O que é hedge? Entenda como proteger seus investimentos

Muitos investidores que se baseiam em personalidades experientes, como Warren Buffett — CEO da Bershire Hathaway, investidor e filantropo —, buscam saber o que é hedge. Afinal, este, como muitos outros termos do mercado financeiro, fazem parte da rotina daqueles que buscam otimizar seus ganhos.

O termo em inglês hedge pode ser traduzido como cerca ou limite. Isso significa que seu conceito atua em termos de segurança e gestão de riscos. Mas como aplicá-lo e garantir que perdas significativas sejam evitadas? Como proteger seus investimentos de oscilações e da influência do mercado externo? Se você deseja conhecer as respostas para essas perguntas, não deixe de continuar lendo este artigo!

O que é hedge?

Hedge é uma estratégia. Seu mecanismo consiste na minimização dos riscos de mercado, que incluem a volatilidade de ativos. Ao “cercar” a aplicação, limitando o preço de compra e venda dos ativos, isso se torna mais simples de ser feito. Em outras palavras, entender o que é hedge está relacionado a noções de precificação futura.

Mercado futuro

Todo ativo conta com um preço de mercado e cotação atuais. Uma vez que você adquire experiência no mercado de investimentos, consegue compreender melhor a flutuação de seus preços. Com isso, torna-se possível prever seu valor futuro. Finalmente, estabelece-se um preço de compra e venda que não torne a transação arriscada demais ou culminando em grandes perdas financeiras.

Previsibilidade

É muito comum, após entender o que é hedge, que investidores utilizem seu conceito em commodities. Alguns de seus exemplos incluem boi e café. Isso é dito uma vez que esse tipo de produto costuma variar muito em preço. Portanto, utilizar-se de uma estratégia que permita prever seus mercados faz toda a diferença. Mas como fazer isso?

Como ele funciona?

É possível utilizar os mecanismos do hedge na Bolsa de Mercadorias & Futuros, a BM&F. Ao realizar transações, o investidor deixa, de forma temporária, os lucros da operação de lado. Em vez disso, ele se concentra no preço de venda e de compra do ativo no futuro. Isso permite que ele controle melhor sua rentabilidade e até mesmo o seu risco.

Como um exemplo, pode-se comprar ações com maior exposição e volatilidade e realizar operações vendendo os ativos no preço atual do mercado. Caso haja desvalorização, você não perde dinheiro. Caso haja valorização, você acessa o ativo a um valor mais alto do que o previamente combinado.

Quais são os tipos de hedge?

Agora que você sabe o que é hedge e como ele funciona, pode se beneficiar de conhecer seus tipos. Assim, é possível proteger seus investimentos de forma prática. A seguir, serão apresentados os principais deles.

Commodities

Vamos pensar em uma produção agrícola. Enquanto seu preço inicial de venda pode ser fixo, não há garantias de que a colheita será excelente. Afinal, diversos fatores externos, como os naturais, influenciam seus resultados. Para não perder dinheiro e controlar esse mercado imprevisível, utilizam-se os mecanismos do hedge. Assim, é possível evitar grandes prejuízos caso o produtor conte com uma safra ruim.

Cambial

A variação de moedas como o dólar e o mercado externo afetam amplamente os investimentos. Para evitar que suas oscilações prejudiquem a rentabilidade, o hedge é utilizado. Por meio dele estima-se o valor de negociação da moeda — a fim de planejar o futuro da transação com maior segurança. No caso dos câmbios, o hedge pode ser usado de três formas:

  • com moeda em espécie: investidores compram as moedas quando seu preço está baixo e vendem na alta, otimizando o custo de oportunidade por meio da escassez;
  • contratos de Mercado Futuro: condições prévias são delimitadas em relação ao quanto a moeda negociada tende a variar;
  • compra de moeda: o investidor assume o direito de realizar a compra no futuro, mas com os valores definidos no momento da transação.

Em ações

mercado de ações é muito volátil. Ao saber o que é hedge e aplicar seus mecanismos (no momento de comprar ou investir em índices que costumam render mais de acordo com a movimentação do mercado), se torna possível proteger seu dinheiro.

Afinal, por meio dele, movimentações negativas não impactarão de forma grave os seus resultados. Chamado de Mercado Futuro, o BM&F pede que seja entendida a relação entre hedge e seu ambiente. Confira.

Qual sua relação com o Mercado Futuro?

Não é difícil perceber que existe uma grande relação entre hedge e o Mercado Futuro. Em definição, ele é o ambiente em que a compra e a venda de ativos para datas posteriores são negociadas. Portanto, prever o mercado e proteger os investimentos ao “cercar e limitar” seus valores se mostra essencial.

O hedge atua nesse sentido. Ele neutraliza a posição de venda e de compra de ativos e evita que seu preço varie de maneira a afetar as aplicações. Assim, são minimizadas as chances de perdas futuras. Ao utilizá-lo, você promove uma boa gestão de riscos e planeja sua vida financeira — mesmo sujeito a prejuízos no ativo negociado.

Como proteger os seus investimentos?

Conforme visto, o hedge é uma ferramenta para suavizar riscos e ajudar a controlar os efeitos da volatilidade do mercado. Por mais eficiente que ela seja, seu uso correto advém de experiência e estudos. Assim, utilize-se do mecanismo somente quando tiver domínio do mercado de investimentos e do que pode-se esperar de seu futuro.

Se nesse meio tempo você não deseja esperar e quer investir em ações, por exemplo, é possível contar com uma corretora de bolsa de valores. Empresas que contam com solidez, equipes altamente qualificadas e garantem segurança da informação são fundamentais para garantir os melhores resultados.

Portanto, se mesmo ao saber o que é hedge você deseja otimizar seus ganhos, não deixe de conhecer a CM Capital e.Plus. Ela permite que você dê um PLUS em seus investimentos e não mede esforços para compreender e sanar suas demandas de rentabilidade — sempre respeitando seu perfil de investidor.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe, também, de assinar nossa newsletter. Dessa forma, você recebe todas as nossas atualizações por e-mail e garante estar sempre informado em relação ao universo das finanças!

Hedge

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki