RLP: o que é quais as vantagens da ferramenta

O RLP (Retail Liquidity Provider) é relativamente novo no mercado financeiro brasileiro. A B3, bolsa de valores oficial do Brasil, passou a oferecer a ferramenta de negociação em 2019. A novidade já era utilizada em outros mercados, como nos Estados Unidos. O Retail Liquidity Provider, ou provedor de liquidez do varejo, veio para transformar a […]

CM CAPITAL •

30 set 2019 •

7 min de leitura

retail-liquidity-provider

O RLP (Retail Liquidity Provider) é relativamente novo no mercado financeiro brasileiro. A B3, bolsa de valores oficial do Brasil, passou a oferecer a ferramenta de negociação em 2019. A novidade já era utilizada em outros mercados, como nos Estados Unidos.

O Retail Liquidity Provider, ou provedor de liquidez do varejo, veio para transformar a maneira como são feitas as transações em corretoras de valores.

A sua regulamentação data de 2012, quando a Securities Exchange Commission (SEC) tornou legal o seu uso. Hoje, grande parte dos investidores pessoas físicas negociam os seus investimentos por meio desse mecanismo em bolsas de valores pelo mundo.

Mas, afinal, o que é o RLP? Por que inserir mais uma opção no mercado? Qual seria a real vantagem disso? A ideia deste artigo é oferecer um guia sobre a novidade, mostrando como ela se tornou um mecanismo de liquidez para determinados ativos. Continue a leitura!

RLP: o que é quais as vantagens da ferramenta

O que é RLP?

O RLP é um provedor de liquidez do varejo e tem como objetivo principal permitir que o intermediador ofereça liquidez nas ordens de compra e venda dos seus clientes. Ou seja, o intermediador — que, nesse caso, é a corretora — poderá participar de maneira ativa nas negociações.

Em outras palavras, o RLP transforam a corretora em uma das partes da operação, isso gera maior liquidez ao mercado e melhora os preços ao clientes, uma vez que a corretora sempre deve oferecer o preço igual ou menor que o do book central de ofertas.

A oferta RLP não ficará visível no book central de ofertas, e será vista apenas pela corretora que a enviou. Ou seja, o acesso dos investidores só acontecerá quando o negócio for fechado. Caso não se concretize, a oferta RLP será cancelada ao final do dia.

Vale lembrar que o seu valor de mercado sofre ajustes por meio dos sistemas de negociações ligados à bolsa, sendo que isso é feito de maneira contínua e automática.

No modelo tradicional de operações, existe o book de ofertas e as chamadas agressões no book, em que a negociação acontece apenas entre os traders.

O RLP será uma oferta que poderá ser usada pelo intermediador no momento de spread do mercado, ou seja, em que há a diferença entre o preço de compra e de venda de ação, título ou mesmo operação pecuniária.

Como o RLP funciona?

No Brasil, o RLP começou funcionando apenas para negociação de minicontratos de índice e dólar. A ferramenta foi expandida em 2021 e passou a abranger também ações.

As operações são feitas geralmente por robôs da própria corretora, responsável por acompanhar as ordens dos clientes e fechar negócio quando as ações atingem determinado valor.

Para que o mecanismo funcione da maneira certa, a corretora precisa disponibilizar uma oferta e manifestar a intenção de compra ou venda de determinada quantidade de ações. Lembrando sempre que o preço precisa ficar no melhor possível do mercado naquele momento.

Apesar de essa negociação oferecer um preço mais favorável ao cliente, a utilização do RLP se limita a 15% do volume negociado. A B3 estabelece algumas regras, dando o direito ao cliente de sair desse mecanismo quando desejar:

  1. A opção de ser contraparte de uma oferta RLP deve estar disponível para os clientes exclusivamente sob a forma de mecanismo de opt-in, mediante o qual o cliente, por meio de prévia e expressa declaração, manifesta sua concordância com a sistemática de utilização da oferta em questão;
  2. a necessidade de manifestação prévia e expressa aplica-se tanto para novos clientes (por ocasião da abertura da conta ou por adesão a posteriori ao mencionado serviço) como para clientes já cadastrados, sendo que a manifestação favorável não pode ser condição para abertura, manutenção da conta ou prestação de serviços de intermediação de valores mobiliários, inclusive aqueles autorizados para negociação por meio das ofertas RLP;
  3. é vedada aos intermediários a atuação como contraparte em uma oferta RLP dos clientes que não tenham se manifestado pela utilização do serviço, na forma mencionada;
  4. deve sempre estar disponível a opção opt-out aos investidores que tenham expressa e previamente aderido ao produto RLP.

Quais são as vantagens da RLP?

Uma das principais vantagens da RLP é justamente a sua capacidade de elevar a liquidez do mercado. A liquidez é considerada a agilidade de conversão de um investimento sem que ele perca um valor significativo no processo.

Com a RLP, a probabilidade de encontrar compradores ou vendedores no preço desejado aumenta. Antes, quem emitia a ordem dependeria de outro investidor interessado, enquanto agora se soma a chance de a corretora negociar o ativo.

