Resumo da semana: IPCA desacelera, Rússia corta petróleo e balanços surpreendem

Resumo da semana: o mercado na palma da sua mão
Resumo da semana: o mercado na palma da sua mão

A semana foi recheada de indicadores e balanços corporativos que movimentaram o mercado financeiro. Confira tudo o que movimentou o mundo dos investimentos no resumo da semana dos dias 6 a 10 de fevereiro.

Resumo da semana: o mercado na palma da sua mão

Segunda-feira

Boletim Focus

A tendência de alta nas projeções para a inflação tanto para 2023 quanto para 2024 continua entre os analistas do mercado financeiro. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Relatório Focus, do Banco Central.

Produção Industrial

A produção industrial do Brasil não apresentou variação entre novembro e dezembro, de acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE, resultado em linha com o esperado pelo mercado. Na comparação com o mesmo período de 2021, o indicador apresentou queda de 1,3%.

No acumulado em 2022, houve queda de 0,7% na produção do setor. Ademais, em relação às atividades industriais, tanto a indústria de transformação como a extrativa encerraram o ano de 2022 em queda. No primeiro caso, houve recuo de 0,3%, enquanto no segundo a retração foi mais expressiva, com variação negativa de 3,3%.

Zona do Euro – Varejo

A manhã contou com a divulgação do indicador de vendas no varejo da Zona do Euro, que sofreram queda de 2,7% MoM em dezembro, resultado inferior à expectativa de mercado, que projetava retração de 2,5%, revertendo ainda o crescimento de 1,2% registrado em novembro. Na média, as vendas no varejo apresentaram crescimento de 0,7% frente ao desempenho de 2021.

Na composição do resultado, destaque para as quedas significativas nos grupos de alimentos, bebidas e tabaco (-2,6% MoM) e produtos não alimentícios (-2,6% MoM), enquanto o grupo de combustíveis apresentou crescimento de 2,3% no período.

Zona do Euro – PMI

Ainda no resumo da semana, destacamos a divulgação dos PMIs do setor de construção do mês de janeiro das principais economias da Zona do Euro, que como característica geral apresentaram resultados melhores que os de dezembro, embora ainda sigam em território recessivo.

Alemanha – Encomendas Indústria

As encomendas à indústria expandiram 3,2% MoM em dezembro, significativamente acima da expectativa de mercado de 2,0% MoM. Esse é o maior crescimento desde novembro de 2021. Apesar do bom resultado na base mensal, o indicador recuou 10,1% se comparado com o mesmo período do ano anterior, mas ainda está marginalmente acima do período pré pandemia. Houve crescimento de 5,7% nas encomendas domésticas. As encomendas estrangeiras aumentaram 1,2%

Já o PMI de construção saiu de 41,7 para 43,3 pontos, enquanto na França o avanço foi ainda mais expressivo, com o indicador saltando de 41 para 48,4 pontos. Na Itália, o PMI saiu de 47 para 48,2 pontos. Com estes resultados, o PMI de construção da Zona do Euro foi de 42,6 para 46,1 pontos.

Mercadante assume BNDS

Após anunciar os noves nomes da equipe de alto escalão para dirigir o Banco Nacional do Desenvolvimento, Aloíso Mercadante assume como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) esta segunda-feira, 06.

As mudanças no conselho de administração e na diretoria do BNDES, sob o novo governo do PT, ganharam ritmo no mês passado. Os novos conselheiros foram nomeados nas vagas abertas após a renúncia de quatro membros do conselho de administração, nomeados na gestão anterior.

A composição da equipe só deslanchou após a nomeação de Mercadante receber o aval do Tribunal de Contas da União. Desde que ele foi anunciado pelo presidente Lula para presidir o BNDES, havia dúvidas sobre a eventual vedação de seu nome, pelas regras da Lei das Estatais.

Terça-feira

O dia começou com a divulgação da ata do Copom que destacou que o Comitê não vai hesitar em retomar o ciclo de ajuste na taxa de juros aqui no Brasil, caso o processo de desinflação não aconteça dentro do esperado.

 “O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que têm mostrado deterioração em prazos mais longos desde a última reunião.”

IGP-DI

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna subiu 0,06% em janeiro, ante alta de 0,31% em dezembro. Com este resultado, o índice acumula alta de 3,01% em 12 meses. O indicador foi divulgado nesta terça-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre). O dado veio abaixo das previsões de mercado: o consenso Refinitiv estimava inflação de 0,33% no mês.

PME

O faturamento de pequenas e médias empresas (PME) brasileiras, que são aquelas com receita anual de até R$ 50 milhões, avançou 1,9% em média no último ano, segundo levantamento da plataforma de gestão Omie, que agregou a movimentação financeira de cerca de 115 mil clientes pelo país.

O indicador, chamado de Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (Iode-PMEs), é tratado como um termômetro econômico para o setor pequenas e médias empresas e agregaram 692 atividades econômicas, de cinco grandes setores: agropecuário, comércio, indústria, infraestrutura e serviços

Em janeiro de 2022, o índice havia subido 2,01% e acumulava elevação de 16,71% em 12 meses.

Alemanha

A produção industrial da Alemanha sofreu queda de 3,1% em dezembro, resultado abaixo da expectativa de mercado, que projetava retração de 0,7%, além de ter revertido o tímido crescimento de 0,4% do mês anterior. Excluindo os grupos de construção e energia, a queda do indicador foi de 2,1% MoM. No comparativo interanual, o índice geral da produção industrial apresentou queda de 3,9%.

Quarta-feira

IPC-S

O IPC-S da primeira quadrissemana de fevereiro subiu 0,57%, informou nesta quarta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre). Com isso, o indicador acumula alta de 4,90% nos últimos 12 meses.

Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação nesta quadrissemana. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de 3,28%, na quarta quadrissemana de janeiro de 2023 para 1,60% na primeira quadrissemana de fevereiro.

EUA

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos avançaram 7,4% na semana encerrada em 3 de fevereiro em relação à semana anterior, de acordo com dados com ajustes sazonais divulgados nesta quarta-feira (8) pela Mortgage Bankers Association (MBA). Sem ajustes, o indicador da associação aumentou 8% na mesma comparação. A taxa fixa de juros de hipotecas e 30 anos caiu para 6,18%, no quinto declínio semanal consecutivo.

O índice de refinanciamento aumentou 18% em relação à semana anterior, mas ainda está abaixo 75% do verificado na mesma semana do ano anterior.

Quinta-feira

Vendas no Varejo

O volume de vendas do comércio varejista no Brasil caiu 2,6% em dezembro na comparação com novembro, mas fechou o ano de 2022 acumulando crescimento de 1,0% em relação a 2021, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com dezembro de 2021, houve alta de 0,4%.

A queda mensal foi a segunda consecutiva e ficou acima do esperado pelo mercado, uma vez que o consenso Refinitiv projetava retração de 0,70% na base mensal. A previsão na comparação anual era de uma alta de 2,40%.

CPI – Alemanha

A prévia do CPI da Alemanha de janeiro registrou crescimento de 1% MoM, resultado superior à expectativa de mercado, que projetava alta de 0,8%, indicando também uma reversão da deflação de 0,8% em dezembro. No comparativo interanual, o indicador apresentou elevação de 8,7%, ficando abaixo da expectativa de mercado, que era de 8,9%, além de marginalmente acima do resultado de dezembro, quando houve alta de 8,6%.

Caso confirmado, o crescimento de janeiro coloca em dúvida a sustentação do movimento de arrefecimento da inflação no país, que nos últimos meses ocorreu especialmente em função da queda dos preços de energia, ainda não tendo reflexos mais significativos em outros grupos relevantes, como alimentos e serviços.

Sexta-feira

PMS

O volume de serviços no Brasil avançou 3,1% em dezembro, resultado muito acima da expectativa de mercado, que projetava um crescimento mensal de 1,3% MoM. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador apontou crescimento de 6,0% nas vendas. Com o dado divulgado hoje, o setor de serviços encerra 2022 com crescimento de 8,3% em relação ao ano de 2021.

IPCA

Outro destaque do resumo da semana é o IPCA de janeiro que registrou inflação de 0,53% MoM (5,77% YoY), marginalmente abaixo da mediana das expectativas de mercado, que estava em 0,56% MoM, e significativamente acima do limite superior do RMI fixado para 2023 (4,75%). Vale destacar que o Índice de Difusão passou de 69,0% em dezembro para 63,1% em janeiro.

O IPCA divulgado hoje tem uma característica positiva se comparado com o histórico recente, mas que não traz tranquilidade para o Banco Central porque mostra a necessidade da manutenção de uma política monetária contracionista para romper o patamar em que os núcleos da inflação se encontram há algum tempo e provocar a conversão da inflação para patamares condizentes com o cumprimento do RMI.

