Tesouro Direto: tudo sobre um dos investimentos mais seguros

O Tesouro Direto é uma modalidade de renda fixa, ou seja, um dos segmentos mais seguros para o investidor porque a rentabilidade é definida quando o investimento é feito.

Muitos brasileiros ainda preferem deixar o dinheiro na poupança, porém, o Tesouro Direto é uma opção igualmente segura e que tem uma maior rentabilidade. Afinal, poupança não é considerada nem investimento.

Tem dúvidas sobre como investir com segurança? Nesse artigo, vamos compreender o porquê é fácil e seguro investir em Tesouro Direto.

Tesouro Direto: tudo sobre um dos investimentos mais seguros

Definição de Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Tesouro Nacional que tem a finalidade de tornar acessível a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas. É o próprio Tesouro Nacional que garante esse investimento.

Ao investir nos títulos do Tesouro, o investidor está emprestando dinheiro para o governo. Em troca desse empréstimo, recebe a taxa de juros do Tesouro Direto no momento da devolução desse valor.

Como funciona o Tesouro Direto

Caso o investidor opte por investir no Tesouro Direto, enquanto o dinheiro está rendendo, ele tem um título, ou frações do mesmo, registrados no nome do investidor. Logo, títulos públicos são as promessas de um pagamento que será feito no futuro pelo governo.

Sendo assim, o governo torna-se a única instituição que pode comprar ou vender títulos do Tesouro Direto pois é ele quem estabelece os preços dos títulos conforme a demanda. Assim, o preço dos títulos públicos também varia.

O Tesouro Nacional se responsabiliza pela compra de todos os títulos do Tesouro a qualquer momento, por isso, todos os investimentos do tesouro tem liquidez diária.

Porém, em alguns casos você pode sair no prejuízo caso prefira vender seu título antes do vencimento, já que mesmo sendo investimentos de renda fixa, eles são afetados pela marcação a mercado.

Tipos de Tesouro direto

O Tesouro Direto é muito procurado pelos investidores como uma porta de entrada no mercao de capitais, já que oferece facilidade, segurança, rentabilidade e variedade de opções.

O Tesouro Nacional oferece alguns tipos de títulos, que variam na forma que a rentabilidade é calculada e como o retorno é pago ao investidor.

Ao investir no Tesouro Direto, é importante que o investidor conheça bem seus objetivos financeiro para escolher o melhor título para a carteira.

Tesouro Prefixado

O primeiro título que vamos explicar é o Tesouro Prefixado. Esse investimento é destinado ao investidor que deseja saber o quanto receberá exatamente de rendimento no final do período, sem renunciar à segurança e o perfil conservador das aplicações nos títulos do Tesouro Nacional.

Um pouco diferente das outras aplicações de títulos públicos, essa oferece uma rentabilidade já prefixada na compra. Portanto, a taxa prefixada será maior do que as ofertadas nas aplicações mistas, por exemplo, não havendo tanta desvantagem em comparação com as outras.

Dentro da categoria de prefixados, há o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, que além de ter a rentabilidade definida na hora do investimento também paga juros semestrais aos investidores.

Nesse tipo de título, o investidor pode usar o rendimento semestral para complementar sua renda.

Outro ponto importante para o investidor ter em mente é o resgate. No Tesouro Prefixado, o Tesouro Nacional garante a recompra do título pelo seu valor de mercado.

Tesouro Selic

Esse título público é um dos mais conhecidos para quem está iniciando e até mesmo para quem já é experiente no mercado.

O Tesouro Selic é muito similar a poupança em questão de comportamento, mas não em rentabilidade. E é utilizado para reservas de emergência, sem renunciar à rentabilidade. Isso porque como há baixa volatilidade, o investidor evita perdas significativas caso queira resgatar antecipadamente.

Essa aplicação do tesouro tem a rentabilidade atrelada a taxa de juros básica, a Selic. Mas não para por aí. O Tesouro Selic tem rentabilidade híbrida, com uma parte sendo atrelada a Selic e outra a uma taxa prefixada.

A taxa Selic é definida e publicada através do COPOM (Comitê de Política Monetária) após reuniões periódicas e é acompanhada pela política monetária nacional. O aumento da taxa Selic nos últimos anos tem atraído muitos investidores a esse título.

Atualmente o valor mínimo para investir no Tesouro Selic é de em média R$110 e o resgate, assim como outros títulos do tesouro, pode ser realizado a qualquer momento.

Conheça tudo sobre o Tesouro Selic.

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ não é voltado apenas para quem está iniciando, mas também para aqueles que já têm portfólio de investimentos e desejam além de diversificar, obter uma liquidez caso haja necessidade de resgate.

Voltado para o investidor que deseja aplicar seu dinheiro com segurança e praticidade. Esse investimento segue o estilo de rentabilidade híbrida, já que uma parte do rendimento é atrelada ao IPCA, o principal índice de inflação brasileiro, e a outra parte é prefixada.

O título é muito recomendado para investidores com foco no longo prazo, uma vez que investimentos atrelados a inflação mantém o poder de compra do investidor por todo o período.

