Blog

Saiba tudo sobre investir em fundos de investimentos

Você sabia que investir em fundos de investimentos pode valorizar seu capital? Existem três grandes motivos para isso. O primeiro é o fato de essa opção ser ideal a qualquer perfil de risco. Afinal, oferece alternativas tanto em renda fixa quanto em privada — acompanhando os objetivos do investidor.

Em segundo lugar, eles são geridos. Desse modo, há um especialista por trás da montagem de sua estratégia. Assim, as chances de sucesso são otimizadas. Por fim, existem diversos tipos de fundos disponíveis. Portanto, o investidor pode escolher os mais interessantes para a montagem de uma carteira de investimentos variada!

Gostou de conhecer essas informações? Então continue lendo e saiba ainda mais sobre o assunto!

O que são fundos de investimento?

Antes de entender como investir em fundos de investimentos pode valorizar seu capital, é interessante saber do que ele trata. Primeiramente, é necessário conhecer a definição dessa alternativa de investimento. Segundo o Portal do Investidor, ela diz respeito à captação comunitária de recursos com o objetivo de garantir ganhos financeiros.

Também é preciso saber que esse veículo de investimento a longo prazo representa uma maneira simples de investir. Basta escolher o tipo de fundo mais adequado ao seu caso, comprar as cotas que deseja e aguardar os resultados.

Por fim, é interessante ter em mente que essa opção é regulamentada, e isso é feito pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Desse modo, traz segurança ao investidor, visto que o cotista pode acessar, previamente, toda política de funcionamento do fundo.

Como funcionam os fundos de investimentos?

De maneira geral, essa opção pode ser comparada a um condomínio. Nesse local, é comum que cada morador pague um valor de modo a viver com qualidade no espaço, certo? Dessa forma, é possível dizer que há um objetivo em comum.

No caso dos fundos de investimentos, o pensamento é semelhante. Neles, os cotistas pagam um preço ao adquirir as cotas. Nesse valor, está incluso tanto o que será usado para gerir o patrimônio do fundo quanto a remuneração do profissional. Comumente, elas são destinadas às taxas de administração e performance.

Ainda que a presença de um gestor não seja sinônimo de sucesso garantido, é inegável que ter um especialista por trás do veículo de investimento pode otimizar a estratégia. Caso ela seja bem-sucedida e as cotas se valorizem com o tempo, os lucros serão divididos entre os cotistas. Isso é feito de maneira proporcional ao que cada um investiu.

O que são as cotas do fundo?

Conforme apontado, as cotas são as frações do valor total do patrimônio do fundo. Elas resultam da divisão entre o patrimônio líquido em questão e o número de cotas existentes. É normal que esse valor varie de acordo com o dia, visto que depende dos custos e dos retornos do investimento — além de outros fatores. Além disso, a quantidade de cotas pode diminuir ou aumentar de acordo com os novos aportes realizados.

Quais os tipos de fundos?

Lembra que abordamos o fato de que os fundos de investimentos amparam tanto perfis que priorizam a segurança de seu patrimônio quanto os que procuram por melhores rendimentos? Bem, isso é possível em função da existência de mais de um tipo de fundo. Os principais são:

  • quantitativos;
  • de renda fixa;
  • multimercado;
  • de ações;
  • alavancados;
  • imobiliários.

Cada alternativa dessas se adéqua melhor a um perfil de investidor. Os objetivos por trás da aplicação também devem ser levados em conta. Sendo assim, é imprescindível conhecer sua tolerância aos riscos e a necessidade de contar com previsibilidade ao investir. Ao entender esses pontos, fica mais simples escolher o tipo de fundo que melhor atende às suas demandas.

O que é alavancagem?

Conhecidos os principais tipos de fundos de investimento, é uma boa ideia abordar o conceito de alavancagem. Afinal, ele diz respeito a um modo diferente de investir em fundos — e que é interessante aos entusiastas da renda variável.

Em termos simples, a alavancagem é o ato de usufruir de um dinheiro que não é seu. Assim, ela permite que o investidor especule, ou seja, opere por meio da apresentação de um determinado valor como garantia. Ao fazer isso, ele pode realizar operações que contam com valores maiores do que o que ele, de fato, possui.

Mas como isso é relevante na hora de investir em fundos de investimento? Bom, conforme você viu, um dos tipos de fundos é o alavancado. Ele usa a alavancagem de ativos e, com isso, multiplica os aportes. Dessa maneira, impulsiona o investimento mesmo sem um capital inicial disponível. A estratégia tende a trazer bons resultados, mas conta com alto risco.

O que é carteira de ações?

Agora que você sabe mais sobre investir em fundos de investimentos, pode se beneficiar de conhecer o significado de uma carteira de ações. Conforme citado, existem fundos de ações. Como o nome explica, ela permite investir em ações de acordo com a estratégia do gestor.

Basicamente, ela consiste em uma carteira montada com empresas promissoras, escolhidas de forma a maximizar a rentabilidade do fundo. Os papéis estão sempre sujeitos às oscilações — e esse é um dos motivos pelo qual é preciso contar com um gestor especializado.

Quais as vantagens de investir em fundos de investimentos?

Por fim, traremos um resumo dos principais benefícios desse investimento, além de apresentar informações extras e que amparam a tomada de decisão. Assim, você poderá compreender como investir em fundos de investimento tende a valorizar seu capital. São elas:

  • facilidade na diversificação, ou seja, a possibilidade de investir em vários ativos com diferentes características;
  • aplicação com poucos recursos, em especial ao considerar a alavancagem;
  • facilidade no pagamento dos custos, como Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por exemplo.

Em resumo, os fundos de investimento são fundos geridos profissionalmente, que atendem a todos os perfis de investidor e de risco e que apresentam simplicidade.

Ao contar com uma assessoria especializada em investimentos, como a CM Capital e.PLUS, você se certifica de investir em fundos de investimentos diversos e que vêm acompanhados de um atendimento diferenciado e com alto nível de qualificação.

Se deseja saber mais sobre essa oportunidade, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos disponíveis por e-mail, WhatsApp ou nos números +55 11 2388-0480 e +55 11 3842-1122.

fundos de investimentos

Você também pode se interessar por:

Abra sua conta online e grátis