Reino Unido

O PIB mensal do Reino Unido registrou queda de 0,5% , resultado inferior à expectativa de mercado, que projetava uma retração de 0,3%, bem como o dado do mês anterior, quando houve crescimento de 0,1%. Na base de comparação trimestral, o produto interno bruto da região não apresentou variação, ficando em linha com a expectativa de mercado. No trimestre anterior, o indicador havia apresentado queda de 0,2%.

Justiça de SP decreta falência da livraria Cultura

A Justiça de São Paulo decretou, nesta quinta-feira (9), a falência da Livraria Cultura, uma das redes mais tradicionais do país. A decisão foi tomada mais de quatro anos após a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível aceitar o pedido de recuperação judicial da companhia. Na época, a livraria já alegava estar em crise econômico-financeira. O pedido de recuperação havia informado dívidas de R$ 285,4 milhões – a maior parte com fornecedores e bancos.

Rússia irá cortar produção de petróleo

Rússia irá cortar sua produção de petróleo em 500 mil barris por dia (bpd) em março, em resposta à iniciativa do Ocidente de limitar os preços do petróleo russo em função da guerra na Ucrânia, afirmou nesta sexta-feira, 10, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, segundo múltiplos relatos da mídia russa. Confira abaixo no resumo da semana as falas de Novak.

“A partir de hoje, vendemos totalmente nossa produção de petróleo, mas, como declaramos antes, não venderemos petróleo a aqueles que direta ou indiretamente aderirem ao ‘teto de preço’”, disse Novak, segundo a agência de notícias russa Tass.

Os países do G-7 impuseram um teto de preço de US$ 60 ao barril de petróleo russo embarcado para países fora do Ocidente.

Resumo da semana: balanços corporativos

Itaú Unibanco

O Itaú (ITUB4) registrou lucro recorrente gerencial, excluindo itens extraordinários de R$ 7,668 bilhões no quarto trimestre deste ano. O número é 5,1%  menor que o registado no terceiro trimestre. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a cifra cresceu 7,1%. O consenso Refinitiv apontava para lucro líquido reportado de R$ 8,239 bilhões.

Banco Pine

O Banco Pine (PINE4) lucrou de forma líquida R$ 22,4 milhões no quarto trimestre de 2022, contra lucro de R$ 1,3 milhão no mesmo período de 2021.

O retorno sobre patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) anualizado do quarto trimestre foi de 10,4%. “A melhoria nos números é explicada pela maior eficiência operacional e maior geração de receitas no período”, diz relatório.

Banco ABC

O Lucro Líquido do Banco ABC atingiu R$ 800,2 milhões em 2022, um crescimento de 39,9% em relação a 2021, enquanto o Retorno sobre Patrimônio Anualizado (ROAE) no período foi de 16,2%.

No 4º trimestre de 2022, o Lucro Líquido atingiu R$197,3 milhões, uma redução de 9,6% no trimestre e um crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior – equivalente a um ROAE de 15,3%.

BrasilAgro

A BrasilAgro (AGRO3) teve um prejuízo líquido de R$ 12,9 milhões no segundo trimestre da safra 2022/23, encerrado em dezembro. O resultado veio pior que o de igual período do ano-safra anterior, quando a companhia obteve lucro líquido de R$ 299,3 milhões.

O CEO da BrasilAgro, André Guillaumon, indica dois grandes fatores para justificar o prejuízo no trimestre. Um deles é a diferença de cerca de R$ 235 milhões no ganho obtido com a venda de áreas no segundo trimestre ano passado, quando a empresa faturou R$ 251,5 milhões no período – neste trimestre, o lucro foi de R$ 16,6 milhões, uma diferença de 93%.

BR Properties

A BR Properties (BRPR3), que atua no desenvolvimento de imóveis de escritórios e de logística, informou, na noite desta terça-feira (07), que registrou um prejuízo líquido de R$ 70,4 milhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 49%, ante o prejuízo registrado no mesmo intervalo do ano de 2021 no total de R$ 47,438 milhões. No ano de 2022, a companhia registrou perdas de R$ 1,523 bilhões, contra lucro líquido de R$ 32 milhões em 2021.

Segundo relatório de resultados da empresa, o desempenho foi impactado pelo efeito das reavaliações dos valores das propriedades, tanto das alienadas em julho de 2022, como das remanescentes, cujas reavaliações ocorridas no quarto trimestre de 2022, representaram uma perda de R$ 153,8 milhões.

Walt Disney

Empresa registrou lucro líquido de US$ 1,28 bilhão no seu primeiro trimestre fiscal, um aumento de 11% em relação a igual período do ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 8. O resultado equivale a US$ 0,99 por ação, em termos ajustados, e veio acima das expectativas de analistas do FactSet, de US$ 0,78.

A gigante de entretenimento gerou US$ 23,51 bilhões em receita no trimestre encerrado em dezembro, salto de 8% na comparação anual. Nesse caso, a previsão do mercado era de US$ 23,44 bilhões.

Contudo, o balanço corporativo também relatou perda de assinantes do serviço de streaming Disney+. A plataforma encerrou dezembro com 161,8 milhões de usuários globais, queda de 1% em relação ao trimestre anterior – finalizado em outubro de 2022 – e demonstrando recuo mais acentuado do que projeções do FactSet, de 162,8 milhões de assinantes.

BV

O banco BV (ex-Votorantim) encerrou o quarto trimestre de 2022 com lucro líquido recorrente de R$ 279 milhões, queda de 33,8% em relação ao mesmo intervalo de 2021, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 8.

O banco atribui a redução aos maiores investimentos em tecnologia e também a uma provisão específica no segmento de atacado – movimento visto em outros bancos e que permite inferir que o cliente em questão é a Americanas (BVMF:AMER3). A provisão do caso específico, que não tem o nome do cliente citado, fez com que o banco apresentasse retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) de 9% no trimestre, queda de 5,5 pontos porcentuais em um ano.

BB Seguridade

O BB Seguridade (BBSE3) registrou lucro líquido de R$ 1,806 bilhão no quarto trimestre de 2022 (4T22), um crescimento de 47,3% na comparação com mesmo período de 2021, informou a seguradora nesta manhã de quinta-feira (9).

A empresa diz que o resultado foi “impulsionado pelo crescimento dos prêmios ganhos retidos, melhora da sinistralidade, especialmente em seguros de vida e agrícola, e aumento do resultado financeiro”.

O resultado das participações somou R$ 1,807 bilhão entre outubro e dezembro do ano passado, um avanço de 47,7% sobre a mesma etapa de 2021. Já a receita líquida recuou 15,1% no quarto trimestre de 2022 ao alcançar R$ 217,6 milhões contra os R$ 256,2 milhões do quarto trimestre de 2021.

Daycoval

O Banco Daycoval registrou lucro líquido de R$ 378 milhões no quarto trimestre de 2022, alta de 9,2% sobre a mesma etapa de 2021.

O resultado recorrente somou R$ 394,2 milhões, expansão de 21%. A crise da Americanas (AMER3) também afetou o banco, que é credor da varejista e fez uma provisão de 50% dos cerca de R$ 500 milhões que tem com o grupo.

Modal

O banco Modal (MODL3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 10,552 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), queda de 77% frente aos R$ 45,963 milhões de igual etapa em 2021.

ABC Brasil

O ABC Brasil (ABCB4), especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte, provisionou R$ 117 milhões para o caso específico de Americanas (AMER3) no quarto trimestre de 2022. O valor inclui R$ 50 milhões de provisões genéricas, que já estavam no balanço anteriormente, mais R$ 67 milhões específic0s para o evento isolado. A cifra total corresponde a menos de 1% da carteira de crédito do ABC Brasil.

As provisões para devedores duvidosos do ABC Brasil ficou em R$ 119,2 milhões no quarto trimestre de 2022. O número é 125,2% maior que o registro no terceiro trimestre e 42,2% superior à cifra provisionada um ano antes.

Porto

A seguradora Porto (PSSA3) obteve lucro líquido recorrente de R$ 555,6 milhões no quarto trimestre de 2022. O número é 87,6% maior que o registrado em igual período do ano passado e 203,7% superior ao lucro do terceiro trimestre.

O lucro antes de imposto de renda e contribuição social (LAIR) foi de R$ 805,3 milhões, com alta anual de 101,5% e de 148,8% na comparação trimestral. A receita total da companhia foi de R$ 7,884 bilhões no período, alta anual de 31,1%.TIM (TIMS3)

Alpargatas

A Alpargatas (ALPA4), registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 21 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), revertendo lucro de R$ 303,1 milhões registrado um ano antes, informou a fabricante da Havaianas nesta quinta-feira (9).

O lucro líquido recorrente de Havaianas atingiu R$ 81 milhões, queda de 46% na comparação com o 4T21. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) recorrente foi de R$ 152,6 milhões, queda de 15,2% na base de comparação anual. A receita líquida, por sua vez, subiu 3,2% ano a ano, indo para R$ 1,103 bilhão.

Aeris

A Aeris (AERI3) reportou prejuízo líquido de R$ 39,4 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), revertendo lucro de R$ 18,1 milhões registrado mesmo intervalo de 2021. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 80,8 milhões no 4T22, um crescimento de 20% em relação ao 4T21. A receita líquida somou R$ 654,8 milhões no quarto trimestre deste ano, crescimento de 11,2% na comparação com igual etapa de 2021.

3Tentos

A 3Tentos (TTEN3) lucrou de forma líquida R$ 224 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), montante 34,1% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2021, informou a companhia nesta quinta-feira (9). O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 294,7 milhões no 4T22, um crescimento de 66,2% em relação ao 4T21.

A margem Ebitda ajustada atingiu 13,7% entre outubro e dezembro, alta de 2,9 p.p. frente a margem registrada em 4T21.  A receita líquida somou R$ 2,156 bilhões no quarto trimestre deste ano, crescimento de 31,9% na comparação com igual etapa de 2021.

BR Partners

A BR Partners (BRBI11)  registrou lucro líquido de R$ 33,8 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), montante 9% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2021, informou a companhia nesta  noite de quinta-feira (9). No ano, o lucro somou R$ 147,1 milhões, crescimento de 6% sobre 2021.

O resultado operacional, por sua vez, somou R$ 49,6 milhões no 4T22, um avanço de 3% sobre igual etapa de 2021.  A receita total foi de R$ 97,7 milhões no quarto trimestre de 2022, crescimento de 13% frente o quarto trimestre de 2021.

Bradesco

O Bradesco (BBDC4) registrou lucro recorrente de R$ 1,595 bilhão no quarto trimestre de 2022 (4T22), uma queda de 75,9% na comparação anual. O resultado veio bem abaixo do consenso Refinitiv, que previa lucro de R$ 4,404 bilhões.

O banco encerrou 2022 com o lucro líquido recorrente de R$ 20,7 bilhões, uma redução de 21,1% em relação a 2021. O lucro líquido contábil foi de R$ 1,437 bilhão no período, uma redução de 54,7% em relação ao mesmo período de 2021.

TIM

A TIM (TIMS3) teve lucro líquido normalizado de R$ 590 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22). O número é 23,2% menor do que o registrado em igual etapa de 2021. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em R$ 2,930 bilhões no 4T22, um avanço de 19,6% sobre o mesmo período de 2021. O consenso Refinitiv apontava para lucro líquido reportado de R$ 444,87 milhões, queda de 56,17% em relação a um ano antes.

Na média das projeções do mercado, o Ebitda era de R$ 2,894 bilhões, alta de 152,75% em bases anuais. A receita líquida normalizada atingiu a cifra de R$ 5,874 bilhões no quarto trimestre de 2022, alta de 22,4% na base anual e acima do consenso Refinitiv, que apostava em uma cifra de R$ 5,857 bilhões.

Multiplan

A Multiplan (MULT3) registrou lucro líquido de R$ 239 milhões no quarto trimestre de 2022, um crescimento de 11,9% em relação ao mesmo período de 2021, informou a operadora de shoppings nesta quinta-feira (9). Já o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 374,6 milhões entre outubro e dezembro, alta anual de 31,3%.

A receita líquida atingiu o montante de R$ 559,8 milhões no 4T22, um avanço de 19,3% sobre o mesmo trimestre de 2021. As projeções Refinitiv eram de lucro de R$ 284,34 milhões, Ebitda de R$ 429,45 milhões e receita de R$ 538,14 milhões.

Usiminas

A Usiminas (USIM5) reportou prejuízo líquido de R$ 838,8 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), revertendo lucro de R$ 2,488 bilhões no mesmo trimestre de 2021, informou a companhia nesta manhã de sexta-feira (10). A siderúrgica atribui o prejuízo “principalmente em razão do registro de R$ 1,4 bilhão na conta de Impairment no trimestre”.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 579,1 milhões no 4T22, uma redução de 76% em relação ao 4T21. O consenso Refinitiv projetava um Ebitda de R$ 477,7 milhões.

Acompanhe o resumo da semana toda sexta-feira no blog da CM Capital.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.