento em que o seu cérebro quer abrir várias abas, assim como aquela referência ao computador. Embora seja possível, a capacidade do processamento dos dados fica comprometida

Quando nos permitimos pequenos prazeres durante uma tarefa, como dar uma olhadinha nas redes sociais ou pensar em qualquer outra coisa que não seja o objetivo daquele momento, nós perdemos o foco, o que interfere na performance.

Nesse momento em que o seu cérebro está usando uma capacidade limitada de processamento de dados, quando você descoloca seu pensamento ou sua ação do objetivo, você interrompe a energia da ação. A força de ação se torna prejudicada e isso dentro do mercado financeiro pode te custar muito dinheiro.

Força de ação para encontrar o foco

Quando ativamos nossa força de ação no momento presente, entramos em estado de flow, ou seja, entramos em módulo operacional de performance dentro da presença absoluta do aqui e agora.

Esse é o estado em que um campeão ganha uma luta. A força de ação está totalmente ligada ao senso de percepção e concentração na ação.

100% de você está dentro do comportamento, há divisão de energia, o que há é soma e potencialização de tudo que você sabe e se capacitou para fazer.

O foco e o esporte

O esporte tem esse poder de desenvolver foco nas pessoas. Por isso, atletas que conhecem seu corpo, geralmente conseguem ter mais foco que a grande maioria das pessoas, pois ele já percebeu, de forma inconsciente, que para conseguir um melhor desempenho do corpo, ele tem que estar presente naquele corpo e percebendo tudo que ocorre com ele.

De forma indireta, o exército físico nos ensina a ter foco.

Procrastinação: inimiga do foco

A mente cria uma situação para procrastinação, ou seja, se a tarefa é chata, abre outras abas cerebrais. Assim, você se distrai e passa por isso sem perceber.

Quanto mais distração, menos força de ação.

Dessa forma, você irá demorar mais para executar a tarefa e mesmo quando a fizer, será com muito menos eficiência.

A falta de foco na ação e disciplina para cumpri-la acarretará a seguinte situação: você permanecerá com o objetivo falho, sem os resultados que deseja.

Use sua força de ação, tenha foco em cada objetivo e disciplina como metodologia para determinar suas ações. Dessa forma, você conseguirá resultados muito mais satisfatórios.

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis