Mesa Proprietária é para mim?

O sistema de mesa proprietária ou Prop Trading é ainda pouco conhecido aqui no Brasil, porém bastante comum nos mercados mais desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse sistema é muito comum e variado.

Associar-se a uma mesa proprietária tem se tornado uma das alternativas mais procuradas para ingressar na bolsa de valores. Isso se dá, justamente, pelas vantagens que a mesa pode te oferecer, sobretudo para quem tem o objetivo de especular sem arriscar o seu próprio capital.

O que é uma mesa proprietária?

Antes de mais nada, uma mesa proprietária é uma empresa de capital aberto ou fechado. Essa mesa possui uma conta “master” com um capital alocado e tem o poder de controlar os limites e a divisão do capital para as outras contas, as “contas filhotes”. Em síntese, a empresa cede a margem para que o operador possa especular sem colocar o seu próprio capital em risco, tendo em conta que vai operar o capital que lhe foi liberado pela conta master.

O Gestor da mesa faz o gerenciamento do capital total entre as contas, geralmente, de acordo com o desempenho de cada trade. A finalidade é sempre deixar um equilíbrio entre as contas e mitigar a perda total.

Há um formato nos EUA em que a mesa proprietária contrata o trader – igualmente ao que chamamos de CLT aqui no Brasil – com um salário base. Dessa forma, há a possibilidade de um trader iniciante ser remunerado enquanto aprende.

Por outro lado, a maneira mais comum encontrada hoje no Brasil é a mesa selecionar os traders avaliando seu desemprenho/performance através do ambiente simulador em tempo real. Neste caso, há algumas regras a serem cumpridas, como stop diário e mensal, metas que precisam ser atingidas e número de dias máximo e mínimos de operações, por exemplo. Tudo isso antes que o trader tenha acesso a uma conta com o capital da empresa.

Quais as vantagens e desvantagens de se associar a uma mesa proprietária?

Existem várias vantagens de se operar em uma mesa proprietária. No entanto, isso é relativo para o momento de cada um. Vamos citar algumas das principais:

Capital da mesa Proprietária

Sabemos que nem todo mundo que sabe ou que deseja especular no mercado financeiro possui capacidade financeira para isso. Mesmo com o mercado futuro, que é bastante alavancado, nem sempre é possível.

Nesse sentido, para quem opera em uma mesa proprietária é cedido o capital. Em suma, você não precisa ter capital para operar.

Gerenciamento de Risco

A ruína de muitos especuladores e investidores no mercado financeiro se dá pela falta ou a inexistência de um gerenciamento de risco. Dentro de uma mesa proprietária as subcontas que são liberadas para os traders têm um gerenciamento pré-definido pelo gestor da mesa que limita suas perdas. Ou seja, ele te força a montar um gerenciamento de risco dentro das suas limitações já pré-definidas evitando um “dia de fúria”.

Networking

Antecipadamente, a profissão trader em si já é muito solitária. Logo, através de uma mesa proprietária você terá contato com outros traders, possivelmente mais experientes. Com isso, é possível trocar experiências, compartilhar algumas visões e evoluir em conjunto.

Mas só existe vantagens?

Não existe almoço grátis! Ao operar através de uma mesa proprietária, tudo o que você realizar de lucro líquido será dividido. Essa quantidade será acordada no momento da sua associação com a mesa que você escolher.

Como escolher uma mesa proprietária?

Quando você vai escolher uma casa, um carro ou, até mesmo, um banco, é comum buscar as opções disponíveis no mercado. Nem sempre preço é tudo. Sob o mesmo ponto de vista, é assim que funciona na escolha de uma mesa proprietária.

Observe pontos cruciais, como estabilidade, atendimento, confiabilidade, experiências de traders que já estão ou passaram pela mesa, custos, alavancagem, repasse e o que você achar necessário.

Quem pode operar em uma mesa proprietária?

Hoje não existe nenhum regulamento para que você possa especular no mercado financeiro. Portanto, qualquer pessoa pode operar através de uma mesa proprietária. Do mesmo modo, você precisa mostrar resultados e um bom desempenho, já que a empresa está cedendo uma parte do próprio capital para você especular no mercado.

Enfim, vale a pena operar por uma mesa proprietária?

Sem dúvidas, é muito vantajoso operar por uma mesa proprietária!

O fato de conseguir operar sem arriscar seu próprio capital e ter um gerenciamento feito pelo Gestor da mesa já tira um peso das costas. Seu foco passa a ser apenas buscar as melhores e mais rentáveis oportunidades no mercado.

Mas, atenção: antes de se associar a uma mesa proprietária você precisa ter um autoconhecimento para saber que é capaz de mostrar um bom desempenho na sua avaliação e não queimar a largada.

Escrito por Daniel Moura, Fundador e CEO da Team Urso Capital, exclusivamente para CM Capital e.PLUS.

Mesas_Proprietárias

Mais posts

Categorias

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki