O que são CRI e CRA

Para diversificar sua renda fixa, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são ótimas opções para investidores que buscam renda fixa com rentabilidade alta e isenção de Imposto de Renda.

O CRI e CRA são ativos emitidos por empresas e, assim como outros ativos de renda fixa, tem uma rentabilidade já prevista na hora da compra do papel, sendo um fonte estável de renda.

Vem conhecer mais sobre os CRIs e CRAs para entender como eles podem compor sua carteira.

O que são CRI e CRA

O que é CRI e CRA

Os Certificados de Recebíveis são títulos securitizados, ou seja, são títulos de dívidas. A securitização da dívida permite que a empresa emissora tenha acesso rápido ao capital necessário para bancar projetos.

Os investidores por sua vez recebem o valor investido mais os juros do período em que o dinheiro ficou investido.

Mas por que as empresas precisam do valor de forma rápida? É uma forma usual de financiar projetos de expansão. Entenda melhor no próximo parágrafo:

Conhecendo o CRI

O Certificado de Recebíveis Imobiliários são emitidos por empresas que estão fora do setor financeiro para financiar projetos do respectivo setor.

Empresas proprietárias de imóveis podem solicitar a emissão de CRI para ampliar o projeto e oferecer os futuros aluguéis do imóvel como garantia do empréstimo.

A securitizadora entra nessa etapa do processo, emitindo os títulos e antecipando os aluguéis. O investidor que compra um título de CRI está emprestando dinheiro para a empresa investir na expansão do setor.

Conhecendo o CRA

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio segue a mesma lógica dos CRIs, com a diferença apenas do setor que se está investindo, já que os CRAs são voltados ao Agronegócio.

Rentabilidade do CRI e CRA

Assim como outros ativos de renda fixa é possível achar Certificados de Recebíveis com rentabilidade prefixada, pós-fixada e híbrida.

  1. Prefixado: a taxa de rentabilidade é fixa e definida no momento da compra. O investidor sabe exatamente quanto irá receber.
  2. Pós-fixado: a rentabilidade é atrelada a um indicador econômico, como a Selic ou IPCA, portanto as oscilações do mercado podem interferir, mas podem ser boas opções em momentos de alta de juros.
  3. Híbrido: possui uma parte da rentabilidade atrelada a um indicador econômico mais um percentual de rentabilidade fixado.

Os Certificados de Recebíveis possuem baixa liquidez e, no caso dos pós-fixados e híbridos, sofre as variações da marcação a mercado, por isso é importante que o investidor esteja disposto a levar o papel até o vencimento.

Na CM Capital, nossos especialistas compram seu investimento de renda fixa, caso você precise se desvincular do papel. Entre em contato com nossos assessores e saiba mais.

Saiba mais sobre os títulos de renda fixa: Aprenda tudo sobre renda fixa: CDB, Tesouro direto, Debêntures, LCI, LCA, CRI, CRA

Benefícios e Desvantagens

Entre as desvantagens dos Certificados de Recebíveis está a não proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, caso a empresa emissora do título não arque com seus compromissos financeiros, o investidor não possui um seguro que cubra seu investimento.

Nesse caso é importante que o investidor conheça a empresa emissora e faça um estudo sobre a situação financeira da mesma, o histórico de pagamentos e a gestão, uma vez que os riscos podem ser altos.

Porém, em troca do risco maior, a rentabilidade oferecida em Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio normalmente é maior que outros títulos de renda fixa, o que podem levar o investidor a se interessar pelo título.

O papel é ideal para investidores que já possuem uma carteira de renda fixa e querem aumentar sua rentabilidade e diversificar os investimentos, já que com uma carteira rentável é mais fácil contornar os riscos.

Mas lembre-se, cada caso é um caso. Nossos assessores estão sempre disponíveis para entender o momento do investidor e oferecer as melhores saídas e soluções financeiras. Abra sua conta e conte com os especialistas da CM Capital para te ajudar em sua jornada financeira.

Tributação

Um dos motivos que chamam a atenção dos investidores para os Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio é a não incidência do Imposto de Renda e IOF.

A única taxa que poderá incidir sobre o seu investimento é a de administração, que pode ser cobrada por algumas corretoras.

Estude bem a corretora em que irá comprar o seu investimento e se a isenção do Imposto de Renda é um atributo que fará a diferença no rendimento final da sua carteira.

Como investir em CRI e CRA

O primeiro passo para investir é abrir a sua conta em uma corretora de confiança. Na CM Capital, você tem, não só uma grande variedade de opções de investimentos, como também o auxilio de profissionais qualificados, interessados em conhecer você e ajudar a identificar as melhores oportunidades para sua carteira.

Após abrir a sua conta é só entrar em Portal do cliente e na aba lateral direita ir em “Investir” e “Renda Fixa”. Viu como é simples? Vem pra CM Capital.

Você também pode se interessar por:

Taxa zero para investir e realizar seus sonhos!

Comece a investir em poucos minutos e tenha acesso a plataformas profissionais gratuitas, plataforma de ensino gratuita, melhor custo-benefício para trader e investidor.
Atendimento via WhatsApp com espera média e de apenas 8 segundos.

Canal de Denuncia

"*" indica campos obrigatórios

Passo 1 de 2

Quando? ( data ou período de ocorrência)
DD barra MM barra YYYY
DD barra MM barra YYYY
Para acompanhar o andamento de seu relato, você receberá um número de protocolo que lhe será fornecido após o registro do relato.
Agradecemos sua iniciativa e confiança. Caso queira, pode inserir seu e-mail, nome e telefone para que possamos entrar em contato

Coleta e uso de informações

Durante a utilização dos nossos serviços, podemos solicitar o fornecimento de algumas informações pessoais, que poderão ser utilizadas para a sua identificação ou para contato, respeitando sempre a sua privacidade. Caso deseje não receber e-mails comercias da CM Capital, entre em contato conosco através dos canais de atendimento.

Faça a sua denúncia

Por favor, preencha o formulário abaixo. A sua denúncia é totalmente anônima.