Além da liquidez, outra vantagem é em relação ao preço, que é melhor. Logo, a corretora garantirá ao cliente a manutenção ou mesmo melhora no preço de execução do ativo em relação à oferta anterior do mercado. Consequentemente, isso facilita o cálculo de impostos, por exemplo.

A taxa de corretagem é um valor cobrado pelas corretoras em relação às operações de venda e compra de ativos que são executadas na bolsa de valores. Assim, sempre que alguma transação é realizada, uma taxa é cobrada. Quando opta pelo Retail Liquidity Provider, o cliente da CM Capital e.PLUS tem a taxa de corretagem ‘zerada’ para WDO.

Ainda temos o fato de que o RLP ajuda no fortalecimento do mercado. Isso, porque ele já é usado em algumas das maiores bolsas de valores do mundo. Tal fator é determinante para a maturidade e também maior liquidez das negociações realizadas, o que é outro benefício, visto que o país entra no hall de desenvolvimento no que diz respeito ao investimento.

Exemplos práticos da aplicação do RLP

Um caso prático para entender as vantagens do RLP são as ordens de compra de WDO e WIN. Considere cinco ordens de compra no valor 100.000 pontos — que, na ocasião, seria o preço de mercado previsto no book de ofertas.

Se houverem menos de cinco vendedores por esse valor, você começaria a ter dificuldades de liquidez. Logo, talvez tenha de recorrer a uma oferta menos vantajosa caso deseje concretizar todas as operações planejadas.

A proposta do RLP é que, ao identificar essa ordem de compra, a corretora atue como contraparte, garantindo o melhor preço do mercado. Portanto, seria possível concluir as cinco operações sem arcar com os prejuízos da falta de liquidez.

Uma analogia pode ser feita com os imóveis. Imagine que uma casa está à venda por R$ 500.000. Se o vendedor não encontrar compradores, o gesto natural é aceitar ofertas menores, caso a venda seja uma necessidade. Nesse sentido, o RLP aumenta as chances de liquidez e evita esse tipo de prejuízo.

Perceba que o mecanismo traz vantagens adicionais. A liquidez, por exemplo, é bastante desejada pelo day trader, que pode otimizar seus ganhos com decisões rápidas de compra e venda, aproveitando as oportunidades e oscilações de momento.

Também é uma garantia de flexibilidade nos investimentos, podendo ajustar a carteira de acordo com o cenário. E, no caso do pequeno investidor, muitas vezes é uma segurança de que será possível retirar os recursos diante de emergências ou dificuldades financeiras.

Por que aderir ao Retail Liquidity Provider?

Imagine que você atue como trader. Se você executa operações de ativos com a compra e venda feita em curtíssimo prazo, não aderir ao RLP é perder oportunidades. Afinal, você não perderá dinheiro, pois o preço de execução precisa ser melhor ou igual ao praticado no mercado.

Vale lembrar que, entre as regras impostas para a aderência, está a necessidade do cliente se manifestar previamente.

Para saber mais sobre a RLP, confira nossos vídeos no Youtube.

Conteúdos que vão te interessar:

Mulher sorrindo analisando os gráficos do mercado financeiro

Educacional

Como operar minicontratos? Veja como funciona, quanto é preciso e mais

Veja como operar minicontratos neste guia completo com tudo que o trader precisa saber. Confira quanto é preciso para operar,…

retail-liquidity-provider

Educacional

O que é RLP? Saiba tudo sobre o Retail Liquidity Provider

O Retail Liquidity Provider (RLP) é um modelo introduzido pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) que visa aumentar a liquidez e…

Educacional

Automação de Estratégias: transforme o futuro das suas operações

A automação de estratégias está se tornando uma prática indispensável para investidores e traders que buscam eficiência e competitividade no…

Blog - Formulário de Inscrição

Seja o primeiro a saber!

Nome

A CM Capital tem
tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos financeiros 

Suporte rápido e humanizado

Seja atendido por um especialista em poucos segundos.

Segurança e independência 

Desde 1986 oferecendo produtos e serviços sem conflito de interesses.

Produtos e serviços exclusivos

Variedade de opções de renda fixa, fundos de investimento, 
carteiras recomendadas e muito mais. 

Corretagem zero 

Investimentos em renda variável com corretagem zero.

Opere com a CM Capital

Aprenda tudo sobre investimentos com o
blog da CM Capital! 

Baixe agora o aplicativo CM Capital e opere já!

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

1Etapa 1
2Etapa 2
Descrição sucinta, em poucas palavras, do ocorrido
Nome das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas se houver
Quando? (Data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do início da ocorrência
DD barra MM barra YYYY
Selecione a data do final da ocorrência
Local, empresa, parceiro, representante onde ocorreu ou ocorrerá o fato
Escreva aqui a causa ou motivo
Se for possível mensurar
Se elas existem e onde podem ser encontradas
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato
Digite seu nome completo
Digite seu telefone com DDD
Digite seu endereço de email mais usado

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.

×