Mercado de opções bovespa: saiba como aproveitar!

Como seria se você pudesse operar ações com um risco controlado? Essa alternativa já existe e é chamada de mercado de opções bovespa. Ela está gerando oportunidades e vantagens para uma série de investidores e você pode se tornar um deles a aproveitar a chance de alavancar seus resultados!

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo que vai ajudar você a compreender o que é o mercado de opções, como ele se diferencia do mercado de ações e quais são os cuidados que você pode tomar para fazer as melhores escolhas. Então, se você está interessado, não perca essa oportunidade. Fique de olho!

Quais são as diferenças entre o mercado de ações e o mercado de opções?

É muito comum que haja confusão quando o assunto é o funcionamento do mercado de ações e o mercado de opções bovespa. Ambos podem ser compreendidos como a mesma coisa, mas isso é um equívoco, já que funcionam de modos diferentes.

No mercado de ações, os investidores negociam um ativo diretamente. Portanto, quando você compra uma ação, está comprando uma cota de uma empresa. Com configurações diferentes, cada ação dá ao investidor uma parte do quadro societário de uma companhia, o que pode lhe conferir outros direitos ou não, como o direito ao voto, por exemplo.

O valor negociado por essa ação vai mudar conforme a sua cotação no mercado no momento da compra.

Já no mercado de opções, o investidor não compra o ativo, mas o direito de negociá-las. Portanto, ao comprar uma opção, você não está adquirindo uma cota da empresa, apenas garantindo que você vai poder fazer isso, no futuro, com o mesmo preço que ela está valendo hoje. Entendeu?

Essa aquisição é o que vai proteger você, investidor, de ter que pagar um valor maior por uma ação no futuro do que ela vale hoje.

O que é mercado de opções?

Bem resumidamente, o mercado de opções de ações é onde são negociados contratos que dão o direito, durante um determinado tempo, de você comprar ou de vender um lote de ações, isso por um preço fixo, o chamado preço de exercício ou strike. É uma forma de proteger seus investimentos ou, em outros casos, alavancar seus resultados.

Apesar de parecer um pouco complicado em um primeiro momento, não é tão difícil assim operar nessa modalidade. Em suma, a negociação dos contratos vai depender de outros ativos. Dessa forma, o investidor transfere o risco inerente às flutuações para um terceiro, isso tudo a um custo chamado “prêmio”.

Confuso? Veja só:

  • a cotação da opção da empresa X vai variar de acordo com a valor das suas ações no pregão;
  • a negociação das opções é pelo direito de comprar e vender essas ações com preço fixado;
  • o direito não significa a obrigação, ou seja, você compra ou vende se quiser.

Dessa maneira, quem compra uma opção é chamado “titular”. Já quem vende, é conhecido como “lançador”. A negociação que ocorre entre eles não é do ativo, como acontece com as ações, mas do prêmio (o valor pago pelo risco das flutuações do preço de uma ação).

Como investir e aproveitar as oportunidades do mercado de opções bovespa?

Fazer seus investimentos estando baseado no seu emocional é a pior decisão que você pode tomar. Ao contrário disso, é preciso fazer escolhas mais estratégicas, para evitar erros que podem vir a custar caro para os seus resultados.

Para isso, alguns cuidados são necessários, como os que você verá a seguir. Fique atento!

Pesquise as melhores opções do momento

O mercado é dinâmico e constantemente variável, por isso, é preciso ficar atento aos ativos que vêm tendo um melhor rendimento, não só no que diz respeito ao preço atual, mas também ao seu potencial de valorização. Dessa forma, você aumenta as possibilidades de ganho com a aquisição.

Encontrar as melhores alternativas vai demandar estudo e acompanhamento de gráficos, especialmente para entender a trajetória que uma opção percorreu e onde possivelmente ela chegará em um período estipulado. Quanto mais você se dedicar a essa etapa, melhores tenderão a ser suas escolhas.

Escolha uma boa corretora

Você precisará ter uma conta em uma corretora para começar a operar opções bovespa. Pensando nisso, é importante escolher uma instituição que realize a intermediação com agilidade e ofereça vantagens que possam fazer a diferença para os seus investimentos.

Para escolher a melhor entre elas, comece avaliando quanto cada uma cobra de taxa de negociação. Se ela for muito alta, pode nem compensar o investimento. Portanto, faça um comparativo. Além disso, avalie também os sistemas de negociação que a corretora disponibiliza no home broker. Isso fará toda diferença na sua utilização.

Defina as suas estratégias de investimento

Existem formas diferentes de negociar opções. Muitos investidores experientes nesse mercado desenvolveram estratégias que podem ajudar a tomar as melhores decisões no longo prazo e você pode utilizá-las a favor da sua carteira.

Se o seu objetivo é proteger seus rendimentos, provavelmente optará por um método. Já se quiser especular, o método será outro. Se quiser alavancar seus rendimentos, precisará de outra tática. Portanto, identifique suas necessidades e busque meios de se posicionar em relação a elas antes mesmo de começar a investir no mercado de opções.

Informe-se e estude constantemente

Você já percebeu que o mercado de opções é algo baseado no futuro, certo? No entanto, isso não significa que você tenha que dar um tiro na lua e contar com a sorte. Pelo contrário, é preciso se preparar para investir e a melhor forma de fazer isso é se mantendo informado sobre os ativos do seu interesse e estudar massivamente esse mercado.

É assim que você conseguirá entender quais são as operações mais vantajosas, como elas vêm se comportando ao longo do tempo e que tipos de padrões isso representa. É a partir desse tipo de informação que você conseguirá investir por conta própria com mais segurança e rentabilidade.

É claro que você também pode recorrer a quem entende do mercado de opções bovespa e contar com a ajuda de especialistas. Por isso, sua corretora deve ser sua melhor parceira nessa jornada, além dos especialistas no assunto que você pode acompanhar pela internet.

Gostou deste conteúdo sobre o mercado de opções bovespa? Então, não perca mais tempo! Assine nossa newsletter e receba nossos melhores materiais por e-mail!

opções bovespa

Abra sua conta online e grátis

Onde Estamos

Rua Gomes de Carvalho, 1195
4º Andar, Vila Olímpia
CEP 04547-004 – São Paulo, SP

©2020 – CM Capital e.PLUS | Todos dos direitos reservados – Desenvolvido por Apiki