Veja 4 dicas de como escolher ações para investir!

Fazer boas escolhas de ativos e saber como escolher ações para investir é o que vai potencializar os seus resultados e evitar que você fique marchando no mesmo lugar, com pouca ou nenhuma rentabilidade.

Para isso, será preciso dedicar seu tempo e esforços para fazer uma análise das opções e entender quais delas são as mais indicadas para você e para a sua estratégia de investimento. Para te ajudar preparamos uma relação com as principais dicas que você deve levar em conta ao escolher ações para investir. Quer conferir? Então, fique atento e vamos lá!

1. Utilize métricas

Os resultados de um negócio costumam ser monitorados e acompanhados a partir de algumas métricas, que são os valores que indicam se a empresa está indo bem ou mal na sua atuação. Esses índices são bastante importantes inclusive para os investidores, que têm como saber o que esperar de um determinado empreendimento com base em uma análise numérica da sua atividade.

Os balanços das empresas são dados que devem ser acompanhados de perto, afinal, são eles que demonstram a real situação do negócio, ou seja, se ele é ou não uma boa opção para investir o seu dinheiro. Se quiser um resultado ainda mais preciso você terá que combinar a análise de diferentes métricas, como:

  • a relação entre o preço e o lucro;
  • o rendimento de dividendos, ou dividend yield, em inglês;
  • o índice de liquidez corrente;
  • o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE);
  • a dívida e o patrimônio.

2. Tenha bons indicadores

Os indicadores são bastante importantes para identificar quais são os ativos com características mais adequadas para a composição da carteira. Um investimento de curto prazo, por exemplo, precisa contar com uma alta liquidez, dessa forma o investidor consegue negociá-la assim que precisar, com total facilidade.

Mas o que determina se uma empresa terá ou não boa liquidez? O interesse do público nos seus ativos. Isso só acontece quando ela tem uma boa estratégia de gestão e pensa o suficiente no longo prazo para proporcionar maior segurança a todos.

Para isso, é interessante que antes de comprar ações de uma determinada empresa você entenda qual é o tamanho dela, em que setor ela atua e como tem se saído nele, qual é a situação do seu mercado consumidor, de que forma ela se posiciona geograficamente e até mesmo o método escolhido para introduzir seus produtos e serviços no segmento.

Em geral, os indicadores também estão focados no potencial de crescimento e desenvolvimento de um negócio, que nem sempre estarão expressos em números. Uma empresa que tem um bom plano de desenvolvimento pode ser uma ótima opção de investimento a longo prazo, por exemplo.

3. Saiba analisar os gráficos

A análise gráfica ou análise técnica, como também é conhecida, se baseia especificamente nas questões quantitativas envolvidas na ação. Isso significa que ao invés de se concentrar nas características do negócio, nos seus valores e no potencial de crescimento da marca, ela foca na lei de oferta e demanda.

Em outras palavras, o que os gráficos mostram é o comportamento de mercado em relação às compras e às vendas de ações. O preço de um papel aumenta na medida em que existem mais compradores dispostos a pagar por ele. Logo, existem muitas flutuações que acontecem no curto prazo como um reflexo desse comportamento.

O objetivo é tentar entender qual será o comportamento futuro do mercado com base no padrão que ele teve durante o último período. Assim, existem muitas projeções que podem ser construídas a partir das análises gráficas, indicando, inclusive, o melhor momento para comprar ou vender uma determinada ação.

4. Conheça o seu perfil de investidor

Saber como escolher ações para investir é algo que passa, principalmente, pelo conhecimento acerca do seu perfil de investidor. Cada pessoa possui uma tolerância diferente ao risco e lida de uma forma com as condições do mercado.

Por isso, se você costuma ficar apavorado sempre que uma grande mudança ocorre, como uma suba significativa no valor das ações ou a sua queda brusca, por exemplo, é melhor evitar aquelas ações com mais flutuação. Portanto, descubra se o seu perfil é mais conservador, moderado ou arrojado.

A partir dessas informações, você vai começar a compor a sua carteira de investimentos de modo alinhado com o seu perfil e com os seus objetivos. Se o objetivo for de curto ou médio prazo, a estratégia é uma. Já se for uma carteira de investimentos para a sua aposentadoria, por exemplo, é outra.

Além de tudo isso que você acabou de conferir, procure ficar atento a outros aspectos relacionados à empresa na qual você pretende investir. Lembre-se que ela vai além da sua situação atual e, por isso, a maneira como ela é conduzida também pode ser um ótimo indício de bom ou mau investimento. Quer saber o que avaliar? Fique atento aos seguintes aspectos:

  • conheça quem são e qual é a trajetória dos gestores do negócio, descubra se são profissionais confiáveis e reconhecidos no mercado;
  • descubra qual é a qualidade da gestão feita por esses profissionais, se ela inclui planos de investimentos futuros, bons projetos e estratégias consistentes para o longo prazo;
  • entenda como a empresa reagiu e respondeu aos momentos de crise já vividos durante a sua trajetória e se ela conseguiu se recuperar adequadamente;
  • investigue o posicionamento do negócio no seu setor de atuação, se ela está entre as opções mais inovadoras, se tem uma boa participação no mercado e assim por diante;
  • saiba como é a relação do público com a marca e descubra se os stakeholders são satisfeitos com a relação que estabelecem com a empresa (essa rede de apoio garantirá a sustentabilidade do negócio).

Com a vasta expertise que possui no mercado de investimentos, a CM Capital pode ajudar nessas escolhas. Com operação em Madrid e São Paulo, a corretora tem grande conhecimento nesse mercado, atendendo aos interesses de diversos clientes institucionais e, agora, pessoais.

A CM Capital está entre as quatro melhores corretoras do país e só conseguiu esse feito pela preocupação que tem com os resultados e a integridade de dados dos seus investidores. Com alto nível de qualificação da sua equipe de profissionais e uma confiável solidez no mercado nacional, tem por objetivo estar mais próxima de você para ajudá-lo a fazer investimentos mais rentáveis.

Quer conhecer mais sobre esse trabalho, saber e ter dicas de como escolher ações para investir na prática? Converse com a gente!

dicas de como escolher ações

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki