Agenda da semana: nova meta de inflação?

A agenda da semana que antecede o carnaval está esvaziada de indicadores no Brasil e, assim como nos últimos dias, o mercado continua atento às discussões sobre possíveis mudanças nas metas de inflação.

No cenário internacional, o foco é a inflação dos EUA e o PIB da Zona do Euro. Acompanhamos também a temporada de balanços do 4º trimestre de 2022.

Vem ver tudo que vai acontecer essa semana.

Agenda da semana: nova meta de inflação

Segunda-feira

O dia do investidor brasileiro só começa depois do Boletim Focus. A expectativa para o IPCA para este ano subiu de 5,78% para 5,79%, na nona alta seguida.

A projeção de inflação oficial de 2024 também avançou, de 3,93% para 4,0% (quarta semana seguida de elevação), enquanto a de 2025 subiu de 3,50% para 3,60% e a de 2026 permaneceu em 3,50%.

As projeções para o PIB de 2023 caiu de 0,79% para 0,76%, enquanto a de 2024 foi mantida em 1,50%.

Já a expectativa do mercado para a Selic subiu de 12,50% para 12,75% em 2023, enquanto a de 2024 avançou para 9,75% para 10,0%.

A noite dos investidores pode ser agitada, mesmo com o mercado fechado, já que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, será o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, às 22h. Ao defender juros altos por mais tempo, Campos Neto comprou uma briga com o atual presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva. Chegando a ser chamado de “inimigo do crescimento econômico”.

No cenário internacional, o Japão divulga o PIB do 4º trimestre, às 20h50.

No cenário corporativo é esperado os balanços do Banco do Brasil, BTG Pactual, Carrefour e São Martinho.

Assista ao Giro de notícias da CM e veja com detalhes tudo que aconteceu.

Terça-feira

A manhã de terça-feira é agitada com a Zona do Euro divulgado Taxa de Desemprego e PIB.

Nos EUA, os investidores recebem dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), a inflação norte-americana. Além disso, por lá ainda tem discurso de membros do FED e do FOMC.

E o cenário internacional não para por ai, com a divulgação dos números de Produção Industrial do Japão.

Quarta-feira

A quarta feira reserva poucos indicadores para o investidor brasileiro, com o cenário doméstico se atentando apenas ao IGP-10, índice de inflação divulgado pela FGV.

Os investidores também esperam os balanços da WEG, B3, Telefônica, Rumo e CCR.

Mas a agenda internacional está recheada. O dia começa com os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido e da Espanha.

Ainda pela manhã também será divulgado a Balança Comercial e a Produção Industrial da Zona do Euro.

Os EUA não ficam para traz na divulgação de dados relevantes, o FED divulga os números de Produção Industrial e Vendas da Indústria e o Census Bureau divulga os dados de Vendas no Varejo.

A noite, os investidores do Japão recebem os dados da Balança Comercial.

Acompanhe todas as notícias ao vivo pelo grupo do Telegram.

Quinta-feira

Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne e a expectativa é que o encontro antecipe a discussão sobre metas inflacionárias que só deveria ocorrer em junho.

O Banco Central divulga seu indicador de atividade econômica, o IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A Vale é a empresa da vez para divulgar o balanço do 4º trimestre de 2022.

Nos EUA, saí o Índice de Preços ao Produtor (PPI) e mais alguns membros do FOMC discursam.

Sexta-feira

Em uma semana relativamente tranquila, a sexta-feira não reserva muitos dados, enquanto a agenda do brasileiro está vazia, no cenário internacional espera-se os dados de Vendas no Varejo do Reino Unido e as Transações correntes da Zona do Euro.

Os investidores brasileiros podem descansar tranquilos na sexta-feira, já que semana que vem é Carnaval e a bolsa não abrirá segunda e terça, na quarta-feira as operações tem horário reduzido.

Para mais informações sobre as operações durante a semana de Carnaval, entre em contato com nosso chat especializado.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.