Por que a poupança não é uma boa opção?
Se você está acostumada a “guardar” o seu dinheiro apenas na poupança, por que não começar a pensar em outros investimentos? Desde já, nem dá para considerar a poupança um “investimento”, não é mesmo?!
Antes de mais nada, é importante entender que o rendimento da poupança é muito baixo e é bem provável que continue dessa forma. Isso porque vivemos em um cenário de juros baixos, o que causa um impacto direto no seu rendimento.
De forma mais clara, é como se você estivesse apenas guardando dinheiro embaixo do colchão. Simultaneamente, enquanto tudo o que você precisa comprar fica mais caro, o seu dinheiro continua o mesmo. É o fenômeno da inflação.
Tem mais um detalhe: a poupança tem rentabilidade mensal. E o que significa isso? Se você retirar o dinheiro antes da data de aniversário, ou seja, antes de completar 30 dias aplicado, você perde todo o rendimento do período. Não é legal.
Quais os primeiros passos para sair da poupança?
De início, é interessante começar a procurar por investimentos com rendimento diário, como títulos públicos e títulos de renda fixa, por exemplo. Tudo conforme o seu perfil de investidora, claro!
Aprender a investir é um círculo virtuoso: quanto mais você entende o funcionamento, mais quer pesquisar e aplicar. Você só precisa dar o primeiro passo.
Entenda que os seus investimentos são a sua empresa. Dessa forma, você não se preocupa tanto com os altos e baixos da economia a curto prazo e se concentra no trabalho para fortalecer e tornar a “empresa” viável a longo prazo.
Tudo isso passa pelo processo de aprendizado. Você está disposta a mudar de nível?
Se precisar de ajuda, acesse o site para baixar o e-book gratuito “Mulher na Bolsa – primeiros passos”. Vai te auxiliar muito na organização das finanças e no início dos investimentos.
O aprendizado é um processo que não tem fim. Logo, seja uma aluna aplicada na escola da vida. Você sempre terá dinheiro se souber ganhar, investir e gastar.
Nunca se canse de aprender, questionar, treinar e evoluir.
Vamos juntas?
Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo informações? Assine a nossa lista do Telegram!
Veja também no canal do Youtube mais matérias exclusivas.
Escrito por Caroline Daher, exclusivo para CM Capital e.PLUS. Caroline Daher é Professora Mestre em Direito e Negócios Internacionais, criadora do Blog Mulher na Bolsa e possui a missão de propagar a consciência financeira.