Tesouro IPCA+ com juros semestrais

Essas aplicações são de suma importância para o investidor que não quer abrir mão da segurança e deseja ter uma renda extra semestralmente.

Isso porque os títulos Tesouro IPCA+ com juros semestrais, além de garantirem o aumento do poder de compra, realizarão pagamentos de juros semestrais e não só no vencimento.

Esse título faz com que o valor investido renda a uma taxa de juros prefixada, mais a variação da inflação (IPCA) do período aplicado. E ao fim de cada semestre ainda retorna ao investidor uma rentabilidade.

Tesouro Renda+

O novo título do Tesouro Direto chegou para conquistar o coração dos brasileiros. O Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra (NTN-B1) é um título público voltado à poupança para a aposentadoria complementar.

O Tesouro RendA+ é um título semelhante ao Tesouro IPCA+. Os dois títulos tem rentabilidade atrelada a inflação, medida pelo IPCA, garantindo que o investidor não perca o poder de compra, além de oferecer também uma taxa prefixada.

Saiba todos os detalhes sobre o Tesouro RendA+ no nosso aulão do Youtube, em que conversamos com um representante do Tesouro, que participou da criação do título e tirou todas as dúvidas. Vem conferir:

Como o título foi criado pensando em auxiliar o investidor a ter mais um renda durante a aposentadoria, o recebimento da rentabilidade do título não é pago em uma única retirada.

Após o vencimento do título, o investidor passa a receber parcelas mensais pelos 20 anos seguintes. O Tesouro RendA+ é uma opção para construir uma boa reserva para a previdência. Há possibilidades de investimento para até 40 anos de acumulação, sempre seguidos por mais 20 anos de fluxo de renda mensal.

O valor investido será sempre devolvido em 240 prestações mensais que amortizam todo o fluxo investido no produto. Existem títulos com vencimento entre 7 e 42 anos. São oito datas de vencimento do título, de 15/01/2030 a 15/01/2065, sempre com intervalos de 5 anos entre um título e outro.

Conheça os detalhes sobre o Tesouro RendA+.

Vale a pena investir em Tesouro Direto?

Como citamos anteriormente, esse investimento é considerado uma ótima opção justamente pela segurança que oferece ao investidor. A possibilidade de sofrer perdas financeiras em um investimento da renda fixa é mínima.

Fora que é possível investir a partir de 30 reais e a possibilidade de programação das aplicações, mensalmente. Outra vantagem é que a rentabilidade do Tesouro Direto pode ser mais que o dobro do que é oferecido pela poupança!

Outro aspecto importante é o fato de o dinheiro ser protegido da inflação, quando se aplica no Tesouro IPCA+, que ainda permite o recebimento de juros mês após mês. O resgate pode ser feito a qualquer momento. Afinal, é possível revender os títulos para o governo.

Em suma, vale a pena investir nesse tipo de título, ainda mais considerando quem está começando ou mesmo deseja ter mais segurança em suas aplicações, tendo planos de longo prazo para elas.

No nosso Youtube, montamos uma aula com especialistas do Tesouro Direto para ensinar todos os detalhes do investimento e como funciona a rentabilidade e resgate de cada título. Vem conferir:

Benefícios de investir nos títulos do Tesouro Direto

Como vimos, o Tesouro Direto oferece diversas opções de titulos que podem atingir diversos objetivos financeiros. Por isso o Tesouro já é considerado um dos investimentos mais flexíveis do mercado, além de ser extremamente seguro.

Mas esses não são os únicos benefícios do investimento.

1- É o investimento mais seguro do Brasil

Por ser um título público, o Tesouro tem garantia de segurança pelo Tesouro Nacional. O risco do Governo Federal não pagar suas dívidas é praticamente nulo.

2- É acessível

Com valores mínimos de R$ 30, qualquer pessoa pode começar a investir no Tesouro, o tornando um investimento perfeito para entrar no mercado e ir conhecendo os detalhes aos poucos.

3- Flexível para seus objetivos

É possível escolher o melhor Tesouro para o seu objetivo. Existem diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

4- Tem alta liquidez

É fácil fazer o resgate do seu dinheiro investido no Tesouro Direto, uma vez que o Tesouro Nacional se compromete a comprar os títulos de volta. O Tesouro permite o resgate do dinheiro no mesmo dia que realizar o pedido. Porém a rentabilidade pode ser afetada pela marcação a mercado.

5- Rentabilidade

Os títulos do Tesouro tem ótimas rentabilidades para a renda fixa. É possível investir atrelado a Selic, ao IPCA ou com uma renda pré-fixada e as taxas são competitivas com o mercado.

Investir em Tesouro direto pela CM Capital

Quem tem conta na CM Capital, pode investir de forma muito fácil pelo Portal do Cliente.

Siga os passos:

– Faça seu login no portal do cliente CM Capital

– Acesse o menu Investir e vá em Tesouro Direto

– Escolha o tesouro ideal para você e pronto!

Você já está investindo em um dos títulos mais seguros, que rendem mais que a poupança.

Publicado por Mariana Benedito originalmente em 9 de junho de 2022 às 17:41 e atualizado por Alexia Carrara em 21 de março de 2023.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.