Vale a pena investir em dólar? Entenda aqui!

Quando o assunto é investimento, a diversificação é quase uma palavra de ordem, especialmente se você quer minimizar os riscos das suas aplicações. Nesse caso, investir em dólar é uma alternativa que se apresenta de forma bastante atrativa, tanto no que diz respeito aos seus rendimentos quanto na segurança da modalidade em si.

Neste post, você vai entender mais sobre o assunto, descobrir como é possível realizar esse tipo de aplicação, quais são os riscos e oportunidades envolvidos, quando vale a pena optar por esse investimento e muito mais. Então, fique de olho e aproveite a leitura!

Como é possível investir em dólar?

Investir em dólar nem sempre foi a coisa mais fácil de se fazer. Isso porque a moeda é muito valorizada, especialmente quando comparada ao real, o que dificulta um pouco as aquisições. Por outro lado, as altas do dólar ajudam a rentabilizar o investimento.

Além disso, estamos falando de uma moeda bastante versátil e que pode chegar à carteira de investimentos do brasileiro por diferentes meios. Quer conhecer as formas mais populares de fazer o câmbio estadunidense render na sua conta? Então, olha só!

Compra de dólar em espécie

A boa e velha compra da moeda em espécie é uma das formas mais comuns de investimento. As instituições financeiras ficam em cima das oscilações do mercado, especialmente quando tem dinheiro estrangeiro em jogo, e é claro que um investidor atento pode aproveitar para surfar nessa onda.

A lógica aqui é comprar a moeda por um preço atrativo e aguardar a sua rápida valorização para, só então, cambiar novamente o dinheiro pelo real. Para isso, você precisará fazer uma boa reserva e manter essa quantia guardada, esperando o momento certo para fazer a venda.

Esse tipo de operação conta com o recolhimento de Imposto sobre Operação Financeira (IOF), além das taxas cobradas pela instituição financeira, que variam de um local para outro. Portanto, se você busca um retorno rápido e significativo, precisa torcer por uma alta exorbitante do dólar.

Investimento em fundos cambiais

De acordo com o seu perfil de investidor, o fundo cambial pode se apresentar como uma boa oportunidade. Se você ainda tem pouco conhecimento sobre investimentos, o assunto pode acabar se tornando um pouco complexo. Mas, na verdade, essa é uma forma bem prática de investir em dólar.

É claro que a modalidade também inclui alguns custos. Além do IOF e das taxas de administração, ela também soma para o IR. Em função de todos os custos, esse é o típico investimento recomendado para longo prazo, que é quando vai atingir a melhor rentabilidade.

Aplicação em contratos futuros de dólar

Quem gosta de estudar o mercado e acompanhar toda a sua dinâmica, certamente pode se beneficiar da aplicação em contratos futuros de dólar. Existem duas formas de fazer isso: por contrato cheio e pelo minicontrato.

Esse tipo de investimento nada mais é do que uma aquisição planejada, dentro de um curto prazo. Inclusive, ela é muito usada por quem tem viagem programada para daqui a algum tempo e não quer perder a aquisição de dólar por um preço vantajoso.

Se você fizer um minicontrato, por exemplo, e a moeda subir ou baixar nos dias seguintes, você vai ganhar ou perder dinheiro com isso, consequentemente. Esse tipo de operação não conta com IOF. Na verdade, a sua tributação está atrelada às alíquotas da renda variável.

Quais são os riscos e oportunidades desse tipo de investimento?

A ideia de investir em dólar pode acabar deixando você bastante inseguro. Por isso, pensamos em reunir alguns riscos e oportunidades que vão ajudá-lo a entender se vale ou não a pena comprar a moeda.

O primeiro ponto a ser destacado é que investir em dólar é um tipo de operação atrativo para quem gosta de aplicar dinheiro assumindo riscos. Portanto, se você tem um perfil mais moderado ou nenhuma tolerância às variações de mercado, o melhor é mesmo buscar outras alternativas.

Já se você quer diversificar sua carteira, com um planejamento mais abrangente e com uma boa disponibilidade de prazo, as vantagens começam a aumentar. Investir em dólar é como uma dança, você dá o passo junto com o mercado, ou seja, vende quando valoriza, compra quando desvaloriza.

Força da moeda

A moeda norte-americana é uma das mais fortes que existem. Indicativo disso é o seu preço no mercado frente a tantas outras. Isso é um sinal de que, dificilmente, a economia estadunidense passará por abalos tão fortes a ponto de gerar perdas absurdas com esse tipo de investimento.

Oportunidade de diversificação

Para quem busca uma carteira verdadeiramente diversificada, incluir a compra de dólares pode ser uma forma de variar (e muito) a natureza das aplicações. Enquanto o mercado nacional está reagindo de uma determinada forma aos eventos que acontecem aqui, o dólar está oscilando de maneira totalmente independente, o que torna possível ganhar dinheiro mesmo que, aqui, a economia vá mal.

Segurança contra instabilidade política

Se você tem acompanhado o mercado, provavelmente já percebeu que a política tem um impacto direto nos investimentos brasileiros. Em geral, nós não podemos controlar as decisões que o Estado toma, então, uma boa estratégia é distribuir nossos investimentos pelo mundo. Isso diminui a chances de perder quantidades enormes de recursos, especialmente se você optar por economias e organizações mais estáveis, como é o caso dos Estados Unidos.

Quando vale a pena investir em dólar?

Entender se esse tipo de investimento vale ou não a pena para você é algo que tem que ser avaliado a partir de diferentes perspectivas. Em um primeiro momento, esteja ciente de que a rentabilidade dessas aplicações é variável, ou seja, seu risco é um pouco mais elevado. Além disso, ela conta com os custos que você já conferiu.

Sabendo disso, é preciso saber se investir em dólar é algo que está alinhado com você e com a sua estratégia. Portanto, procure se perguntar:

  • Qual é o meu objetivo financeiro com esse investimento?
  • Tenho disponibilidade para efetuar esse investimento a longo prazo?
  • Meu perfil de investidor é adequado para lidar com as pressões e oscilações do mercado?

É claro que contar com o auxílio de uma corretora pode ajudar muito. Isso deixará você mais seguro em escolher as suas aplicações. Afinal, estará respaldado por uma equipe de profissionais que entendem do assunto e que têm experiência nesse mercado.

Agora que você já sabe se vale a pena e como fazer para investir em dólar, que tal dar o próximo passo e começar a fazer as suas aplicações com segurança? Entre em contato com a gente e descubra o que você precisa fazer agora!

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki