Blog

Long biased: Como começar a investir nesse fundo?

Investidores que desejam contar com uma carteira variada e com boas rentabilidades não podem deixar de conhecer o conceito de long biased. Essa modalidade de fundo de ações é uma opção interessante e que é capaz de assegurar a alguns perfis a estabilidade e rentabilidade que desejam.

Para começar a investir nesse tipo de aplicação, é importante conhecer um pouco mais sobre ela e é disso que falaremos neste conteúdo. Se você deseja incluir uma alternativa rentável em sua carteira, prossiga com a leitura!

O que é long biased?

Se você não é iniciante no universo dos investimentos, é provável que já tenha ouvido falar sobre os fundos multimercados. Contudo, se não for o caso, não se preocupe. Vamos explicar melhor do que se trata.

Tais opções são geridas por especialistas e aplicadas em diferentes mercados, apostando em derivativos tanto no sentido de proteger a carteira quanto na otimização da rentabilidade. Dessa forma, é possível encontrar títulos de renda fixa, ações, câmbio e diversas outras opções dentro de um fundo multimercado.

Mas de que forma o long biased se relaciona a eles? Bem, ele é um deles. Seu grande diferencial em relação aos outros é que ele atua na alta e na baixa do mercado. Assim, ele busca garantir a rentabilidade das duas formas.

Em outras palavras, independentemente de qual oscilação ocorra — e é sabido que o universo dos investimentos tende a ser volátil — o gestor visa a amenização de perdas e um maior lucro a quem aplica.

De que maneira funciona esse fundo?

O significado de long biased é algo como “valorização de ações”. Isso, pois, é trabalhada de forma bastante estratégica e tende a contar com uma boa gestão de risco por serem compostas por opções variadas e escolhidas pelo olhar de um especialista, além de promover acesso às melhores ações do momento. Em média, 67% da carteira é voltada a elas. Entenda mais.

Operação

Além da aposta em papéis da bolsa, esse tipo de fundo multimercado também visa o empréstimo e aluguel de ações. Essa atitude minimiza perdas caso seu preço caia e promove lucro em cima das taxas cobradas.

Outra vantagem dessa operação diz respeito ao Imposto de Renda. Com ela, a tributação máxima chega a 15%. Também é possível citar a diversificação que o long biased traz ao investidor.

Rentabilidade

Por recorrer a ações na alta e na baixa, o rendimento desse fundo tende a ser interessante. Sua maior parte está em investimentos conhecidos por bons retornos. Já o restante permite que haja equilíbrio na composição, o que impede que grandes perdas tomem forma. Contudo, para que todos esses pontos sejam reais em seu caso, é preciso que um bom gestor esteja à frente.

Desvalorização de ações

Por meio da chamada venda a descoberto, estratégia que aluga ações ou as empresta, o long biased continua a lucrar, mesmo em períodos delicados. Dessa forma, a desvalorização não atinge o investidor bruscamente e, em muitos casos, garante lucro.

Quais os tipos de long biased?

Por fazerem parte dos multimercados, existem diversos fundos de investimentos que se enquadram na categoria. Contudo, é interessante pontuar os que mais se destacaram nos últimos tempos, em especial a quem busca viver de dividendos:

  • Safari II FIC FIM;
  • Opportunity Long Biased FIC FIM;
  • Pacífico LB FIC FIM;
  • Verde AM Unique Long Bias FIC FIA;
  • Squadra Long Biased FIC FIA etc.

Ainda que sejam alternativas que apresentaram boas rentabilidades, é fundamental ter em mente a volatilidade da renda variável — que ocupa a maior parte da composição. Assim, reitera-se a necessidade de contar com uma corretora de valores adequada e um bom gestor para lidar com as diversas escolhas que podem ser feitas em casos específicos.

Como começar a investir nesse fundo?

Aqueles que se interessam pela possibilidade de rentabilidade na baixa ou na alta, de contar com uma carteira gerida profissionalmente, que aposta em diversificação e que tende a trazer bons resultados deve seguir alguns passos antes de dar início ao investimento:

  • identificar se existe alinhamento entre seu perfil de investidor e a alternativa;
  • delimitar objetivos e metas que certificam o encaixe dessa opção no curto, médio ou longo prazo;
  • ter uma reserva de emergência em mãos, em especial nos momentos de crise;
  • encontrar uma corretora de valores que priorize um excelente atendimento, qualidade e custo-benefício;
  • falar com um gestor que compreenda as particularidades de suas finanças;
  • começar a investir.

É imprescindível que haja aproximação do serviço contratado com você, como cliente. Somente ao compreender as demandas existentes nos próximos meses ou anos que a melhor estratégia poderá ser definida. Nesse momento, priorize qualidade!

Quando vale a pena?

Esse é um questionamento comum, visto que o long biased trabalha com propostas que parecem, majoritariamente, positivas. Na verdade, as únicas grandes desvantagens relacionadas a ele incluem a volatilidade e a performance, que é ligada a terceiros. Todos esses pontos estão conectados a uma gestão de riscos adequada.

Em outras palavras, isso faz com que aqueles que se aproximam da renda variável acreditem que todos os momentos são interessantes para o investimento. Porém, não é bem assim. Esse tipo de fundo é uma excelente escolha por parte de quem deseja diversificar a carteira e busca por boas rentabilidades.

Aqueles que estão começando a investir — ou que ainda não têm certeza de qual caminho seguir — devem conversar com especialistas antes de aplicar. Ademais, os que não tem completa segurança de que poderão sofrer algumas perdas também devem buscar outras informações sobre o assunto antes de começar.

O long biased é capaz de otimizar e equilibrar sua carteira. Contudo, nesse momento, competência é primordial. A CM Capital E.Plus opera a mais de 20 anos no país e é autoridade no roteamento de ordens e atendimento ao cliente. Com uma equipe extremamente capacitada somos capaz de auxiliá-lo a dar um plus em seus investimentos.

Se você deseja acessar as carteiras recomendadas de gestores especialistas, abra sua conta hoje mesmo e converse com nossos atendentes para dar os primeiros passos rumo ao sucesso financeiro!

long biased

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis