A agenda da semana que antecede o carnaval está esvaziada de indicadores no Brasil e, assim como nos últimos dias, o mercado continua atento às discussões sobre possíveis mudanças nas metas de inflação.
No cenário internacional, o foco é a inflação dos EUA e o PIB da Zona do Euro. Acompanhamos também a temporada de balanços do 4º trimestre de 2022.
Vem ver tudo que vai acontecer essa semana.
Segunda-feira
O dia do investidor brasileiro só começa depois do Boletim Focus. A expectativa para o IPCA para este ano subiu de 5,78% para 5,79%, na nona alta seguida.
A projeção de inflação oficial de 2024 também avançou, de 3,93% para 4,0% (quarta semana seguida de elevação), enquanto a de 2025 subiu de 3,50% para 3,60% e a de 2026 permaneceu em 3,50%.
As projeções para o PIB de 2023 caiu de 0,79% para 0,76%, enquanto a de 2024 foi mantida em 1,50%.
Já a expectativa do mercado para a Selic subiu de 12,50% para 12,75% em 2023, enquanto a de 2024 avançou para 9,75% para 10,0%.
A noite dos investidores pode ser agitada, mesmo com o mercado fechado, já que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, será o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, às 22h. Ao defender juros altos por mais tempo, Campos Neto comprou uma briga com o atual presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva. Chegando a ser chamado de “inimigo do crescimento econômico”.
No cenário internacional, o Japão divulga o PIB do 4º trimestre, às 20h50.
No cenário corporativo é esperado os balanços do Banco do Brasil, BTG Pactual, Carrefour e São Martinho.
Assista ao Giro de notícias da CM e veja com detalhes tudo que aconteceu.
Terça-feira
A manhã de terça-feira é agitada com a Zona do Euro divulgado Taxa de Desemprego e PIB.
Nos EUA, os investidores recebem dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), a inflação norte-americana. Além disso, por lá ainda tem discurso de membros do FED e do FOMC.
E o cenário internacional não para por ai, com a divulgação dos números de Produção Industrial do Japão.
Quarta-feira
A quarta feira reserva poucos indicadores para o investidor brasileiro, com o cenário doméstico se atentando apenas ao IGP-10, índice de inflação divulgado pela FGV.
Os investidores também esperam os balanços da WEG, B3, Telefônica, Rumo e CCR.
Mas a agenda internacional está recheada. O dia começa com os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido e da Espanha.
Ainda pela manhã também será divulgado a Balança Comercial e a Produção Industrial da Zona do Euro.
Os EUA não ficam para traz na divulgação de dados relevantes, o FED divulga os números de Produção Industrial e Vendas da Indústria e o Census Bureau divulga os dados de Vendas no Varejo.
A noite, os investidores do Japão recebem os dados da Balança Comercial.
Acompanhe todas as notícias ao vivo pelo grupo do Telegram.
Quinta-feira
Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne e a expectativa é que o encontro antecipe a discussão sobre metas inflacionárias que só deveria ocorrer em junho.
O Banco Central divulga seu indicador de atividade econômica, o IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A Vale é a empresa da vez para divulgar o balanço do 4º trimestre de 2022.
Nos EUA, saí o Índice de Preços ao Produtor (PPI) e mais alguns membros do FOMC discursam.
Sexta-feira
Em uma semana relativamente tranquila, a sexta-feira não reserva muitos dados, enquanto a agenda do brasileiro está vazia, no cenário internacional espera-se os dados de Vendas no Varejo do Reino Unido e as Transações correntes da Zona do Euro.
Os investidores brasileiros podem descansar tranquilos na sexta-feira, já que semana que vem é Carnaval e a bolsa não abrirá segunda e terça, na quarta-feira as operações tem horário reduzido.
Para mais informações sobre as operações durante a semana de Carnaval, entre em contato com nosso chat especializado.