O que é Ibovespa? Tire suas dúvidas aqui!

Deseja saber o que é Ibovespa? Não se preocupe, neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e explicar qual a relevância desse índice na hora de investir em ações.

É provável que você já tenha ouvido falar nele — seja em jornais, seja no dia a dia —, mas não saiba exatamente qual é seu significado. Por meio das informações certas, você aprenderá a conferir os ativos mais negociados do momento e poderá dar os primeiros passos rumo ao universo da renda variável! Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é Ibovespa?

Esse índice é um dos principais indicadores de referência do mercado de ações. Ele funciona na forma de uma espécie de termômetro — e é por meio dele que os investidores medem o cenário em questão. Sua atuação ocorre na B3, a Bolsa de Valores brasileira. No passado, era conhecido como Bovespa, e é por isso que o índice recebeu esse nome.

Quem pesquisa sobre o Ibovespa se depara com uma carteira simulada. Nela, estão contidas, em média, as 67 ações mais negociadas na Bolsa. É por esse motivo que ela é usada como referência das comercializações de ativos no País. Ao analisar o que está incluso nessa carteira de investimentos, o investidor se torna capaz de checar se está fazendo escolhas alinhadas ao seu propósito.

De que maneira ele é formado?

A formação dos ativos presentes no IBOV, nome alternativo do índice, se dá por meio de pontos que são atualizados constantemente. Uma vez que o mercado de ações é bastante volátil, essa atualização ocorre em tempo real. Para isso, o Ibovespa se baseia no horário que o pregão anterior foi fechado.

Ou seja, quando o valor ultrapassa o previamente registrado, considera-se que houve uma alta. Caso percebam-se ações em queda, por exemplo, é chamado de baixa. Sabe quando você escuta, nas notícias, que a Bolsa teve uma alta de 0,5% em relação ao dia anterior? É da quantidade de pontos do IBOV que os jornalistas estão falando. Alguns fatores que promovem a queda ou alta incluem:

  • balanços corporativos;
  • decisões do conselho administrativo;
  • conquista e fidelização de mercados nacionais e internacionais;
  • expectativas de distribuição de lucros e acionistas etc.

O que significam os pontos do Ibovespa?

Em poucas palavras, eles são o resultado do desempenho das ações que compõem a carteira. Fatores como a liquidez e o volume financeiro das negociações feitas na Bolsa impactarão diretamente esses pontos. É por isso que o índice oscila para baixo e para cima e que as ações contidas na carteira se alteram.

De que forma esse índice é calculado?

Quem busca saber o que é Ibovespa também costuma se interessar pelo cálculo feito para defini-lo. Nesse sentido, é importante ter em mente que o índice busca, sempre, representar a realidade do mercado. Em outras palavras, 80% do volume de negociações, pelo menos, serão refletidos no IBOV.

Cada vez que há uma atualização no panorama, uma nova carteira é montada. Como consequência, os pontos se alteram constantemente. Em suma, o investidor contará com uma simulação de desempenho das aplicações que deseja fazer.

É muito importante ter em mente que as ações presentes na IBOV não representam, necessariamente, qualidade. Elas são representações dos ativos mais negociados no momento, ou seja, que contam com maior volume financeiro. A escolha das aplicações mais adequadas para cada investidor depende de fatores extras, como sua estratégia e objetivo.

Entender o que é Ibovespa e de que maneira ele funciona é muito importante àqueles que desejam se aventurar na renda variável, em especial no universo das ações. Ele é um índice que mensura o desempenho de ativos e é fundamental na hora de nortear as negociações da B3. Fique atento a ele e otimize seus investimentos!

Gosta de conteúdos deste tipo? Então, não deixe de seguir a CM Capital e.PLUS nas redes sociais e de acompanhar todas as novidades que trazemos para você em relação ao mercado financeiro. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!

Ibovespa

Mais posts

Categorias

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki